Questão sobre qualidade do sinal Wifi dentro de um quadro elétrico

Boas,
Estou em vias de decisões Wifi vs Ethernet para um “PLC” e tenho uma questão que possivelmente já deve ter surgido.
Tendo em conta um equipamento Wifi (com antena na PCB tipo ESP32, Pico W, etc) qual a qualidade do sinal Wifi dentro de um quadro elétrico embutido na parede (de metal ou plástico), fechado, e com toda a interferência dentro do dito?
Por exemplo, relatos de problemas de conexão com um rele Shelly Pro 1PM por Wifi ? Ou outras experiências negativas com equipamentos idênticos nas mesmas circunstancias ?

Obrigado desde já.

Vai depender muito da qualidade do sinal WIFI do router/ap que chega ao referido quadro.

Eu dando o meu exemplo, tenho o router da operadora, dentro do quadra ATI, embutido na parede, com porta metálica e mesmo colado ao quadro elétrico. Tinha tudo para correr mal, mas da-me cobertura para toda a casa (2 pisos, 120m2 cada), ainda chega ao sótão e ao contador que está na rua, a 20m de casa no muro exterior (onde tenho um D1mini com o EasyHAN).
Tenho também o Enphase Envoy dos painéis solares por wifi no Quadro e não se queixa de interferências (se bem que tem o router a cms…)

A solução cabelada, dará sempre mais segurança, mas se a cobertura wifi dentro do quadro for boa, não deverá haver problemas, há inúmeros exemplos de equipamentos montados nos quadros elétricos e a funcionar em pleno, como os Shelly EM, Sonoffs, …

1 Curtiu

Olá
Eu tenho algo parecido e um shelly em no quadro… nunca tive falhas de comunicação.
Se eu pudesse escolher,faria tudo por cabo,as possibilidades de falha reduzem se dramaticamente. Especialmente com vários pisos o Wi-Fi e por vezes instável, sobretudo quando começa a ser sobrecarregado.

1 Curtiu

Boas,
Obrigado pela resposta, vou avançar com uma solução cablada :+1:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade