Sensor luminosidade

Viva.

Alguém usa ou conhece sensores de luminosidade para integrar no HA?

Tenho alguns sensores de movimento da xiaomi que funcionam como trigger para ligar algumas luzes, mas gostava de complementar a automação com base na luminosidade da divisão.

Obrigado

Qual são os sensores de movimento que tens? Eu tenho um modelo em que o sensor de luminosidade que trás embutido não é grande espingarda.
Uso sensores de luminosidade (LDR) mas estão ligados a um esp (wifi)

Os sensores q tenho são xiaomi aqara. Esses esp q tens são uma solução já feita, ou foste tu que os programaste?

É uma solução DIY, há quem ponha os LDR directamente no interruptor, fazem um furo e adaptam.
É uma solução barata mas requer trabalho.

@RodolfoVieira , aproveitando a “boleia”, precisava de fazer algo que me parece já teres feito… na prática seria ter uma LDR ligada num ESP8266 (nodeMCU, mas pode ser um qq outro ESP), idealmente flashado com Tasmota, cujo output/estado no HA serviria de trigger para uma automação. Desculpa o Hijack ao tópico, se puderes ajudar (e criar um tópico ou re-encaminhar para o mesmo), agradeço.

@gemini basicamente podes usar a versão tasmota-sensors.bin que deduzo que tenha o ADC pronto a usar, depois é ligares o LDR conforme esta imagem.

Depois no tasmota o valor dos LUX deverão aparecer em frente a analog0
image

Obrigado @RodolfoVieira , já liguei o “hardware”, flashei com o tasmota.sensors.bin, configurei Dados de acesso à rede e MQTT…no acesso direto ao tasmota, via browser, tudo bem… ou seja, já vejo o valor em Lux’s reportado pela LDR, em tempo real, conforme se pode ver na imagem seguinte:

No entanto, a informação dos valores no HA só é atualizada de +/- 5 em 5 minutos.

Alguma ideia sobre o que poderá estar a passar-se?

Anexo mais umas capturas de ecrã (do lado do HA), a ver se ajuda à identificação do problema.


Vais à UI do tasmota depois clicas em Configuration depois Configure Logging depois alteras este valor para o que queres

isso é em segundos ou seja 300 segundos são 5 minutos.

Obrigado @RodolfoVieira,

Estamos sempre a aprender! Realmente alterando esse parâmetro a frequência de atualização é maior. Ainda assim, o valor mínimo aceite é de 10 segundos, provavelmente para não entupir a rede.
Existe outra forma de atualizar de forma mais ou menos instantânea quando certa condição ocorra?
Isto porque a ideia era capturar uma súbita alteração significativa de nível de luz (de escuro para claro), e com base nisso correr uma automação…

Realmente acho que o minimo é 10 (acho), tenta o firmware esphome pode ser que tenha paramêtros adequados para ti, é uma questão de leres.
O tasmota não tou a ver como fazer de outra forma…

Obrigado pela ajuda, vou ver isso então :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade