Boas, tenho um quadro eletrico da piscina que por muito que tente é demasiado complexo para eu entender, o objetivo era ligar um sonoff a substituir o temporizador que ja tem, mas nao percebo nada da cablagem que existe, e não queria evitar o quadro porque deve ter questões de segurança.
seguem algumas fotos do dito.
No teu post fazes referência várias vezes que não percebes nada do assunto. Neste caso acho que vai ser difícil conseguires perceber como isso funciona.
Eu recomendo pedires ajuda a alguém que se possa deslocar ao local e ver o que tens aí montado/instalado.
Já fiz isso em casa, optei por desligar completamente o relógio mecânico. Depois coloquei o shelly ligado ao disjuntor do motor, basicamente faz o on/off do motor, depois é só fazer a automação.
Não desanimes, pode ser dificil , mas não impossivel
Para aprender é preciso mexer, ao mexer podemos estragar , podemos-nos aleijar , mas é assim que se aprende. Quem é que aprendeu a andar de bicicleta sem cair nem estragar a bicla ? … só se for algum sobredotado ou metiroso
NOTA MUITO IMPORTANTE: cuidado a mexer em electricidade, a electricidade é perigosa e pode matar !!!
Boa tarde,
O teu tinha botão ligado ao relogio? Para posicionar no automático / desligado / Manual ?
Também quero colocar o shelly no meu relogio.
Obrigado
@Nuno_Figueiredo, na minha modesta opinião considero que antes de mexer em o quer que seja é necessário perceber o que é que o relógio comanda e de que forma, antes de poderes transferir essas acções (automatismos para o HA). Pela foto, percebe-se que ele tem vários ON-OFF durante o dia, mesmo sabendo que não se consegue ver a totalidade do mostrador do relógio.
Antes demais, tenta idealizar que função ou funções queres automatizar evitando abrir o quadro. Só depois deves tentar identificar quais os dispositivos (aparelhagem) realizam tais tarefas. E por fim, de que forma realizam tais tarefas, de forma a poderes traduzir isso em dispositivos que possam ser integráveis no HA. Não ajudei muito, mas fica aqui uma estratégia de abordagem ao problema.
Tenho 1 relógio de piscina que por vezes não funciona, na altura do relógio ativar a bomba o relógio fica bloqueado e não passa de lá…
Pretendo então desativar o relógio e instalar um shelly 1, envio umas fotos do “existente” e da “alteração” que eu pretendo fazer conseguem confirmar-me se está correto?