Shelly 1 Plus Addon + MQTT + HA Setup

Hi folks,

Estou com dificuldades na configuração no Home Assistant o Shelly 1+ Addon via MQTT, o addon tem configurado um periférico para sensor reed como Digital In.
Tenho experiência a configurar com os Shellies Ge1, mas confesso que estou um pouco perdido, talvez algum código de exemplo para sensor de porta de garagem ou porta de exterior possa ajudar a visualizar o que necessito.

Confiiguração Addon:


image

Contudo, quando analiso no MQTT explorer consigo verificar o seguinte:

Consigo identificar o tópico correto, o que acredito que seja o “Input:100” para o reed sensor (digital in)

Qualquer ajuda na configuração e código yaml para o Home Assistant é bem vindo :slight_smile:

Thanks

Para quem vier a necessitar aqui fica, acabei por resolver:

Incluir no configuration.yaml

mqtt: !include mqtt.yaml

Criar o mqtt.yaml e inserir o código abaixo (nota de alterar o state_topic para o vosso

sensor:
  - name: "MQTT Portão Garagem Sensor"
    state_topic: "mqtt_S1plus_Teste/status/input:100"
    value_template: "{{value_json.state}}"
    payload_available: "true"
    payload_not_available: "false"
1 Curtiu

Infelizmente, sinto que o fórum é pouco ativo no apoio a quem tem mais dificuldades e embora de forma auto didacta e tenacidade, consiga por resolver o problema e partilhar o conhecimento.

Aqui fica o código YAML para ativar switch via MQTT para os Shelly 1 Plus.

  - name: "MQTT Shelly 1+ Testing Switch"
    command_topic: "mqtt_S1plus_porta_exterior/rpc"
    payload_on: '{"id":"switch-on","src":"mqtt_S1plus_porta_exterior/status","method":"Switch.Set","params": {"id":0,"on":true}}'
    payload_off: '{"id":"switch-off","src":"mqtt_S1plus_porta_exterior/status","method":"Switch.Set","params": {"id":0,"on":false}}'
    state_topic: "mqtt_S1plus_porta_exterior/status/switch:0"
    value_template: "{{ 'true' if value_json.output == true else 'false' }}"
    state_on: 'true'
    state_off: 'false'
    availability_topic: "mqtt_S1plus_porta_exterior/online"
    payload_available: 'true'
    payload_not_available: 'false'
    optimistic: false

Espero que ajude quem estiver a explorar os Shellies Plus

Boa tarde.

Antes de mais obrigado pela partilha.

Fiquei confuso com as tuas duas repostas. Ambas as configurações são necessárias? E se sim, em que ficheiros é que devem ser incluidas.

Já agora aproveito para perguntar uma outra questão relacionada: não tens tido problemas com a utilização do external input?
Pergunto porque pela minha experiencia o Shelly fica muitas veze offline quando ligado a um sensor reed.
Já experimentei usango o Shelly 1 e o Shelly 1 Plus, e os resultados foram iguais.
Sem o sensor ligado está sempre disponivel, quando ligo o sensor fica imensas vezes offline tanto no HA como na app da Shelly.

Cumprimentos

porque é que não configuraste o shelly pela integração no home assistant por IP? tenho uns 3 shellys dele modelo para leitura de temperaturas assim e funcionam bem pela integração da shelly.

os problema de ficarem Offline muitas vezes, possivelmente é a ligação wifi fraca. o pessoal esquece se que os routers/wifi/switch das operadoras não valem nada.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade