Rpi4 SSD boot (PiOS e Hassio)

qual a versão do bootloader que está usando?
Eu tive problema com as mais recentes, precisei retornar para a de 15 de junho.

A de setembro, mas acho que há uma nova de Outubro.

1 Like

Se gostas de experiências acho que deverias tentar só para sentir e verificar a facilidade de instalação, demora menos que o HASSIO a arrancar.

Tens alguma BD a correr no PI? Queria perceber qual o comportamento do PI com o Influx e o Grafana e se justifica mudar para um NUC, embora considere que 8GB no PI com 4 Cores não seja inferior a um NUC de entrada com Celeron.

Sim às vezes gosto de fazer experiencias, por vezes falta a paciencia e disposição , então qd há muitas voltas a dar, é preciso estar mesmo mt bem disposto :slight_smile:
No rpi não tenho mesmo nada de especial, apenas uns controlos de luzes e portoes, ainda não me virei para as “complicações” . até pk no rpi pelo que dizem não dá para muita invenção.
Gostava de um dia experimentar a “cena” de instalar app´s nos containers/docker em cima de linux, isso antes de tentar começar a perceber de VM, proxmox …por ai fora, no rpi não me parece que dê para testar isso e não me apetecia investir num NUC para depois ficar com umas lampadas penduradas.

Eu tenho o HA com Influx e Grafana a correr num Pi4 4Gb por SSD.

Qual é o desempenho no teu entender? Escala 1-100?

Não te sei dizer porque na verdade nunca tive de outra forma, mas é tudo muito rápido e fluido.

Para teres uma ideia, o processador do meu Pi4 anda nos 10% e a memória nos 25%.

É o que eu acharia que fosse, mas como existem tantas opiniões aqui no fórum que o PI só dá para iniciar e que mais tarde teríamos necessidade de mudar para um NUC, fiquei na duvida se antes de avançar no HA não valeria a pena em equacionar a aquisição de um NUC. Nesse caso vou-lhe dar carga que ele anda folgado.

O problema não é o RPI, e sim o microSD

Qual é a questão com o SSD?

Já editei o post
Queria dizer microdSD :slight_smile:

Partilhar a minha recente mudança, de Rpi3b+, usando um MicroSD, para um Rpi4b (4GB), com um SSD.

:thinking:

Olhando os dados, nem sei que achar… Admito que há uma melhoria na velocidade de ‘navegação’, mas fora isso. O aumento em tudo é bastante extremo; todo um novo significado a crescendo.
Ver se mais logo ligo uma smart plug para comparar consumos.

1 Like

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade