Shelly 1PM segurança + ligação electrica

Olá a todos,

Quero começar por vos dar os parabéns por este fórum. Está impecável!
Aproveito para vos dizer que, apesar de ser da area de informática, a área de domótica é totalmente nova para mim e corro o risco de fazer perguntas demasiado básicas.

Comprei uma casa há cerca de 2 meses e estava a pensar começar a fazer uns projectos de domótica lá…

Queria começar por automatizar todas as luzes com shelly’s 1PM e por também estes equipamentos (shelly’s 1PM) atrás das minhas fichas elétricas todas.

Contudo, estive a ver a ligação elétrica da casa e as fichas estão conectadas em série. A fase vem do quadro, liga ao parafuso da ficha; sai do outro lado e vai para outra ficha (até 3/4 fichas).
(Percebo que isto seja o que se costuma fazer). Então, se conectar um shelly 1PM à primeira ficha depois do quadro, quando estiver a “cortar” o circuito, vou cortar todas as outras fichas ligadas a este circuito…Para além disso, o conjunto de todas as fichas desse circuito só podem ter 3500W em simultâneo (limite do shelly).

A minha ideia para resolver isto é fazer um “pigtail” (não sei o termo em português) em todas as fichas e por um shelly 1PM em cada ficha.

Perguntas:

  1. Se optar por fazer isto (“pigtail” + shelly 1PM em cada ficha), consigo controlar/monitorizar cada ficha individualmente?

  2. Em cada shelly só irá passar a amperagem usada nessa ficha? mesmo que mais fichas desse circuito estejam a ser usadas? Ou seja, cada ficha aguenta 3500 W, mesmo com mais fichas no mesmo “circuito”?

  3. Utilizando esta solução, há um risco acrescido de incêndio? Estes equipamentos são seguros?

  4. Para o forno elétrico, maquina de lavar a roupa e loiça e frigorifico, o shelly 1PM dá conta do recado?

  5. A ideia é conseguir medir o consumo de todas as fichas e luzes da casa, para além de as poder comutar via HA…Depois dá para ver as informações de cada shelly individualmente ? E agrupar os consumos de todos eles por dia, mês ou ano? (para, por exemplo, ter o consumo mensal elétrico da casa).

  6. Se flashar os equipamentos todos e utilizar espHome ou Tasmota, é de esperar problemas de rede devido a tanto equipamento? (não sei quantos, mas por volta de 50…)

  7. Tem outras sugestões mais viáveis para este objectivo? estou aqui a fazer contas aos shelly’s necessários…e fica caro…

Desculpem tantas perguntas e desde já obrigado!

Olá Rui,

Para as perguntas que fazes fica aqui o meu contributo.
1 - Se por cada ficha instalares uma shelly 1 vais poder controlar cada uma delas individualmente. Sobre o tipo de ligação lembra-te que a tua fase deve continuar pela serie para as outras fichas ainda antes de a ligares à shelly, ou seja colocas um pequeno conector que divide a fase para continuar na rede eléctrica e outra ponta para a tua Shelly./Ficha.

2 - Convém mesmo respeitar a (amperagem) para a qual foram desenhadas 3500w 16Amp . em cada Ficha.

3 - Parto do principio que o objetivo de usares Shellys em todas as fichas é para puderes desligar e ligar os equipamentos que terás aí ligadose medires consumos individuais. Se é para medires consumos dessas tomadas/Fichas todas então a melhor solução é medires no quadro no setor das tomadas. Se instalares uma em cada Ficha respeitando bem a instalação não há problema. O teu quadro já “deve” ter o respetivo dijuntor para eventuais “acidentes”

4 - Para o Forno ou equivalente tens que ver as especificações do mesmo para ver se não ultrapassa os 16Amps…
5 - Se quiseres uma solução ainda mais simples mas esteticamente um pouco intrusiva (mas mais barata) é colocares SmartPlugs (gosund por exemplo 10 Euros por tomada) à frente de cada uma das tomadas / Fichas. Desta forma não tens que fazer essas (muitas) isntalações e cortes de cabos e junções etc. E continuas a puder integrar as mesmas no home assistant ou via telemovel e medes os consumos individuais por tomada (instantanio, diario, mensal , temporizadores, etc etc). (são atualizadas com o tasmota em opção) A minha solução para fichas aqui em casa foi esta.

6 - Este é um tema importante, mas é transversal e não só para os temas dos sensores wifi. Desde que que a cobertura na tua nova casa seja boa na distribuição dos teus Access Points não vai haver problema, estes equipamentos usam muito pouca largura de banda (em especial quando usas o MQTT e HA) .Atenção ao requisito dos 2,4ghz . Tenhos umas dezenas deles aqui em casa e não há problema com os sensores. O meu desafio actualmente é o upgrade dos meus 7 AccessPoints para uma rede MESH que funcione…

7 - Já sugeri a utilização de fichas gosund para as tomadas em vez de teres que abrir as tomadas e modificares a cablagem para fazeres o pigtail… https://amzn.to/328JVjj

Aconselho ainda a pensares em explorar uma instalação do Home Assistant para consolidar os dados e dar inteligência à solução que pretendes. Outro conselho é que tudo tem que ser à prova de avó ou avô. Ligar um interruptor supostamente deve ligar a luz :slight_smile: (mesmo quando não há internet e não tens o telemovel contigo…:slight_smile:

@francisco Muito obrigado pela ajuda!!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade