Quais os equipamentos a comprar?

Boas,

Mais uma vez ando aqui às aranhas…Já tenho o meu sistema a funcionar razoavelmente bem, agora para continuar cheguei à parte das tomadas…que tomadas comprar? Os unicos requisitos que estou interessado é ser bonita/agradavel ao olho (excluo logo tomadas genero sonoff S20) e power meter.

Tenho visto umas da neocool cam 16A 3680W (para o que preciso é mais que suficiente) e umas da blitzwolf SHP2 tambem com as mesmas caracteristricas. Vi que as da Blitzwolf talvez sejam mais faceis de colocar tuya ou tasmota, não sei se o mesmo pode ser feito nas neocool cam, alguem tem ideia? existe mais alguma tomada deste genero no mercado? os valores destas andam à volta de 12/13€ (vindo da china claro).

Outra grande dúvida que tenho e na aquisição de fitas led. Como posso saber se integram com o HA? qual a grande vantagem entre RGB/RGBW/RGBWW? sem que está relacionado com o branco ou com o branco quente… Agora do que entendo as fitas leds tem 3 componentes, a fita, o conversor e o transformador. Se o conversor for compativel com HA (por exemplo os do IKEA) posso colocar qualquer fita e controlar no HA?

As melhores tomadas com medição, na minha opinião, são as blitzwolf bw-shp6… As shp2 também são boas, mas bastante maiores. As coolcam, tens 2 versões, a mais habitual não tem power meter…
Para flashar, como são tuya, tens sempre a opção de fazer OTA usando o tuya-convert…
No caso das neo coolcam não aconselho a fazer por fios, porque são difíceis… As outras são mais fáceis, mas OTA, se conseguires é o ideal…

1 Curtiu

@xicoamaral

As fitas Leds podem ser controladas de diversas formas, sendo o mais comum:

• Wifi, com controladores do tipo shelly, magichome, h801,…
  • Zigbee, com controladores da Philips, IKEA,…

O tipo de fita depende do controlador e vice versa.

O mais comum e económico são fitas de 12vdc com o controlador magichome e transformador de 12vdc.

As fitas variam entre voltagem (…, 5v, 12v, 24v,…), tipo de controlo (individualmente endereçadas por led ou toda a fita), quantidade de Leds, tipo de Leds,…

A diferença de RGB para os com/só W e WW é teres na fita Leds que fazem brancos em vez de misturar cores para tentar dar brancos.

No caso do ikea creio que estás a referir ao transformador e controlador zigbee de 24vdc. Neste caso podes emparelhar o controlador com uma bridge compatível (ikea, Philips,…) e depois a bridge com o HA, ficando com uma entidade para esse controlador disponível com as funções desse equipamento.

1 Curtiu

Ok, do que estive a ver magichome e h801(?) envolve soldaduras…algo que nao me assiste, sobra a solução da shelly o RGBW2 controller, custos por alto sao os 18€ do shelly + transformador 220 para 12/24v + fita de led compativel.

Parece-me bem mais caro que uma solução do genero BlitzWolf® BW-LT11 que já tras tudo incluindo 2M de fita por 16€…

Caso opte pela solução Zigbee, por exemplo do IKEA

Consigo integrar isto no ST da samsung? (os leds gu10 que tenho do ikea estao integrados desta maneira…)

@Maddoctor Obrigado, andei a procura da shp6 mas estão esgotadas em todo o lado, devo optar pelas neocool cam 16A e com power meter, estão a 12€ na china.

Os controladores MagicHome e H801 rondam os 10€ e tens de adicionar um transformador( ~10€ depende da potência da saída) e fita (depende do tipo e dimensão). No caso do MagicHome não tens de soldar nada, só utilizar conectores. No H801 também não é necessário. A vantagem do MagicHome é ser económico, muito pequeno, pode incluir comando IR e tens integração direta no HA.

No caso do transformador do IKEA integrar com o ST da Samsung não sei. Talvez o @RodolfoVieira ou o @j_assuncao possam responder a essa tua questão para ficares devidamente esclarecido.

1 Curtiu

Boa, vou optar então pelo Magic Home RGBW + Fita LED RGBW, o transformador é que está mais dificil de encontrar…

Qualquer transformador de 12vdc com amperes suficiente para a fita que pretendes serve… só tens de ter atenção ao conector se não pretenderes cortar e meter outro. Por norma, não é necessário, os conectores para 12vdc costumam ser todos iguais.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Boa tarde, basicamente estou a remodelar a casa toda, após muita pesquisa, vou colocar os modulos shelly para controlar interruptores e percianas. serão controlados por voz atraves do echo dot 3, e atraves da app.

como vou comprar diversos modulos shelly, estou na duvida se compro os shelly 1, ou os shelly 1pm, qual a vossa opinião? justifica a diferença de preço?

Já sei que para as percianas são os shelly 2.5.

outra questão, estou a pensar em comprar um sensor que da alerta para o telemovel quando a porta de casa se abre, vi que a xiaomi tem alguns, mesmo assim quais recomendam?

e camara de vigilancia que recomendam?

obrigado

@ikaruz Benvindo à Comunidade Portuguesa de Home Assistant.
Podes tirar as tuas dúvidas no fórum no canto superior direito tens uma lupa onde podes pesquisar os assuntos que queres obter resposta.

Caso não encontres pela lupa navega pela categoria dúvidas que as tuas dúvidas já foram aqui respondidas por outros utilizadores da comunidade.
Obrigado

@ikaruz, benvindo. Pedimos-te que respeites o tema do fórum que é Home Assistant - um software específico de controlo de domótica. Se o sistema que estás a implementar não passa pelo uso dele (devias ponderar bem usá-lo… :wink:) , este fórum não é o local indicado para esclareceres as tuas dúvidas…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade