Redes - IP estático - Dúvida

Boa noite pessoal!

todo este meu percurso no Home Assistant tem sido uma aprendizagem, seja em eletricidade, programação, microcontroladores, redes…e é em redes que estou agora com uma duvida.

No inicio optei por atribuir ip’s fixos a todos os dispositivos. Na altura perguntei se seria uma boa prática e a resposta foi afirmativa. Fiz sempre este processo no router (tenho o router da Vodafone, o HG8247Q) mas ontem, ao adicionar 2 tomadas Alfawise, a segunda deu o erro “Não é possível configurar mais de 16 instâncias de IP estático DHCP.”.
Agora a minha dúvida, é normal um router ter apenas 16 “lugares” para ip fixo? se sim, será que estou a fazer este processo de atribuição de ip’s corretamente ou há maneira melhor?
Como fizeram nas vossas configurações?

obrigado!

Se tiveres a tua rede por defeito provavelmente tens uma parte da gama que esta reservada para DHCP (tens de ver no teu router) no meu caso para todos os ips em DHCP começa no 192.168.1.64 e vai até ao 250

tudo o que seja para ficar por ip fixo, coloco manualmente abaixo dos 64

mesmo assim ele não me deixa colocar mais que 16…

Possivelmente uma limitação do router do operador. A melhor solução é colocares o router do operador em modo bridge e pões um router teu a fazer esse serviço.

Deste modo tens duas vantagens:

  1. O operador deixa de ter acesso à tua rede e aos teus equipamentos,

  2. Se o operador mudar o teu router (por avaria ou upgrade) toda a tua rede continua a funcionar sem problema

2 Curtiram

Essa questao dos 16 IP parece ser limitacao do router da Vodafone (i.e. da propria Vodafone), ve aqui.

O conselho do Jorge é o melhor, ainda que crie mais um ponto de falha, a verdade é que podes separar fisicamente a rede IoT da restante rede, o que dependendo das tuas intencoes/configuracoes pode ou nao ser uma vantagem.

Eu uso um router antigo que tinha perdido la por casa para isto mesmo e a verdade é que controlo muito melhor que equipamentoa acedem á internet e quais é que ficam limitados á rede local. Sao ideias :slight_smile:

O que te aconteceu foi perceber que afinal não tens ip fixo nos equipamentos. O IP fixo é definido no equipamento e não no router. O que estás a fazer é usar IP dinâmico no e1uipamento e a dizer ao router para te atribuir sempre o mesmo.

Basta apanhar uma limitação do router, ou o operador fazer um upgrade ao fw do mesmo, e lá se vão todos os ‘ips fixos’

Deve sempre definir nos equipamentos o IP. Se o queres fazer por dhcp, nunca deves usar o dhcpserver do router do operador para isso.

@tmarquespt, é por isto mesmo que digo que tem sido uma aprendizagem! Como não tenho conhecimento na matéria, assumo/assumi, que o ip seria controlado pelo router e não pelos dispositivos. Nesse caso já fiz mais umas pesquisas e já sei qual o comando para atribuir ip nos dispositivos com tasmota. Mas como posso fazer, por exemplo, com as lampadas wifi da Xiaomi?

Obrigado pela resposta, António e, já agora, bem vindo! :wink: Já tinha estado nesse tópico do forum da Vodafone, mas depois de ler a resposta do Tiago, a resposta que a Vodafone dá já faz mais sentido.
Se bem que, como o @j_assuncao refere, um router dedicado para estes dispositivos também será uma boa ideia.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade