Sensores e gateway para janelas boa relação qualidade/preço

Olá a todos!

Tenho aqui algumas perguntas de noob. Espero que me possam ajudar. :slight_smile:

Já procurei aqui no fórum mas não encontrei resposta recente. Vou comprar em breve um raspberry pi para instalar o home assistant e começar a automatizar algumas coisas em casa. Gostava de comprar sensores para as portas e janelas, para indicarem se estão abertos ou fechados. Vou precisar uns 5-10 sensores e gostava que fossem wireless. Pelo que li neste fórum e noutros sites, a solução mais prática serão os sensores zigbee da xiaomi. Concordam?

Se sim, qual será a melhor gateway? Li outro post aqui com uma pequena comparação entre 3 gw mas era um post de 2018, não sei se está desatualizado.

O gw da xiaomi ainda tem incompatibilidades com o HA? Li algo sobre mac addresses começados por 04.

Desde já obrigado!

Bem vindo ao fórum da CPHA @Rodri e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Podes considerar o raspberry pi (principalmente com cartão sd) como uma solução para testes. Como equipamento de produção 24/7/365 podes vir a ter constrangimentos futuros (corrupção de cartão sd, velocidade e limitação de cpu ou ram dependendo dos addons).

Sim. Os sensores da Xiaomi (portas/janelas) são os mais práticos.

Depende do pretendido. Será só para estes sensores ou pretendes ter mais devices zigbee e de outras marcas? Qual é o orçamento (0-40€)? Queres ter mais simplicidade, estabilidade e integração oficial em compromisso do valor ?!

Muito obrigado pelas dicas e pela resposta, Luís!

Ah, Ok. Percebo! Vou então ver outros equipamentos. Ver se algum tem um custo/benefício melhor para a minha utilização!

Para já seria só os sensores, mas realmente se calhar mais vale investir já em algo que funcione com outros equipamentos e marcas no futuro. Assim não teria de andar a comprar mais um gateway daqui a uns meses. E nesse caso, e pensando já no futuro, 40€ parece-me aceitável!

Preferia algo com relativamente pouca manutenção. Isto é, não me importo nada de pesquisar e “perder” tempo a configurar no início Se depois as coisas ficarem ligadas durante bastante tempo e sem grandes problemas nem chatices.

Se tiveres orçamento para tal (~200€), podes adquirir um nuc que irá servir durante vários anos, com boa performance, sem grandes limitações,… e, podes utilizar para outras funções como NAS,…
Se não for possível tal despesa, tens o PI 3 ou superior com SSD ou uma box android (ver compatibilidades no forum ) com arbiam.

Conbee II.

NUC com Proxmox e VM do Hassio (tens tutorial no forum) e Conbee II (para zigbee). Uma solução que vai garantir a melhor performance, estabilidade, compatibilidade, versatilidade,… Contudo, não será a solução final mais económica… mas, garantidamente, vais ter melhor retorno de investimento a médio-logo prazo caso estejas determinado em fazer crescer o teu futuro HA com muitos mais equipamentos e addons mais potentes.

@Rodri Outra opção para os sensores de janela, é utilizares um sonoff bridge flashado com tasmota e utilizar sensores de porta/janela RF.
Os sensores são muito mais baratos que os zigbee e tem um alcance superior. Funcionam a 433MHz como os comandos dos portões de garagem.

Não digo que sejam melhores, mas se estiveres limitado no valor a gastar é uma opção.

Se o orçamento não for limitado, estás bem entregue ao @Luis_Andrade :crazy_face:

Muito obrigado @FSousa e @Luis_Andrade! Já tenho aqui muito em que pensar, o que é óptimo!

As soluções sonoff bridge + sensores 433MHz ou então conbee 2 + zigbee xiaomi são estáveis no dia a dia? Eu não me importo nada de passar bastante tempo a configurar inicialmente desde que eles depois não tenham problemas. Alguma dessas soluções costuma perder ligações ou esquecer os aparelhos ligados? Como é óbvio, cada caso será diferente, a minha pergunta é mais no sentido genérico, se alguma das soluções será problemática por natureza.

@Rodri Tenho sonoff bridge + sensores de porta RF mas ainda não os tenho em funcionamento.
Para soluções DIY os 433MHz são bons porque podes utilizar por exemplo um comando de portão com 4 botões com senores reed a comunicar com o sonoff bridge.
Tenho esta solução RF para testar porque foi barato, gastei pouco mais de 10€ no sonoff bridge e sensores de porta. Comandos de portão nem 2€ custam. Sensores de porta uns 3€.

Se não te importares de gastar um pouco mais tanto nos equipamentos como no coordenador, eu optava só por zigbee. Podes ter sensores de porta, temperatura, movimento, lâmpadas, tomadas… Tudo na rede zigbee.
Depois os equipamentos zigbee que tenham alimentação própria servem como routers para expandir a rede. Trata-se de uma rede mesh, em que os equipamentos comunicam entre si.

Como disse mais atrás, se o orçamento poder esticar, vai pela rede zigbee que o @Luis_Andrade arranja onde gastares dinheiro :wink:

Existe uma grande diferença nos sensores/atuadores/… por RF simples como os utilizados no sonoff bridge, que podem fazer toda a diferença para alguns de nós: a segurança. Ou seja, da mesma forma que fazes a descoberta e envio do sinal do comando, qualquer um pode fazer também ou, simplesmente, enviar comandos até conseguir (coisa que demora poucos minutos). Por esse motivo, pessoalmente, nunca iria considerar recomendar os mesmos para situações que possam envolver a segurança pessoal e de bens.

No que respeita ao zigbee, existe um maior nível de segurança por haver um emparelhamento na rede com o dispositivo. Contudo, não é totalmente seguro por ser suportado em tecnologia também de rádio (tal como o wifi, blt,…) e podem todos, no minimo, serem alvos de interferências ao ponto de não informarem o estado. Até ao dia de hoje, pela maior experiência (vários anos) que tenho em zigbee (iluminação), nunca tive um único problema utilizando um bom hub como coordenador e instalando o mesmo corretamente.

Muitas das vezes, não é somente uma questão do orçamento “poder esticar” ou “não for limitado”, como referiu o @FSousa. Acredito mais em passar o máximo de conhecimento para que possa ser tomada no final uma decisão informada e consciente, principalmente em equipamentos que possam oferecer maior segurança, garantia, estabilidade,…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade