Raspberry pi ou mini pc?

Boas malta. Estou a iniciar-me no home assistant e queria saber o que recomendam e porquê? Raspberry pi 4 ou mini pc? Sendo que há preços muito bons de mini pcs agora e o raspberry está bem caro. Obrigado

Respondendo às tuas perguntas.
Um mini pc traz te outras liberdades que um rpi não te oferece, no mercado encontras mini pc novos e usados a bom preço, na seccao de compras e vendas tens lá alguns equipamentos à venda, eu inclusive tenho um

Boas. Que tipos de liberdade? Quais são as desvantagens de ter um mini pc sendo assim ?

Pelo oposto.
Existe muitas vantagens de teres um mini PC face ao RPI.
Isto não invalida de um RPI não servir para a instalação do HA.
Mas “hoje” um RPI não é considerado mais uma solução viável , não é como era uns anos atrás. O HA evoluiu muito , os recursos hoje são diferentes.
Para além do preço do RPI hoje ser elevadíssimo face a todo o mercado que anda de volta dele… Depois tens outros factores que levam a ser um hardware um pouco problemático… exemplo disso é caso queiras usar cartões micro SD para correres o sistema operativo, é conhecido há vários anos de cartões que ficam corrompidos em menos de nada, devido a quantidade de escrita,leitura diária que um cartão leva no RPI.
Podes ler …está espalhado pela internet fora.
O que normalmente a malta faz é por um disco SSD ora se não o tiveres implica mais dinheiro conta sempre com mais 30 eur coisa menos coisa …depois falta te o adaptador para o disco …mais não sei quantos euros…e depois caso não tenhas know how como por isso tudo a funcionar levas mais uma carrada de tempo gasto a procurar como isso se põe tudo a funcionar .

Isto para te dizer o que , (havia muito mais para dizer) a nível de limitação de memória, e processador.

Um NUC um mini PC, traz te mais liberdade para o futuro, se comprares um mini PC aí na faixa dos 150 eur / 200 eur em que o processador dê para virtualização não só podes correr o HA numa VM como podes usar outros serviços que queiras, como outras VMS , dockers sempre com a diferença que (depende do mini PC) podes sempre por mais memória , mais discos… e claro podes ter como base de OS um promox ou até mesmo unraid ou outro que queiras , que fará a tua utilização sem muitas dores de cabeça depois de teres tudo afinado.

Como te disse IMO Raspberry já foi solução adequada hoje e " amanhã" terás muitas limitações.

Por experiência, compra um MiniPC.

Eu tenho um RPI4 de 2GB e estou arrependido de o ter comprado…
Para o Home Assistant chega bem, tanto de CPU como RAM nunca notei utilização excessiva para os devices e integrações que tenho.

No entanto, quando o comprei achei que seria a opção mais barata. Só comprei mesmo o RPI, pois usei um carregador de telemóvel e um MicroSD que tinha em casa.
O MicroSD morreu em pouco tempo e tive que comprar um da Sandisk (que muitos recomendam).
Esse também acabou por morrer e meti um MicroSD barato para desenrascar e montei um SSD com um cabo adaptador USB-MSATA.
O RPI aquece um pouco, então tive que comprar uma caixa com ventilador.
O ventilador também começou a fazer uma barulheira e já tive que comprar outro, …

Resumindo contas, para funcionar de forma estável:
RPI4 + SSD (128GB mínimo) + adaptador USB-MSATA (compatível) + Caixa e ventilador + fonte de alimentação original

Somando tudo, o valor não ficará muito diferente de um NUC, sendo que este terá maiores capacidades e possibilidade de melhorar.

Eu por exemplo agora queria usar o Frigate para umas cameras de CCTV e o RPI é curto para tal…

Mais um voto para um miniPC. Mesmo que não queiras usar para mais nada além do homeassistant é mais fiavel e potente que um RPi. Compras no OLX entre os 100/150. Comprei um HP prodesk mini Gen2, foi só fazer as alterações necessárias na BIOS para correr o sistema operativo no arranque, gravar a imagem no SSD et voilá.
Como bónus o que eu comprei até tinha Bluetooth integrado que foi logo reconhecido.

Lembro-me que cheguei a ter instalado num RPi3 e cada vez que fazia um restart era um bom bocado à espera que tudo estivesse pronto e tinha nem um terço do que tenho hoje. Agora é segundos.

Esquece Raspberry Pi, já foi a época que valia a pena!
O ruim de tecnologia é que sempre algo fica datado e com o Home Assistant são os dezenas de vídeos velhos de 2018~2019 no youtube recomendando o uso de Raspberry Pi.

Uma dica, se tem dúvidas sobre performance de qualquer processador (CPU) entra no site cpubenchmark, vai na parte de comparação, coloque os processadores e olha a pontuação. O processador do Raspberry Pi 4 é o BCM2711, lá você pode comparar qualquer processador com ele.

https://www.cpubenchmark.net/compare/4297vs3667/BCM2711-vs-Intel-Celeron-J4125


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade