Sensor de temperatura DS18B20

Boa noite.
Tenho um Sonoff POW num aquário. Gostava de o substituir por um 8266 flashado com Tasmota, com dois relés e um sensor, o DS18B20, com a possibilidade de ligar e desligar as luzes e de ligar e desligar o termostato consoante a temperatura. Na montagem de bancada que fiz, funciona tudo impecável excepto a actualização da temperatura no HA. Demora cerca de cinco minutos o que inviabiliza o projecto (vendo no ip, a temperatura actualiza muito rapidamente). Será possível ultrapassar este problema e fazer com que a temperatura seja actualizada mais rapidamente?

Cumprimentos
Sebastião

Estranho. Eu tenho um DS18B20 ligado a um Sonoff basic com Tasmota e a temperatura demora apenas uns segundos a aparecer no HA.

@sslopes
O problema poderá estar no tempo por defeito entre leituras. Podes usar o comando TelePeriod 60 para o Tasmota enviar as leituras a cada 60 segundos.

1 Curtiu

Como tens configurado o sensor no HA?

Tenho desta forma:

homeassistant:
switch:
  - platform: mqtt
    name: "tempaqua"
    state_topic: "stat/tempsens/POWER1"
    command_topic: "cmnd/tempsens/power1"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true
    name: "luzaqua"
    state_topic: "stat/tempsens/POWER2"
    command_topic: "cmnd/tempsens/power2"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true 
group:
  tab_aqua:
    view: yes
    name: aqua
    icon: mdi:fish
    entities:
      - switch.tempaqua
      - switch.luzaqua
      - sensor.tempds
sensor:
    state_topic: 'tele/tempsens/SENSOR'
    name: 'tempds'
    unit_of_measurement: '°C'
    value_template: '{{ value_json["DS18B20"]["Temperature"] }}'

@sslopes uma questão, porque usaste o sonoff pow no aquario? tencionas também saber custos do consumo do aquario?

Caso pretendas descartar essa informação, podes usar um sonoff dual, mantinhas os dois reles, e podes usar o sensor na mesma, escusando assim de comprares um esp e uma placa de reles. mas caso já tenhas esse material podes avançar.

A config está bem… Faz como disse o @j_assuncao e muda o teleperiod…

Olá Rodolfo
Tenho dois Sonoff pow e não sabia o que lhes fazer. Para treinar a utilização deles e ver consumos, utilizei um no aquário e outro na impressora 3d. Futuramente logo verei onde os utilizar com mais vantagens.
Em relação à sugestão, agradeço mas prefiro construir pelo goso que me dá.

Já fiz como o Jorge disse e está muito melhor. Obrigado. Considero solucionado o problema.

1 Curtiu

Nesse caso, marca a resposta dele como solução para que outros saibam… :wink:

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade