Rpi4 SSD boot (PiOS e Hassio)

qual a versão do bootloader que está usando?
Eu tive problema com as mais recentes, precisei retornar para a de 15 de junho.

A de setembro, mas acho que há uma nova de Outubro.

1 Curtiu

Se gostas de experiências acho que deverias tentar só para sentir e verificar a facilidade de instalação, demora menos que o HASSIO a arrancar.

Tens alguma BD a correr no PI? Queria perceber qual o comportamento do PI com o Influx e o Grafana e se justifica mudar para um NUC, embora considere que 8GB no PI com 4 Cores não seja inferior a um NUC de entrada com Celeron.

Sim às vezes gosto de fazer experiencias, por vezes falta a paciencia e disposição , então qd há muitas voltas a dar, é preciso estar mesmo mt bem disposto :slight_smile:
No rpi não tenho mesmo nada de especial, apenas uns controlos de luzes e portoes, ainda não me virei para as “complicações” . até pk no rpi pelo que dizem não dá para muita invenção.
Gostava de um dia experimentar a “cena” de instalar app´s nos containers/docker em cima de linux, isso antes de tentar começar a perceber de VM, proxmox …por ai fora, no rpi não me parece que dê para testar isso e não me apetecia investir num NUC para depois ficar com umas lampadas penduradas.

Eu tenho o HA com Influx e Grafana a correr num Pi4 4Gb por SSD.

Qual é o desempenho no teu entender? Escala 1-100?

Não te sei dizer porque na verdade nunca tive de outra forma, mas é tudo muito rápido e fluido.

Para teres uma ideia, o processador do meu Pi4 anda nos 10% e a memória nos 25%.

É o que eu acharia que fosse, mas como existem tantas opiniões aqui no fórum que o PI só dá para iniciar e que mais tarde teríamos necessidade de mudar para um NUC, fiquei na duvida se antes de avançar no HA não valeria a pena em equacionar a aquisição de um NUC. Nesse caso vou-lhe dar carga que ele anda folgado.

O problema não é o RPI, e sim o microSD

Qual é a questão com o SSD?

Já editei o post
Queria dizer microdSD :slight_smile:

Partilhar a minha recente mudança, de Rpi3b+, usando um MicroSD, para um Rpi4b (4GB), com um SSD.

:thinking:

Olhando os dados, nem sei que achar… Admito que há uma melhoria na velocidade de ‘navegação’, mas fora isso. O aumento em tudo é bastante extremo; todo um novo significado a crescendo.
Ver se mais logo ligo uma smart plug para comparar consumos.

2 Curtiram

Tenho visto falar muito de problemas de alimentação/ power do ssd.
Sera realmente necessario usar um hub 3.0 com alimentação externa para o ssd?

Não é obrigatório (dependendo do adaptador) mas altamente aconselhado.

Já agora, partilhar uma actualização do Status do Rpi4+SSD.

7 dias:

Admito que a temperatura me deixa em contemplação: min-51.3º | max-67.1º | avg-58.2º
Num ambiente de 18-20ºC, fico a ponderar o comportamento quando chegar o Verão, numa zona como a minha (Algarve), assim que as temperaturas começarem a subir.

Já alguém experimentou a caixa Flirc?
Pela net falam bem, e eu preferia uma solução passiva como essa… Mas parece trazer alguns problemas de arrasto, como interferir no sinal WiFi e Bluetooth.

edit: typo.

Há muitos posts aqui a referirem possíveis problemas com os adaptadores Sata/USB3, mas ninguém refere modelos.
Com quais conseguiram bons resultados do Rpi4b a correr o HA num SSD?

Andas a ler as coisas cruzadas , ora vê lá bem, tinha uma caixa que dava problemas , mas com uns tuques arrancava no usb2.0 , depois comprei adaptador , está lá um link do adaptador que comprei e com o qual ficou a trabalhar bem na porta usb3.0 :wink:

Eu estou a usar este sem problemas.

Bem, como receava já estou a notar um aumento da temperatura do Rpi4, com o aumento da temperatura ambiente.
7 dias:


min: 53.7ºC max: 74.2ºC avg: 62.9ºC current: 66.0ºC

Tendo em conta os aumentos, significativos, das temperaturas durante o Verão, dos últimos anos, é algo que me parece imprescindivel de ter em conta.

Ps.
Já encomendei a caixa Flirc. Para ter um sistema de refrigeração passivo.
A entrega será a 7 de Abril; daí estar a começar a manter um registo de temperatura assim como de força e qualidade de WiFi, devido a algumas referências pela net de haverem algumas interferências.

O registo da qualidade e o nível do WiFi estão a ser por command line:

- platform: command_line
  name: Wifi Level
  command: "grep 'wlan0' /proc/net/wireless | awk '{print $4}'"
  unit_of_measurement: "dBm"
  value_template: '{{ value | multiply(1) }}'
  
- platform: command_line
  name: Wifi Quality
  command: "grep 'wlan0' /proc/net/wireless | awk '{print $3}'"
  unit_of_measurement: "%"
  value_template: '{{ value | multiply(100) | float / 70 }}'
  scan_interval: 300

Mas o request_rssi da integração “Bluetooth Tracker” parece já não estar disponível.
Alguma ideia para ir tendo esse registo?

edit:
Estava a tentar criar um sensor, a um atributo (rssi) de um ble_device que tinha pela casa e iria servir de comparação mas estava sempre a dar-me um state de “unknown”.

  - platform: template
    sensors:
      ble_rssi:
        friendly_name: "Rssi Level"
        unit_of_measurement: dBm
        icon_template: 'mdi:signal-cellular-3'
        device_class: signal_strength
        value_template: "{{ state_attr('sensor.ble_humidity_kitchen_xiaomi_sensor', 'rssi') }}"

No final, tive de tirar “unit_of_measurement”… Enfim; resolvido.
Fazer depois os testes e ver se um sistema passivo daqueles interfere ou não no sinal WiFi & Bluetooth do Rpi.

1 Curtiu

Bom, a caixa Flirc acabou por chegar mais cedo, e o impacto da mudança é bastante notável em todos os sentidos:

Estou bastante contente com a mudança a nível da temperatura do CPU, mas a ver vamos como vai ser agora com o WiFi e Bluetooth também afectados.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade