Rpi4 SSD boot (PiOS e Hassio)

Neste post, leste os testes feitos?
As conclusões no momento são:

• adaptador USB/SSD pode ter influencia no exito do boot pela porta USB3.0 , comprei outro adaptdor e já consigo boot na USB3.0
  • PiOS arranca , … ? será que dá para instalar o HA manulmente “em cima” ?
  • HassOS versões stable (4.xx) não arrancaram
  • HassOS beta/pre-release (5.xx) arrancam , se fores procurar já há a ver 5.5

OctoPi a ideia seria instalar o HA por cima? será que dá?
PS: HassOS beta/pre-release (5.xx) arrancou só com as versões 64bit

Vou testar a versão 5.5.

Eu instalei o HA em cima do PiOS. Supervised method.

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install network-manager apparmor-utils git -y
Créditos do Andrea Spiess
git clone https://github.com/SensorsIot/IOTstack.git ~/IOTstack
cd ~/IOTstack && bash ./menu.sh

INSTALAR DOCKER e Reboot com opção do Pi que usas (3/4?). Estamos a comentar Pi certo? Existe também opções para odroid, orange e qemu

Depois do Pi fazer reboot:

Voltar a:
cd ~/IOTstack && bash ./menu.sh
Seleccionar HA. O resto é igual - os tais 20min.
Créditos e Keryl Peyanski.
NOTA: sem suporte da equipa HA, mas estão lá os addons todos e os que queiras introduzir.

Relativamente ao OctoPi, pois! considerando a versão nigthly a mais atualizada e já com os drives adaptados ao boot considero que permite. Assumi, não tentei! Será uma das próximas “brincadeiras”

Grato pela info, fica como registo para quem queira ir por essa via, como vi muitos comandos linux…
Dado à facilidade de instalação (basta flashar para o SSD e aguardar os bons minutos habituais para instalação) vou manter-me com a solução provisória HassOS beta/pre-release (5.5) que arrancou só com a versão 64bit no com rpi4 (4Gb) e aguardar que saia a ver. stable com o boot a funcionar.

qual a versão do bootloader que está usando?
Eu tive problema com as mais recentes, precisei retornar para a de 15 de junho.

A de setembro, mas acho que há uma nova de Outubro.

1 Curtiu

Se gostas de experiências acho que deverias tentar só para sentir e verificar a facilidade de instalação, demora menos que o HASSIO a arrancar.

Tens alguma BD a correr no PI? Queria perceber qual o comportamento do PI com o Influx e o Grafana e se justifica mudar para um NUC, embora considere que 8GB no PI com 4 Cores não seja inferior a um NUC de entrada com Celeron.

Sim às vezes gosto de fazer experiencias, por vezes falta a paciencia e disposição , então qd há muitas voltas a dar, é preciso estar mesmo mt bem disposto :slight_smile:
No rpi não tenho mesmo nada de especial, apenas uns controlos de luzes e portoes, ainda não me virei para as “complicações” . até pk no rpi pelo que dizem não dá para muita invenção.
Gostava de um dia experimentar a “cena” de instalar app´s nos containers/docker em cima de linux, isso antes de tentar começar a perceber de VM, proxmox …por ai fora, no rpi não me parece que dê para testar isso e não me apetecia investir num NUC para depois ficar com umas lampadas penduradas.

Eu tenho o HA com Influx e Grafana a correr num Pi4 4Gb por SSD.

Qual é o desempenho no teu entender? Escala 1-100?

Não te sei dizer porque na verdade nunca tive de outra forma, mas é tudo muito rápido e fluido.

Para teres uma ideia, o processador do meu Pi4 anda nos 10% e a memória nos 25%.

É o que eu acharia que fosse, mas como existem tantas opiniões aqui no fórum que o PI só dá para iniciar e que mais tarde teríamos necessidade de mudar para um NUC, fiquei na duvida se antes de avançar no HA não valeria a pena em equacionar a aquisição de um NUC. Nesse caso vou-lhe dar carga que ele anda folgado.

O problema não é o RPI, e sim o microSD

Qual é a questão com o SSD?

Já editei o post
Queria dizer microdSD :slight_smile:

Partilhar a minha recente mudança, de Rpi3b+, usando um MicroSD, para um Rpi4b (4GB), com um SSD.

:thinking:

Olhando os dados, nem sei que achar… Admito que há uma melhoria na velocidade de ‘navegação’, mas fora isso. O aumento em tudo é bastante extremo; todo um novo significado a crescendo.
Ver se mais logo ligo uma smart plug para comparar consumos.

2 Curtiram

Tenho visto falar muito de problemas de alimentação/ power do ssd.
Sera realmente necessario usar um hub 3.0 com alimentação externa para o ssd?

Não é obrigatório (dependendo do adaptador) mas altamente aconselhado.

Já agora, partilhar uma actualização do Status do Rpi4+SSD.

7 dias:

Admito que a temperatura me deixa em contemplação: min-51.3º | max-67.1º | avg-58.2º
Num ambiente de 18-20ºC, fico a ponderar o comportamento quando chegar o Verão, numa zona como a minha (Algarve), assim que as temperaturas começarem a subir.

Já alguém experimentou a caixa Flirc?
Pela net falam bem, e eu preferia uma solução passiva como essa… Mas parece trazer alguns problemas de arrasto, como interferir no sinal WiFi e Bluetooth.

edit: typo.

Há muitos posts aqui a referirem possíveis problemas com os adaptadores Sata/USB3, mas ninguém refere modelos.
Com quais conseguiram bons resultados do Rpi4b a correr o HA num SSD?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade