Rpi4 SSD boot (PiOS e Hassio)

O temperatura do teu cpu andava nos 70 ºC? O meu, com a caixa oficial aberta, sem tampa, anda nos 50 ºC. Comprei a case fan oficial, para quando quiser fechar a tampa, mas ainda não a instalei.

Já agora, por quanto te ficou a Flirc?

Tendo em conta que o HA é um “software” de servidor, porquê usar por wifi se consegues maior estabilidade e velocidade de ligação por cabo?

Yep, com o aumento da temperatura ambiente tenho notado um crescendo na temperatura do CPU.

Hmm, perto de 30€.
20€, aproximadamente, a caixa, mais uns disparatados 9.80€ de transporte vindo da Alemanha. Os portes, ultimamente, andam em valores absurdos, mesmo dentro da UE…

Sim, sem dúvida. Mas sempre usei duas subnets.

Utilizo um router, com ligação ADSL (4/1Mbps) bastante limitada, principalmente para local access e IoT. Depois um outro, LTE-4G (+/-60/20Mbps), para acesso a Internet, updates, etc.

Neste momento o HA está com acesso a ambas subnets, pela utilidade distinta que cada uma acaba por ter.

Eu tenho um RPI4, com SSD numa caixa de acrílico com fan, daquelas baratas do Ali…
A fan está ligada a 5v no RPI e a temperatura do CPU anda sempre pelos 40º. A fan não faz muito barulho, mas se fosse para ter na sala ou assim, tentaria uma solução passiva.

O adapatador que tenho para o SSD é o T35-USB3.0 do seguinte link:
https://www.aliexpress.com/item/4000414988962.html

Funciona, com USB Boot e boa velocidade, mas tive de colocar o modo quirks. Com os últimos updates de firmware, não sei se já funcionará sem este modo, que ainda não testei.
Comparando com o MicroSD, a velocidade de arranque e de qualquer operação é muito superior.

Existem muitas situações que não damos a melhor importância e passamos por cima delas porque vemos os nossos problemas resolvidos. Cheguei a outra conclusão! Os meus problemas de arranque através da USB3 no Pi com SSD do passado eram devido ao cabo sata/usb3 da Jmicron. Resolve-se colocando no ficheiro cmdline.txt o seguinte comando ( usb-storage.quirks=152d:0578:u ), s/parêntesis claro! Aqui fica a dica, para quem tiver este problema com o cabo referido. De notar que arranca da usb2 normalmente sem a alteração reportada, mas não tens a velocidade da USB3. Isto surgiu porque quis utilizar o Visual Code no Pi4 8GB e quis fazer instalação de raiz

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade