Olá a todos,
Quero começar por vos dar os parabéns por este fórum. Está impecável!
Aproveito para vos dizer que, apesar de ser da area de informática, a área de domótica é totalmente nova para mim e corro o risco de fazer perguntas demasiado básicas.
Comprei uma casa há cerca de 2 meses e estava a pensar começar a fazer uns projectos de domótica lá…
Queria começar por automatizar todas as luzes com shelly’s 1PM e por também estes equipamentos (shelly’s 1PM) atrás das minhas fichas elétricas todas.
Contudo, estive a ver a ligação elétrica da casa e as fichas estão conectadas em série. A fase vem do quadro, liga ao parafuso da ficha; sai do outro lado e vai para outra ficha (até 3/4 fichas).
(Percebo que isto seja o que se costuma fazer). Então, se conectar um shelly 1PM à primeira ficha depois do quadro, quando estiver a “cortar” o circuito, vou cortar todas as outras fichas ligadas a este circuito…Para além disso, o conjunto de todas as fichas desse circuito só podem ter 3500W em simultâneo (limite do shelly).
A minha ideia para resolver isto é fazer um “pigtail” (não sei o termo em português) em todas as fichas e por um shelly 1PM em cada ficha.
Perguntas:
-
Se optar por fazer isto (“pigtail” + shelly 1PM em cada ficha), consigo controlar/monitorizar cada ficha individualmente?
-
Em cada shelly só irá passar a amperagem usada nessa ficha? mesmo que mais fichas desse circuito estejam a ser usadas? Ou seja, cada ficha aguenta 3500 W, mesmo com mais fichas no mesmo “circuito”?
-
Utilizando esta solução, há um risco acrescido de incêndio? Estes equipamentos são seguros?
-
Para o forno elétrico, maquina de lavar a roupa e loiça e frigorifico, o shelly 1PM dá conta do recado?
-
A ideia é conseguir medir o consumo de todas as fichas e luzes da casa, para além de as poder comutar via HA…Depois dá para ver as informações de cada shelly individualmente ? E agrupar os consumos de todos eles por dia, mês ou ano? (para, por exemplo, ter o consumo mensal elétrico da casa).
-
Se flashar os equipamentos todos e utilizar espHome ou Tasmota, é de esperar problemas de rede devido a tanto equipamento? (não sei quantos, mas por volta de 50…)
-
Tem outras sugestões mais viáveis para este objectivo? estou aqui a fazer contas aos shelly’s necessários…e fica caro…
Desculpem tantas perguntas e desde já obrigado!