Sensor de humidade exterior

Boas malta;

Tenho um sonoff TH10 com um sensor SI7021 (a rodar TASMOTA) em uma area externa para saber a temperatura e humidade, a temperatura esta impecável mas a humidade quando esta muito alta passa se completamente.

Tenho aqui na minha zona facilmente humidades por volta dos 90% e o sensor a certa altura passa dos 100% para os 0% e fica com humidades muito baixas. Já tentei ajustar o offset da humidade mas não adianta, ele ao invés de chegar a 100% é ir para 0% em um offset de -10 ele chegar aos 90% e vai para -10%.

Com isso sera que existe algum ajuste que possa ser feito para normalizar, ou se não, qual sensor é indicado para o exterior onde existem humidades muito altas?

PS. Ele dentro de casa onde a humidade maxima é por volta dos 80% funciona normalmente.

Será que o problema vem da má colocação do sensor?

Eu tenho um AHT15 e no meu caso, à noite “bloqueia” nos 99.76% até lhe dar o sol. O sensor está temporariamente numa pequena caixa de plástico com algumas ranhuras, mas com a condensação o sensor deve também ficar húmido e os dados ficam adulterados.

No meu caso vou fazer um protector caseiro com uns pratos brancos para vasos de flores, por forma ao sensor ficar protegido do sol, com ventilação natural e desencostado de qualquer superfície. Algo tipo isto: https://www.instructables.com/DS18B20-Radiation-Shield/

Screenshot 2021-10-12 at 10-01-17 Visão Geral - Home Assistant

Já experimentas-te o DHT11/AM2302, tenho a sensação que a camara de leitura do SI7021 satura facilmente. Como durante a noite deverá haver condensação, é como se ficasse debaixo de água. Não querendo retirar qualquer credito as todos o tipo de sensores de Humidade, um sistema que nunca falha é através do bolbo seco e bolbo húmido e para isso terias que ter apenas 2 leituras de temperatura. A chatice é que terias de tempos a tempos colocar agua no pequeno reservatório do bolbo húmido. Se colocares o atual sensor num casinhoto com uma portinhola veneziana, isso também ajudará muito. Nunca experimentei os 2 termómetros em IOT, vou tentar e depois digo qual o resultado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade