Sensor humidade ,Tasmota "unvailable " deep sleep no HA

Boa tarde a todos; tenho um sensor humidade ligado A0 de um Wemos D1 Mini ,tasmotized.
O que acontece é que quando o Wemos entra em deep sleep fica “unvailable” no homeassistant . Que possíveis soluções me podem propor?

Desde já grato pela colaboração

Esse é o comportamento normal do HA, se não consegue comunicar com um dispositivo marca-o como unavailable.

Soluções para o quê exactamente? Para manter a comunicação, para manter o ultimo valor??

Obrigado;é isso exactamente que procuro ,manter ultimo valor.

Podes criar um sensor template que ignore o valor unavailable. Dá uma vista de olhos nesta publicação para teres uma ideia sobre como fazer:

P.S.: E porque o deep sleep no sensor?

Porque está alimentado a bateria

Sensores que precisem de ser alimentados a bateria devem usar tecnologias mais poupadinhas em termos energéticos, como por exemplo o Zigbee. Tenho sensores de temperatura/humidade/pressão zigbee que estão com a mesma bateria à cerca de dois anos.

Obrigado pela dica.No entanto a decisão foi tomada com base no facto de que na zona existia rede wifi e fazer la chegar zig bee era complicado .Estou a ponderar passar a LORA,
abraço

Boa tarde

Poderia ser qualquer coisa do genero:
-platform:template
sensors:
sensor.moisture_arvores_cima_analog_a0:
friendly_name: moisture_unavailable
value_template: >
{% if states(‘sensor.moisture_arvores_cima_analog_a0’) == “unavailable” %}
{{states(‘sensor.moisture_arvores_cima_analog_a0’)}}
{% else %}
{{states(‘sensor.moisture_arvores_cima_analog_a0.last_changed’)}}
{% endif %}

@DASC quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.

Vê um exemplo:

LoRa é uma tecnologia muito boa para muito longas distancias mas não é grande coisa para ser usada “dentro de paredes”. Além disso não é fácil de usar (precisas de codificar e descodificar os payloads), precisas de um gateway LoRa (que pode não ser barato dependendo de ser indoor ou outdoor) e dependendo do volume de dados poderás ter de criar um servidor LoRa teu ou ter uma conta paga num fornecedor de serviço.

Resumindo, para uso domestico desaconselho a quem não tiver já uma boa base de conhecimento sobre a materia.

Obrigado pelo comselho

Jorge bom dia, gostaria de tirar uma duvida, estou com um hub zigbee com tasmota e alguns sensores, mas o tasmota não identifica quando o sensor fica offline, quando eu tiro a bateria do sensor por exemplo ele não informa nenhuma mudança, desssa forma não tenho como saber se o sensor esta ok ou não. Alguem aqui ja conseguiu resolver isso, estou utilizando sensores de temperatura.

Essa informação não aparece de imediato, só ao fim de algum tempo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade