Sensor de humidade para solo: Posso meter totalmente dentro do solo?

Boas, tenho um jardim com relva. Queria meter um sensor de humidade para solo, mas não pode ficar à superfície, cabos e o sensor tinham de estar submersos pela terra para ao cortar a relva seja fácil e também por questões visuais.

Já procurei bastante na net e não vejo ninguém que tenha essa necessidade e que tenha partilhado o projecto.

Vinha aqui para recolher ideias. Pensei em colocar o sensor dentro de uma caixa estanque cheia de epoxy dentro para que não infiltrassr humidade para a placa e os contactos. E deixava apenas as pontas para fora da caixa. Será a melhor opção?

A parte preta da sonda não precisa estar enterrada. Deves colocar a electrónica dentro de uma caixa estanque (de boa qualidade, nada de caixa da loja do chinês) e fazer um rasgo para passar a sonda para fora. Depois selas com silicone ou epoxy.

Não precisas colocar a sonda no meio do relvado, se tiveres um canteiro com flores (ao nível do relvado) podes lá colocar. E para ficar mais disfarçado podes depois pintar a caixa em tons de verde tipo camuflado.

Tens de ter em atenção que essa ‘sonda’ vai ficar toda corroída no espaço de alguns meses.

@j_assuncao é como estava a pensar fazer então. Não precisa obrigatoriamente de estar na vertical. Pode estar na horizontal ou nem por isso?

@tmarquespt também tenho algum receio quanto a isso. Será que existem alternativas melhores? Parece-me que não

O que o Tmarques disse está correcto. Eu já usei isso há uns anos atrás…e passado uns meses tinha que trocar por outro. Isso é barato.

Pode estar como quiseres mas na vertical parece-me que fica melhor por ler em altura e ser mais representativo. Se estiver na horizontal só vai medir à altura em que estiver.

Há alternativas melhores mas podem sair mais caras…

https://www.mgsuperlabs.co.in/estore/Soil-Moisture-Temperature-Sensor

Peço desculpa por “ressuscitar” um tópico antigo, mas nada encontrei de similar em tópicos recentes.

Caso o OP ainda ande por aqui gostaria de saber que solução implementou para sensores enterrados que não sofram corrosão.

O SM150T (sugerido acima) parece-me estupidamente caro, bem mais barato ficaria este da Hunter, porém acho que se consegue construir algo barato, por exemplo com este aqui, ou este, se bem que preferisse sensores com 5m de cabo.

Alguém quer opinar sobre o tema ? O meu sistema de rega baseado em Sonoff 4CHPRO já faz (quase) tudo o que quero, só me falta ter uma noção da terra estar encharcada após chuvas mais intensas para poder espaçar mais os intervalos de rega.

Olá @moody_blue tás bom? Se calhar um outro caminho alternativo seria usares um Pluviômetro, estava agora á procura de um projecto, que já tinha visto algures com isso ligado ao HA com um Wemos e não encontro… basicamente saberias a quantidade de água chovida e com esses dados já conseguerias ter alguma ideia de como poderia estar o solo…

Obrigado pela dica do pluviómetro, mas acho que não vou por aí.

O meu objectivo é gastar menos água. De momento tenho um termómetro no exterior e uso previsões do OpenWeatherMap (chuva, vento e humidade). Desenvolvi um algoritmo que estima a humidade do solo e faz a gestão da rega (quando há rega, e durante quanto tempo).

Mas tenho dois problemas:

  1. É muito difícil estimar a água que fica retida no solo. Depende não só do que choveu, mas também da evaporação que se vai seguir. O meu algoritmo faz um “best guess” mas por vezes rego mais vezes do que é preciso
  2. O tempo de rega é o que me foi recomendado pelos jardineiros. O jardim está viçoso. Mas será que podia reduzir o tempo de rega ? Não quero pôr-me a reduzir tempos e ficar com o jardim seco

Isto já para não falar que os dados meteorológicos não são 100% fiáveis, e que no jardim tenho áreas mais húmidas e outras mais secas. Weather Stations e/ou pluviómetros forneceriam dados mais fiáveis ao meu algoritmo, mas não resolveriam o problema da dificuldade de cálculo de humidade no solo.

Acho pois que pelo mesmo preço ficava melhor servido com um par de sensores de humidade enterrados.

O IPMA tem uma API pública com os valores de evapotranspiração que pode ser utilizada para efectuar esses cálculos.

1 Curtiu

Na publicação anterior esqueci-me de deixar o endereço da API, aqui fica:

https://api.ipma.pt/

Eu uso a API da evapotranspiração com muito bons resultados no projecto dum cliente mas tem um pequeno defeito, os valores são adicionados uma vez por dia e apenas após validação humana o que faz com que na maioria dos fins de semana não tenhas valores e à segunda feira vêm os dados dos ultimos dias.

Obrigado. Entretanto já tinha encontrado a API. Como dizes os dados podem estar “atrasados”, por exemplo hoje (2ª feira) só tem dados até à passada 6ª.

Mas como é que estimo a humidade no solo ? Continuo a pensar que seria mais fácil medi-la.

Podes sempre medi-la mas não vais encontrar um sensor barato que te vá durar, seja com ou sem fio. A medição da humidade é feita pela passagem de uma corrente entre dois elétrodos, o que provoca oxidação dos mesmos a medio/longo prazo.

Este parece ser capacitivo e talvez dê para ligar a isto, parecido com o que fez o @maxcalavera no seu projecto de rega.

Como tem várias regulações de humidade é provável que o possa pôr num canteiro, onde a humidade é maior do que no meio do relvado, mas fica mais escondido e não interfere com o corte da relva.

Que acham ?

Nada como exprimentares… Mas ve se consegues arranjar isso mais barato.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade