Shelly 1PM para Termossifão

Boa tarde,

Queria deixar aqui uma dúvida em relação à utilização de um shelly 1PM para servir de interruptor de uma resistência num Termossifão. O valor de carga é de 1600W. Inicialmente tinha planeado colocar também um contactor para o accionamento, porém, o Shelly 1PM tem um valor máximo de carga de 16A que cobre a aplicação. A minha preocupação vai sempre no sentido da segurança. O Shelly vai ser ligado a seguir ao disjuntor, mas isto não garante proteção contra sobre aquecimento. O que acham? É seguro utilizar apenas o Shelly para um caso destes?

Boas. A questão do sobre aquecimento não percebi se era em relação ao shelly em si ( o shelly1 pm tem essa protecção) ou em relação ao termosifão. Eu já coloquei um shelly1 pm com o add-on com sonda de temperatura a controlar um termoacumulador, mas não desabilitei nenhuma das seguranças que vêm de fabrica do termoacumulador, colocava o termostato no máximo e a ligação continuava a passar por um relé térmico que normalmente está encostado à carcaça do termoacumulador para disparar em caso de sobreaquecimento. Coloquei a sonda no mesmo orifício onde está a sonda do termostato do termo acumulador.

Controlava a temperatura através do HA com o shelly, mas se algo falhasse tinha os controles normais do termo.

Era exatamente esse o caso de uso. A questão do sobre aquecimento era em relação ao próprio Shelly. O 1PM tem de facto proteção mas como nunca coloquei um a interromper uma ligação com um valor de corrente elevado tinha algumas suspeitas (cerca de 7A). De qualquer dos modos vou experimentar esta ligação. O tópico era apenas para perceber se ja alguém tinha utilizado para este fim e se ficou funcional.

O meu Shelly 1PM está nessa situação desde janeiro de 2020.
No meu caso são 1800/1890 watts.
Não tenho qualquer problema com o Shelly. Aquece quando a resistência está ligada, mas nada de anormal. Além disso com o addon controlo a temperatura da água.
Não retirei qualquer proteção do sistema original.
Sugestão: garantir que os fios estão bem apertados.

Obrigado pelo feedback. Sexta feira já o coloquei em funcionamento e para já está impecável. Vou tratar de adicionar agora o sensor de temperatura para ter o sistema completo.

Olá João Pedro;
Hoje estive a colocar cá em casa uma resistência no termo sifão de 200 litros. Gostaria também de controlar a temperatura a partir de um shelly. Pode partilhar comigo p.f o material ( Shellys ) necessários.
O restante material está já montado como sendo a resistência (2Kw) e termóstato e um tirístor para reduzir a potência a entregar à resistência.
Agradeço em avanço a partilha desta informação. Obrigado
FMiranda

Eu uso o PM para controlar e medir potência na carga de um veículo eléctrico que vai até 2300 W


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade