Sensor de humidade para solo: Posso meter totalmente dentro do solo?

Boas, tenho um jardim com relva. Queria meter um sensor de humidade para solo, mas não pode ficar à superfície, cabos e o sensor tinham de estar submersos pela terra para ao cortar a relva seja fácil e também por questões visuais.

Já procurei bastante na net e não vejo ninguém que tenha essa necessidade e que tenha partilhado o projecto.

Vinha aqui para recolher ideias. Pensei em colocar o sensor dentro de uma caixa estanque cheia de epoxy dentro para que não infiltrassr humidade para a placa e os contactos. E deixava apenas as pontas para fora da caixa. Será a melhor opção?

A parte preta da sonda não precisa estar enterrada. Deves colocar a electrónica dentro de uma caixa estanque (de boa qualidade, nada de caixa da loja do chinês) e fazer um rasgo para passar a sonda para fora. Depois selas com silicone ou epoxy.

Não precisas colocar a sonda no meio do relvado, se tiveres um canteiro com flores (ao nível do relvado) podes lá colocar. E para ficar mais disfarçado podes depois pintar a caixa em tons de verde tipo camuflado.

Tens de ter em atenção que essa ‘sonda’ vai ficar toda corroída no espaço de alguns meses.

@j_assuncao é como estava a pensar fazer então. Não precisa obrigatoriamente de estar na vertical. Pode estar na horizontal ou nem por isso?

@tmarquespt também tenho algum receio quanto a isso. Será que existem alternativas melhores? Parece-me que não

O que o Tmarques disse está correcto. Eu já usei isso há uns anos atrás…e passado uns meses tinha que trocar por outro. Isso é barato.

Pode estar como quiseres mas na vertical parece-me que fica melhor por ler em altura e ser mais representativo. Se estiver na horizontal só vai medir à altura em que estiver.

Há alternativas melhores mas podem sair mais caras…

https://www.mgsuperlabs.co.in/estore/Soil-Moisture-Temperature-Sensor

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade