Shelly 1 para interruptor sem Neutro?

Bom dia.
Hoje tenho uma questão muito dummy…
Quando não ha um cabo neutro na caixa do interruptor, é impossível ligar a um shelly 1, certo?

No interruptor em questão, só chegam dois fios. O estranho é serem um azul e um preto.

Depois na caixa acima tenho isto: e lá está o azul e o preto justos… isto está bem ligado? Terá o eletricista ficado sem fio preto e usou o azul?

Deste modo, sem puxar um neutro para o interruptor, não dá para ligar o shelly 1, certo?
Obrigado e bom domingo.

Provalvelmente não tinha outra cor e usou erradamente o azul.
Nessa caixa, usando outro tipo de ligadores

image

e arrumando bem essa fiarada , se calhar o shelly cabe aí.

Estou como disse o @PDM, o shelly garantidamente que cabe aí com outros ligadores, que ele aconselhou.
E sim usou outra cor de fio, porque não se sabe.

Podes usar o shelly 1 L que trabalha sem neutro

Tiago a solução não é para mim.
@maskiopt Parti do principio que já terias o shelly1 , se não tens nenhum device comprado, podes considerar o shelly 1L como o tmarquespt sugere.
No mercado há mais soluções sem neutro, se for para integrar em HA, podem carecer de outros trabalhos, como por ex. flashar firmware.

Obrigado a todos pelas respostas!
Ainda não comprei.
Inicialmente ia para um shelly 1 PM para ter acesso aos consumos, mas no fundo o que eu quero é brincar com o shelly e as suas capacidades.

Todas as luzes cá de casa são Hue e todos os switches são Senic Gira, excepto uma luz da cozinha que ainda é “dummy”.

O ideal era ter o shelly na caixa do interruptor mas como o neutro não chega lá, ou o coloco na outra caixa, um uso o 1L…

…ou puxas o neutro para caixa interruptor e usas shelly normal

Viva,

Sugiro o seguinte:

  • substituir o cabo azul por um cabo preto

  • comprar shelly 1 e instalar na cx de derivação refazendo as ligações com conetores WAGO

Alternativa 1:

  • substituir os conetores por conetores WAGO

  • passar um cabo preto para substituir o azul que está no interruptor

  • passar o cabo azul a neutro

  • instalar o shelly 1 atrás do interruptor

Alternativa 2

  • substituir os conetores por conetores WAGO

  • Instalar o Shelly 1L atrás do interruptor

Desvantagens do solução 2:

  • o shelly 1L é mais caro que o shelly 1

  • a instalação de um shelly 1L pode necessitar de um bypass (depende do tipo de iluminação) - a propria Shelly tem como opção a venda de sheyll 1L com by pass - solução ainda mais cara

  • o shelly 1L é um produto novo e que terá problemas de juventude, seja de hw seja de sw

Posto isto, eu optaria pelo shelly 1, é um produto mais maduro e que tem, pela minha experiência, uma elevada fiabilidade.

2 Curtiram

Boas,

Fiquei com uma dúvida, para que serve realmente o bypass no Shelly 1L?
No meu caso dentro das caixas dos interruptor apenas tenho preto e castanho.
Não tenho caixas de derivação, o que torna mais difícil encontrar o neutro.
Obrigado.

O tipo de carga pode não ser adequado para que se consiga enviar energia para manter o shelly alimentado, por isso é que se coloca o “bypass”.
Normalmente cargas de baixa potencia (<20W resistivos) podem precisar do bypass.
image

1 Curtiu

Obrigado pela resposta.
Realmente não compensa o 1L com cargas de baixa potência.

1L , para mim só para casos mesmo muito especiais onde seja impossivel de todo ter neutro

O Shelly 1L não é capaz de funcionar com Neutro?

Funciona mas a versão para usar com neutro até é mais barata.

Boa noite. Estou com o mesmo problema e minha questão é se eu passar um cabo neutro para instalar o shelly1 depois ele fica a funcionar juntamente com o intertuptor.? (Ou seja é possível ligar no interruptor é desligar no Shelly).
O Shelly 1 dá para lâmpadas com 2 interruptores (exemplo quarto com interruptor na entrada é junto à cama).
Muito obrigado

Viva

Sim, às duas questões.

Poderá ser mais fácil, eventualmente montaro shelly na cx de derivação se houver.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade