Restore hassio em proxmox

Ora boas
Apenas para partilhar a minha experiência de hoje com o HA (mais uma) e ouvir sugestões de melhoria.

Hoje faltou a luz em minha casa e a minha VM com hassio em proxmox não arracou por falha no disco de arranque. Após várias tentativas para corrigir o problema, percebi que não conseguiria arrancar a VM.

Lição nr 1 - onde estava a UPS? Não havia!!!

Não tinha nenhum snapshot da VM porque tenho andado à luta com espaço do disco.
Mas tinha backups semanais para um disco USB através de uma outra VM a correr um servidor OVM, e fui tentar fazer o restore de 20GB. Resultado, ao fim de 2 horas só tinha recuperado 18% do disco e cada 1% a mais quase que dobrava o tempo do 1% anterior. Estaria ali dias ?

Lição nr 2 - Esquece os backups de VM grandes … alternativamente deveria ter feito alguma coisa diferente?

Há algumas semana instalei o addon Hass.io Google Drive Backup que faz snapshots do HA e copia-os para um google drive que criei para o efeito. Como na noite passada tinha corrido um snapshot, reinstalei a VM (com ubuntu como me recomendou quem sabe disto), instalei o HA e recuperei o snapshot que estava no tal google drive. Tudo isto foi pouco mais de 1 hora.

Lição nr 3 - O Hass.io Google Drive Backup salvou-me muito muito trabalho.

Após grande parte de um Domingo com sol em frente ao computador, tenho um HA a funcionar mas alguém cá em casa não muito contente.

Estranho o restore ter demorado tanto tempo. O normal seria o limite de transferência dos dados entre o disco externo e o proxmox. Tens algum nível de compressão no backup, estavas com outras tarefas, tinhas espaço capacidade em disco ram e cpu,… nesse momento?

O tempo razoável seria idêntico ao full backup e um pouco mais dependendo da atividade do sistema

Durante o restore parei todas as outras VMs e dei recursos ao OVM. O backup era sem compressão e demorava aproximadamente uma hora a ser efectuado mesmo com recursos muito limitados.

Até aos 5-10% foi muito rápido mas depois foi sempre diminuido a velocidade ao ponto de 1% levar mais de 20 minutos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade