Remodelação da casa

Vou remodelar uma casa para habitação própria. Já que vou partir algumas coisas e fazer instalações de eletricidade novas, que dicas ou coisas que devo ter em mente para automação da casa ?

Neutro em todos os interruptores.

2 Curtiram

eléctrico: tubos directos entre o quadro eléctrico e interrutptores, tomadas, luzes, etc…, tubos sempre de 20mm para cima amanha precisas de mais um condutor tens espaço para isso…, quadro eléctrico sobredimensionado para equipamentos activos, amanha queres controlar os estores e precisas de um modulo de 12 e tens espaço para isso, seccionar tudo no quadro e usar disjuntores de corte fase e neutro, muito mais facil para diagnosticar problemas. pensar sempre no futuro, não interessa se aplicas alguma coisa, o importante é estar lá o tubo para o futuro, confia Joca! fica mais barato ter lá o tubo e não usar do que precisar e não haver tubo, lembra te do sistema fotovoltaico e baterias…
Comunicação: a mesma coisa, varios tubos para o futuro: cameras, APs, sistema de som, etc… mais vale ter lá o tubo do que não ter.

Planear tudo em desenho de acordo com a tecnologia a usar para não falhar nada, foca te no mais facil, sistemas complicados só tendem a complicar.

Sem dúvida! Eu ando a remodelar a casa e há uns anos quando refiz o r/c e levou quadro elétrico e ited novo, não foi o suficientemente pensado e dimensionado. É certo que ainda passei tubos para vídeo-vigilância (apesar de ainda não ter), tubo do ited para a garagem (local para o “bastidor” do HomeAssistant), …
Mas, quando coloquei painéis fotovoltaicos, tiveram que passar o cabo elétrico pelo tubo que seria para a antena no telhado!
Comprei carro elétrico, carregava na garagem usando o quadro de garagem, mas vim a precisar de colocar no quadro principal um diferencial indicado para EVs e passar um novo cabo só para o carregador e já não consegui. Vou ter que agora furar paredes e colocar um novo tubo.
Queria colocar 2 APs no teto, um por piso em zona mais central e não tenho forma.

Os rolos de tubo são baratos, mais vale prevenir, como o Duarte alerta e bem.

1 Curtiu

podes crer :wink:
tenho cabo de rede em praticamente todos os tectos, tenho 4 pontos para APs, tenho tubos para sistema de audio no tecto em todas as divisões, tenho zona de bastidor já definida e com tubos de 40 para passar todos os cabos que preciso, para a garagem fiz 3 tomadas normais com tubo de 20 e 2 tomadas especificas para carros eléctricos com tubo de 25mm já deve dar para passar cabo de 6mm em monofásico o que permite 7kW de potencia de carga.
Tudo planeado no futuro da menos trabalho.

Só para acrescentar, porque já estava planeado e o dia de ontem ainda mais vem confirmar a necessidade, idealizar também um circuito de energia de emergência/backup com UPS.

Quando partir parede para a garagem, tenho idealizado passar mais uns cabos para ligar um circuito à parte a uma UPS. Este circuito será para alimentar todos os estores elétricos, portões, comunicações, segurança e domótica. Na prática, não precisará de ser uma UPS muito potente, pois temos que ter em conta a pouca simultaneidade no uso dos estores e portões…

Ontem tive que usar um inversor ligado ao carro para fechar os estores dos quartos!!

as UPS(UPS computador) não são o ideal para manter ligado essas coisas(estores, portões, luzes, etc), não é pela simultaneidade, é pelo custo/kW são muito caras para os kWh fornecidos, não recomendo. para manter ligado um servidor ou um computador pequeno de 50W yah sem problemas mesmo numa UPS de 500W, o problema é que todos esses aparelhos consomem energia e têm picos de tensão que podem disparar facilmente a UPS.
se queres backup vê um kit solar, ou um inversor híbrido/off grid com umas baterias vai sair mais barato o kWh e vai trabalhar melhor para essas coisas. Deixa a UPS só para equipamentos electrónicos como PC, TV, Router, etc…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade