Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

@ricreis394 Os fibaro de facto são brutais, mas o preço é mesmo de queimar além do mais ainda não tenho nada zwave e teria que comprar um hub/pen. Eu esotu mais tentado em fazer uma instalação em estrela pelo menos para a iluminação e usar sonoff no armario de telecom.

@Frederico_Oliveira queres falar um pouco mais da experiencia que tiveste? Que tipo de vistoria foi, qual o contexto e que equipamentos é que te mandaram tirar? Aposto que isso vai ser muito útil para muita gente.

o meu apartamento é novo. Não existia baixada (os inquilinos estavam a usar a da obra 90A).
Para ser instalado o ramal da EDP e os respectivos contadores vem cá uma inspeção do IEP.
Basicamente vêm o que está ligado no quadro, a secção dos cabos e verificar passagens á terra.
Contudo podem se quiserem abrir todas as tomadas da casa.
O meu caso foi que por indicação da imobiliaria apartir da data de escritura (visto que estava cá um mês antes) ai sim poderia fazer a montagem dos meus aparelhometros da domotica.
Vai dai assino a escritura no mês passado e bota de começar a montar as cenas.
Chega o dia de vir cá o Electricista Eng. que assina o projecto electrico do apartamento e começa a confusão… e tal para que quer um amperimetro blah blah blah como se tivesse de o justificar. Retirei o mesmo do quadro porque assim o gajo da EDP mais facil e foi. 5 Minutos quadro de tampa aberta e saiu porta fora. Na próxima terça tenho inspeção do Itead com o mesmo fulano e vai dai ainda não pude montar as coisas.
Moral da história, mesmo nós sendo proprietários temos de cumprir com certas regras (umas parvas outras não) para poder passar a inspeção.
Apartir de terça, All Hell Breaks Loose!

Sonoff dual r2 nos estoros. 10eur!!!

Mas vou usar o BH Onofre de estores que o @brunohorta tem em desenvolvimento que assim cabem nas caixas dos interruptores

Obrigado pela partilha, acho que é o util para todos. Eu também mandei vir um Sonoff dual r2 para fazer uns testes para os estores. Também pensei nos BH mas como vou colocar no quadro central o sonoff ja tem encaixe e caixa. A minha ideia depois mais tarde era colocar um PLC.

1 Curtiu

Já que vais meter o equipamento dentro de um quadro. Atenção que muitos empreiteiros instala quadros da marca quiterios, esses quadros a porta é de metal. Eu tentei meter um sonoff dentro do quadro e perde muito sinal quando a tampa está fechada, perde muitas vezes a conexão

Boa dica… no meu caso o quadro de multimedia tem por fora uma aparencia de madeira mas ainda não sei bem como vai se feito.

Eu tirei as tampas aos meus :wink:

mas levou um painel de madeira pela frente :slight_smile:

1 Curtiu

Pensei exatamente nisso, mas acho que vou fazer uma porta em acrílico matte transparente

Super desarrumado… a precisar de umas férias para reorganizar cabos e equipamentos…

3 Curtiram

No meu caso o meu armário também precisa de levar portas de madeira iguais as que vão ser aplicadas naquela zona por isso provavelmente vou acabar por fazer o mesmo.

Com o objetivo de criar um sistema de domtica para uma instalação de raiz, optei por utilizar um sistema de bus por motivos de robustez, segurança, retorno do investindo, entre outros.

Deixo aqui o link para a categoria no nosso fórum sobre o sistema utilizado:

https://forum.cpha.pt/c/knx

1 Curtiu

Boas
Iniciei hoje a introdução ao Mundo do HA .
A verdade é que há algum tempo seguia alguns video do youtube a ver as vantagens .
Como estou a construir casa vi de facto uma solução em conta nos produtos Shelly - Luz - Estores.
Inicialmente ia instalar ## Valena™ Life with Netatmo. Visto que KNX não é para a minha bolsa .

Porém quando falei ao meu electricista desta solução ele ainda não conhecia pelo que gostaria de saber se existe alguém no forum de Vila Nova de Gaia disponível para “consultadoria” :grin:
Era de facto uma ajuda preciosa .
Obrigado …

Viva,

Eu não vou faço consultoria disso, mas se precisares estou disponivel para partilhar a minha experiência. No meu caso uma boa parte do meu setup é composto por shelly (1, 1PM, 2.5, 4, EM) ligado a MQTT e xiaomi sensors (zigbee). Não tenho experiência com a cloud deles, mas para uma primeira fase pode ser interessante para algumas pessoas porque manter todo um setup multi marca e differentes redes ainda dá algum trabalho. Tudo depende do que se pretende nesta primeira fase.
Se precisares de esclarecer alguma duvida, coloca aqui ou manda mensagem privada e conversamos por telfone ou assim.

1 Curtiu

Obrigado desde já pelo feedback


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade