Que firmware utilizar para sensor de contacto?

Boas,

Vou ter um Wemos D1 mini com 2 sensores de contacto. Apenas vou querer saber o estado deles, se estão ON ou OFF
Normalmente uso tasmota, mas penso que o tasmota não tem o melhor sistema para funcionar correto. Porque tenho de usar Switches e caso haja falha de ligação durante a mudança de estado, não é captado o state topic.
Pensei em usar o Esphome, mas parece-me que só altera o estado de x em x segundos, não sei se estou correto ou errado.
Gostaria de opiniões

Não tenho a certeza se é assim como dizes, já testaste no tasmota para ver se isso acontece mesmo?
Lê neste tópico alguns posts cá mais para o fim:

e lê também este: 📑 Como ligar um reed a um Sonoff

Com essa info reunida podes tentar fazer o teste, para saberes se isso realmente acontece no tasmota não tenho a certeza.

Não percebi qual o problema do tasmota neste cenário na tua opinião…

A solução de ter um relay fictício + switch já conhecia mas isso faz-me confusão porque existe a possibilidade de alterar o estado do relay na interface do tasmota. Desta forma, tira a eficácia.

Normalmente ninguém vai lá alterar, mas faz-me confusão em pensar que existe essa possibilidade.

@Maddoctor tenho um wemos com 3 switchs apenas para indicar o ON ou OFF. E se por acaso houver falha de ligação wifi durante a mudança de estado. O HA não consegue apanhar o estado, até nova mudança porque trata-se de um switch e funciona de forma diferente de um relay

Estas a configurar isso mal… A forma ideal de usar isso é com Relay virtual associado ao switch! Assim recebes o estado do relé e não do switch… Não alteras no HA se não o configurares como switch mas como sensor!

lê o primeiro e segundo paragrafo do meu post anterior

Lê melhor o meu post…

Podes utilizar sem relé fictício… basta só enviar o estado do switch por mqtt… ou por knx :sunglasses:

essa forma é a forma que eu já conheço, mas dessa forma podes alterar o estado o relay na interface do Tasmota mesmo o switch não se ter alterado correto?

No tasmota, sim, mas usas o web interface do tasmota para quê no dia a dia?!
Podes sempre fazer como disse o Luís… Com switchtopic ou usando rules…
Continuo sem perceber o teu problema de “se falhar a ligação”… Se falhar a ligação, não há nenhum sistema que te indique o estado correctamente…

Se estás com problemas em falhar utiliza o tasmota com knx… só dependes do wifi… e consegues atualizar o HA com o envio de mqtt

1 Curtiu

Não uso, mas estava a tentar evitar ir por esse caminho caso existisse forma, daí a criação do tópico.

Quanto a falhar a ligação, imagino este exemplo:

  • às 10h perde o sinal wifi durante 10 segundos
  • durante esse tempo, é accionado o switch
  • (Aqui neste passo, o HA não consegue apanhar o que foi publicado)
  • tasmota reconecta-se ao wifi

Ou seja, apenas com o switch configurado, não é possivel apanhar o estado neste exemplo. Então o HA não sabe desse estado. Eu sei que com o relay ficticio dá, mas lá está, era como estava a dizer, estava a tentar evitar isso. Mas pronto, se for a única solução…

Também tens switchretain, tal como powerretain.

Não percebo como é que achas que o comportamento seria diferente nos 2 cenários…

desde há uns meses atrás que retirei os retains de todos os tasmotas. Dava-me problemas.

Inicialmente tinha só o switch configurado sem relay, e por exemplo, num corte de luz em que o servidor do HA ia abaixo também. Acontecia que, ao ligar o Wemos (que liga primeiro que o servidor), ele podia mudar de estado depois do boot, e se o servidor estivesse ainda a ligar, nunca mais ele apanhava esse estado.
Com o relay ficticio, aí sim, resolve

Como assim, resolve?! Tens powerretain?
Davam-te problemas?! O retain no HA e no próprio tasmota são muito diferentes! O do HA não deves usar, o do tasmota, deves!
Vai ao discord para isto não ficar gigantesco… :wink:

Usa uma rule para que, quando o tasmota volte a ter Wi-Fi, seja enviado o estado…

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade