Sensor nível de água poço integrado no HA

Olá a todos,

Descobri este espaço recentemente e gostei muito. Já tirei muitas ideias para o HA. :sweat_smile:

Tenho uma dúvida que talvez me possam ajudar. Fazem ideia de que equipamento possa comprar para obter o nível de água de um poço? O poço tem 18m de profundidade e gostava de saber quantos metros de água tenho. Gostava de ter esta informação integrada no HA para assim poder controlar a rega (controlada atualmente por sonoff 4ch).

Pelos metros, obtenho o volume o que me permitia saber quantos m3 de água gasto e assim adequar as regas.

Obrigado desde ja

Rogério

1 Curtiu

Acho que é mais fácil medir o vazio do que a água. Dependendo da distância da tampa do poço ao nível de água ‘normal’ podes usar um sensor de ultrasons ou laser para medir a distância. Depois é fazer umas contas e sabes quantos m3 de água tens. Penso que seja o mais simples

@Cenas dia 12 de Dezembro fizeste essa mesma pergunta no Movimento Maker onde te apresentaram várias soluções. Já te decidiste?

Olá @RodolfoVieira e @tmarquespt

das sugestões recolhidas penso que estas serão as mais interessantes:

  • Sensor Ultrasons
    “Já tem transmissor 433, bastaria hackear o bit stream com um SDR e usares um receptor 433 ligado a um ESP ou Arduino.” - Apesar de muito interessante não faço a mínima como se faz isto.

  • “um sensor de ultra sons no topo do poço. Um esp8266 e um sensor tipo HC-SR04 poderia ser a solução.” - o sensor só dá para 4 metros e acho que não tenho a perícia electrónica para montar tudo pois nem sei o que teria de fazer. :slight_smile:

  • “Sensor de pressão no fundo do poço. Por comparação á pressão atmosférica é fácil calcular o volume de água.” - Não me parece um caminho fácil.

Como existem aqui membros com soluções muito bem pensadas poderá haver alguém que já passou por uma situação semelhante ou que possam apontar um caminho.

Penso que a solução passa como o Tiago referiu medir a distancia do vazio.

Uma questão: O poço é estanque?

Não percebi bem o alcance do que quiseste dizer. O poço está tapado. Utilizo uma bomba submersível para retirar a água e entra água pelos cursos naturais.

1 Curtiu

Penso que a primeira opção é a que te serve melhor e a implementação não é difícil. Se já tiveres um Broadlink RM mini ou Sonoff bridge já tens metade do material.

PS: Sabes a altura total do topo ao.fundo do poço?

A motivação para este projecto é que de verão fico sem água e gostaria de regular a rega de forma a atrasar o mais possível a falta de água.

Tem cerca de 17m-18m. Mas isso posso aferir melhor. A primeira solução é interessante e teria de comprar tudo mas não faço ideia de como interceptar o sinal para o mandar para o HA… mas gosto de aprender :smile:

@j_assuncao não é de todo uma certeza que funciona no Sonoff Bridge ou RM, por serem 433mhz, não quer dizer que recebam o sinal, tal como aconteçe em algumas estações Meteorológicas., pois isso não vamos já avançar para essa hipotese sem certezas… Há vários protocolos não suportados por ambos os equipamentos mencionados acima. Contudo não quer isso dizer que não haja outros como o caso do RF link.

Existe uma outra solução mais simples mas ficas sem saber exactamente o volume que é a utilização de bóias de nível. Com cálculos podes saber a que altura tem de estar para marcar por.exemplo 5 m3.

Se o poço for estanque até algum nível… será feito o cálculo como se fosse um tanque de água, conseguindo fazer a medição do nível para saber quantos litros representa.

Caso contrário:

O cálculo será muito mais complicado como podes ver na imagem.

Depende do que queres. Se for só garantir que a bomba não fica ao ar, basta saber a profundidade da bomba (desde o topo) e a distância da água ao topo.
Se queres saber quantos garrafões consegues encher, já precisas do @Luis_Andrade para te ajudar nos cálculos :sunglasses:

E se é só para protejer a bomba uma bóia de nível é o suficiente.

Olá,

O poço é cilíndrico com 18m de profundidade.
O objectivo é saber quanta água tenho no poço, seja pela altura da água face ao fundo do poço, seja pela altura do espaço vazio(topo do poço até à água).

E a bomba tem proteção para não funcionar a seco?

Sim tem. Essa parte está controlada. Quero é adequar as regas à medida que o nível da água baixe.
Neste momento só tirando a tampa e espreitar para o poço. Tenho o poço mesmo perto da casa o que uma solução Wi-Fi funcionava bem.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade