Quadro eletrico piscina -> automatizar

Boas, tenho um quadro eletrico da piscina que por muito que tente é demasiado complexo para eu entender, o objetivo era ligar um sonoff a substituir o temporizador que ja tem, mas nao percebo nada da cablagem que existe, e não queria evitar o quadro porque deve ter questões de segurança.
seguem algumas fotos do dito.


alguma ideia?

image
Trocas este aparelho Finder pelo shelly

essa é a ideia, mas os cabos nao sao nada convencionais, e nao percebi mesmo nada como o fazer.

Tipicamente esse relogios tem 4 ligações como o shelly , 2 para alimentação , 2 para o contacto

No teu post fazes referência várias vezes que não percebes nada do assunto. Neste caso acho que vai ser difícil conseguires perceber como isso funciona.
Eu recomendo pedires ajuda a alguém que se possa deslocar ao local e ver o que tens aí montado/instalado.

Já fiz isso em casa, optei por desligar completamente o relógio mecânico. Depois coloquei o shelly ligado ao disjuntor do motor, basicamente faz o on/off do motor, depois é só fazer a automação.

Não desanimes, pode ser dificil , mas não impossivel :wink:
Para aprender é preciso mexer, ao mexer podemos estragar , podemos-nos aleijar , mas é assim que se aprende. Quem é que aprendeu a andar de bicicleta sem cair nem estragar a bicla ? … só se for algum sobredotado ou metiroso :wink:

NOTA MUITO IMPORTANTE: cuidado a mexer em electricidade, a electricidade é perigosa e pode matar !!!

1 Curtiu

Boa tarde,
O teu tinha botão ligado ao relogio? Para posicionar no automático / desligado / Manual ?
Também quero colocar o shelly no meu relogio.
Obrigado

Boas, sim tem botão ligado ao relogio.

@Nuno_Figueiredo, na minha modesta opinião considero que antes de mexer em o quer que seja é necessário perceber o que é que o relógio comanda e de que forma, antes de poderes transferir essas acções (automatismos para o HA). Pela foto, percebe-se que ele tem vários ON-OFF durante o dia, mesmo sabendo que não se consegue ver a totalidade do mostrador do relógio.
Antes demais, tenta idealizar que função ou funções queres automatizar evitando abrir o quadro. Só depois deves tentar identificar quais os dispositivos (aparelhagem) realizam tais tarefas. E por fim, de que forma realizam tais tarefas, de forma a poderes traduzir isso em dispositivos que possam ser integráveis no HA. Não ajudei muito, mas fica aqui uma estratégia de abordagem ao problema.

Boas, eu apenas quero eliminar o Relógio (dps programo no sonoff).

Sonoff com tasmota fazes isso na boa com os timer´s
image

Tenho 1 relógio de piscina que por vezes não funciona, na altura do relógio ativar a bomba o relógio fica bloqueado e não passa de lá…
Pretendo então desativar o relógio e instalar um shelly 1, envio umas fotos do “existente” e da “alteração” que eu pretendo fazer conseguem confirmar-me se está correto?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade