Router Vodafone + tenda mesh

Bom dia. O meu router da operadora é Vodafone e tenho um mesh de 3 nos da tenda ligado a ele com toda a parte de automação da minha casa. O problema é que o router Vodafone tem os IPS dinâmicos e não permite ponte. Alguém sabe como posso resolver isto? Obrigado

1 Curtiu

Podes usar DMZ em vez de bridge.

Dmz é seguro? É que no router da tenda não tenho opção nenhuma a falar de firewall

Eu pergunto de outra maneira: o router do operador é seguro? Usar bridge é seguro?

Se queres gerir a tua rede com o Tenda, metes o IP dele no DMZ do router do operador e desligas o wifi. Depois geres tudo no Tenda.

Certo a ideia era mesmo essa
Então e a questão do dmz é só ir ao router da Vodafone á parte do dmz e colocar o IP do tenda e está?

Sim, em principio basta isso.

E depois como desligo o WiFi do Vodafone?

Esquece, isso deve estar á vista
Depois disso na configuração do tenda vou colocar IP estático e vai me pedir:
IP do tenda
Máscara de subrede é o 255.255.255.0 né?
Gateway padrão é o da Vodafone ou tenda?
E o DNS pode ser o da Google por exemplo

Já criei dmz com o IP do tenda mas agora não sei onde desligo o wifi


É aqui onde diz transmitir ssid e ativar ssid?

Desliga o que diz “rede wifi”.

Já desliguei e a parte da configuração do tenda?

Não faço a minima ideia, só uso equipamentos Unifi. Mas de certeza que uma pesquisa no Google será suficiente para encontrares resposta a isso.

Ok obrigado :wink:
Vou testar por uns dias a ver

Eu já tive um cenário igual a esse (Vodafone + Tenda) e já usei duas configurações diferentes:

1 - Router Vodafone + Tenda como Bridge
Neste caso perdem-se algumas features do tenda como o Guest Wifi, ou o QoS, mas fica muito fácil de usar pois quase tudo é configurado no router da Vodafone, nomeadamente abertura de portos. Apenas o Wifi é configurado no tenda. Existe apenas uma rede e todos os dispositivos são geridos no router da Vodafone (atribuição de IPs).

2- Router Vodafone + Tenda como cliente DHCP
Aqui há duas variantes, ou colocar o Tenda na DMZ (que é essa que penso que escolheste) ou fazer o port-forwarding 2x (uma vez no Vodafone e outra vez no Tenda). Esta última solução é mais complicada e funciona pior (devido a enganos e ao facto do router da vodafone ser uma porcaria).
Em geral, esta opção 2 dá mais trabalho a gerir mas permite aproveitar as features do Tenda.
Uma das desvantagens é ficar com duas redes internas (duplo NAT).

Em qualquer dos casos a box da Vodafone vai ter de ficar ligada diretamente ao router da Vodafone.

Na primeira versão (em que o Tenda está em modo bridge) cheguei a conseguir “enganar” a box e consegui que funcionasse ligada no Wifi algumas vezes, mas não era fiável e bastava desligar e voltar a ligar para deixar de funcionar.

2 Curtiram

Obrigado pela resposta Filipe
O meu problema está no tenda. A conexão com o WiFi dele vai a baixo e volta logo a seguir
Comprei outro router, o xiaomi ax3600. Vou ver como se porta ligado ao Vodafone em dmz. E qualquer coisa também da para acrescentar outros routers em mesh

A parte de ser ou não “DMZ” só vai influenciar na forma como abres portos para o exterior.
Normalmente os routers como o da Vodafone “protegem” tudo o que está na rede interna e fecham os portos. Ora quando se quer usar uma aplicação de torrents por exemplo, é preciso deixar “entrar” quem vem de fora buscar os nossos ficheiros.

Isso pode ser feito porto a porto, ou então diz-se ao router: “põe este dispositivo numa zona desprotegida e deixa entrar todo o tráfego lá (bom ou mau).”

Já o acesso normal à Internet nada tem a ver com isso, visto que acontece de dentro para fora. Nesse caso é importante olhar para coisas como o DHCP e DNS para garantir que todos os dispositivos ligados têm acesso à Internet (nomeadamente o teu router xiaomi ou tenda).

No caso do wifi “ir abaixo” não deveria ter nada a ver com isto tudo que falei. Apostaria mais em que exista um conflito entre os canais (que infelizmente o tenda não permite manipular) ou o ssid (nome) da rede wifi. Por isso era bom desligar o Wi-Fi do router vodafone ou então dar-lhe um nome diferente (se precisares de acesso ao router vodafone para configurar).

No router da vodafone deverás ver o router tenda ou xiaomi como clients (via cabo).

Se precisares de ajuda posso mandar screenshot do meu :slight_smile:

1 Curtiu

Olá Filipe, aderi recentemente ao HA e estou a experimentar um mw3 da nova que faz uso da aplicação tenda e estou a ter precisamente os problemas reportados.

Basicamente o pi está na gama 192.168.1.xxx ligado por ethernet ao router da vodafone HS8247W e por sua vez os dispositivos ligam-se todos por wireless à rede mesh e estão na gama 192.168.2.xxx

Antes de implementar esta solução o HA estava a funcionar na perfeição, com acesso aos dispositivos, o que não acontece agora =/ já coloquei o nó primário na DMZ e mudei o SSID “original”.

Tens ideia do que poderei fazer agora? Obrigado!

Já consegui Filipe! Obrigado, não tinha reparado que tinha o modo bridge na app da tenda por ter a app em português :man_facepalming:

Hehe :grinning: boa :+1:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade