Shelly 1 e Homekit, funciona?

Boas pessoal,
alguém já testou estes módulos shelly, parece que são mesmo muito baratos. Pelo que já li, funcionam bem no HA, a minha dúvida é saber se funcionarão bem na home app do iOS, tenho tido uma boa experiência com o HomeKit até agora.

Muito baratos é uma maneira de dizer, porque há opções bastante mais baratas. A grande vantagem deles é serem muito pequenos e, por isso, valem a diferença de preço, na minha opinião. Quanto à compatibilidade com o homekit, são tão compatíveis como qualquer outro Smart switch que seja usado com o HA ou seja, em princípio sim…

Pois, também acho que sim, que devem ser compatíveis. Quanto ao preço, ainda não vi nada mais barato que pudesse ser usado dentro das caixas dos interruptores, os da sonof são muito grandes. Conheces alguma coisa?

@Fernmac http://bhonofre.pt

Já tinha vista, mas é mais caro, ficam a 15 enquanto os shelly a 10. Compreendo que são muito mais versáteis, mas eu apenas quero ter uns switches baratos para controlar as luzes de casa…
Obrigado pelo comentário

Se comprares o material e soldares tu fica mais barato. Eu já tenho uns 6 instalados.

depende do que estás a comparar.
Shelly1 1 Relé - 10€ Preço por relé 10€
Shelly2 2 Relés - 20€ Preço por relé 10€
Onofre 2 Relés - 15€. Preço por relé 7.5€ (SSR - não fazem barulho :slight_smile: )

Obviamente depende se tens interruptores duplos ou simples e se vai precisar ou não de GPIOS para alguma coisa. Eu uso os 3, todos com tasmota. Não tenho razão de queixa de nenhum.

Para estores uso shelly2. Vai sair um onofre com relés mecanicos de 5A para estores mas ainda está em beta.

De facto, para controlar apenas as luzes, o shelly 1 é o que fica mais barato. Apenas gostaria de saber se integra bem com o iOS. Tens alguma hipótese de ver isso Tiago?

Não. Não uso homekit. Mas se a integração é com o ha, Como disse o maddoctor, não vejo qual seja o problema. Para o ha é um tasmota, para o homekit deve ser igual aos outros.

Por aquilo que eu posso relatar em relação ao shelly1, aquilo que eu digo é que é o que é e não dá para mais, sendo limitado, mas se for apenas e só para acender as luzes, funciona, mas o que reparei é que a nivel de captação de wifi em relação ao simples sonoff dual é fraquinho. Só para dar um exemplo, tenho um sonoff para os estores e tenho o nivel de wifi a 46 / 50% e no mesmo quarto, os shelly tinham 16%, o que me levou a ter de ligar um wifi extender para ter mais sinal.
Em relação aos Onofre, vou receber 2 esta semana , mas pelo que reparei, tem bastante mais potencial e penso que o preço justifica.

Rui, de facto alertaste para um problema recorrente: o sinal wi-fi. Dado que os meus outros switches são todos z-wave, já me tinha esquecido desse pormenor, obrigado por lembrares. O problema dos sonoff é que não dão para embutir nas caixas. Estou a ver as caixas de 4 canais deles mas têm de ser inseridos na caixa de eletricidade geral e isso já é fora das minhas capacidades… Já agora qual é o dispositivo que usas para flashar, é um uart > usb ?

https://pt.aliexpress.com/item/1pcs-FT232RL-FTDI-USB-3-3V-5-5V-to-TTL-Serial-Adapter-Module-forArduino-Mini-Port/32650148276.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90a1eAKoj

baratinho e super eficaz

Mas isso não demora imenso tempo a chegar?

Se a questão é a rapidez, tens aqui:

Nice!
Obrigado Jorge.

Tenho uma dúvida: seja com Shelly, seja com BH Onofre.

Caso eu queira ligar a um interruptor lá em casa, se eu ligar no interruptor físico, tenho também feedback por MQTT de que ele foi desligado? Mantendo assim o estado sincronizado?

Olá @crsantos sim sempre sincronizado.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade