Quadro de domótica centralizado

Olá Malta

Vou construir casa e estou a pensar em criar um quadro centralizado de domótica.

Como é uma construção do zero pretendo que pelo menos tudo o que sejam relés de controlo de tomadas/ iluminação e estores fique centralizado e ligado por cabo, não por wifi.
Tenho andado a pensar em utilizar os Shellys da gama profissional, no entanto mesmo assim acho que ficaria com diversas ligações de rede no quadro.

Sei que existem algumas placas com 32 relés e alguns inputs mas não tenho ideia das suas integrações com o home assistant. Na minha casa atual tenho shellys em toda a iluminação e adoro, no entanto na nova construção pretendo até ter uma abordagem diferente em relação aos interruptores e colocar alguns só para executar cenas pré-configuradas ou até se possível que todos suportem 2 clicks, clicks longos, etc.

Em relação a sensores não sei bem o que usar. Em termos de sensores de porta/janela e sensores de temperatura e iluminação pretendia alguma solução cabeada para não ter de andar “sempre” a trocar pilhas. No entanto no que toca a sensores de presença/movimento acho que vou ficar mesmo pelo zigbee pois vai ser dificil decidir com certeza sitio ideal.

Em suma as minhas dúvidas assentam sobre:
- Quais os sistemas centralizados disponíveis com inputs e outputs que integrem bem com home assistant.
- Os interruptores disponiveis e indicados. Pretendia algo parecido com o normal no entanto tudo interruptores tipo campainha e com 4 teclas
- Quais os sensores cabeados que deveria utilizar.

O objetivo seria sempre colocar evitar os protocolos sem fio e centralizar toda a solução, nunca perdendo a compatibilidade com o HomeAssistant.

Obrigado malta.

• Quais os sistemas centralizados disponíveis com inputs e outputs que integrem bem com home assistant.

KNX, procura no forum porque este assunto já foi muito falado e tem aparecido muita gente a querer fazer casa de raiz e aproveitar para meter domotica na casa. a minha resposta é KNX, se souberes o que estas a fazer é excepcional e podemos até considerar DIY, visto que do meu ponto de vista não é muito dificil de configurar e existe imensa documentação e imensos equipamentos de mais de 100 marcas reconhecidas no mercado, alias até os shellys já permitem comunicar com a rede KNX através de TCP.

• Os interruptores disponiveis e indicados. Pretendia algo parecido com o normal no entanto tudo interruptores tipo campainha e com 4 teclas

interruptores recomendo o sistema que implementei na minha casa acabada de construir, interruptor efapel de mola, e aparelho de inputs, no meu caso é um aparelho KNX que recebe o input do botão e permite fazer até 4 funções por interruptor, por tempo ou por Numero de vezes pressionado. No mundo KNX este é o melhor para a relação preço qualidade, já que os interruptores KNX são conhecidos por serem muito caros.

• Quais os sensores cabeados que deveria utilizar.

podes colocar os sensores que quiseres desde que deixes tubos para poder aplicar os sensores/aparelhos. uma das grandes vantagens do KNX é a flexibilidade com que podes ampliar a rede, basta derivares um cabo de um outro aparelho knx e ligar outro, o Bus do KNX funciona com dois fios e alimenta e comunica através desses dois fios. eu apliquei na minha casa sensores em todas as janelas e portas (estes são sensores digitais on/off) sensores de movimento, sensores de luminosidade, sensores de temperatura humidade, CO2 e qualidade do ar, entre outros…

O objetivo seria sempre colocar evitar os protocolos sem fio e centralizar toda a solução, nunca perdendo a compatibilidade com o HomeAssistant.

se está é a tua opção então KNX é para ti. 100% compatível com home assistant, a integração é oficial do KNX, o KNX é um protocolo simples mas muito eficaz e viável para um longo futuro, tem a vantagem de todos os equipamentos serem autónomos na rede e se por ventura um falhar não compromete a rede nem os outros equipamentos. é seguro tens forma de encryptar o acesso a rede KNX, não está dependente de nenhuma cloud ou acesso á internet. tens centenas de marcas reconhecidas no mercado a fazer equipamentos knx, e tudo detalhado e com manual para poder configurar.

Antes de te atirares nesta aventura, sugiro falares com o teu electricista, elaborares um esquema de tudo o que queres para a casa, inclusive ITED e Audio e CCTV. vais precisar já que no final quando deres por ti vais ver que isto dá muito trabalho e será muito difícil lembrares de tudo, Organização e planeamento é uma das fazes mais importantes para no final não ficares desiludido.

exemplo do meu esquema da minha casa:

um dos meus dois quadros após conclusão:

1 Curtiu

Muito obrigado Duarte por toda esta partilha.

Entretanto comecei a investigar um pouco mais sobre KNX e fiquei muito entusiasmado, por coincidencia surgiu a oportunidade de poder programar alguns atuadores da schneider na minha empresa que estavam no quadro mas não estava a ser utilizados pelo por KNX.

Estou mesmo a gostar muito da experiencia, no entanto andando agora a investigar equipamentos começo a cair na realidade e a ver que realmente se quero uma instalação premium também tenho de pagar o preço premium. fazendo contas muito rápidas, para iluminação só no atuador e placa de inputs ficaria a cerca de 85€ por zona. sem contar com interruptor e cablagem que isso já terá de ser gasto em qualquer outro sistema.

É mesmo este o valor que devo considerar em média ou estou a ver mal e consegue-se arranjar bem mais barato ? É que assim sendo em shelly pro neste caso por pouco mais faria 4 zonas. Estou disposto a pagar mais para ter um sistema mais robusto (Não que algum dias os shellys me tenham falhado, pelo contrário) no entanto se forem estes os valores terei mesmo de ponderar muito o que fazer.

Já agora existe algum site português ou espanhol que recomendes onde possa ver algumas gamas de equipamentos ?

os preços vão sempre depender do que pretendes controlar e como, mas sim o valor anda por ai. no entanto se vires DALI/KNX é possível que fique mais barato em termos de equipamento no entanto acabas por gastar nas luzes… é tudo uma questão de estudar o melhor preço performance. obviamente que, se só quiseres ligar e desligar luzes um modulo de 12 saídas é mais do que suficiente e o preço baixa drasticamente.modulo 12 zonas + módulo de inputs por zona fica te por 65€ por zona

eu optei por ter dimmer e luz indirecta o que implicou comprar módulos dimmer por TRIAC 6 zonas mais fontes knx para luz led indirecta que ficou mais caro que os 85€ por zona…mas isso vai de cada um…muita malta opta por DALI/KNX pelo preço performance no entanto não posso dar feedback porque não tenho esses tipo de sistema.

eu comprei tudo para a minha casa na loja que mencionei em cima https://www.eibabo.pt a loja é alemã e parece ter uns preços mais em conta e muita variedade de equipamentos, nunca tive problemas com eles.

em termos de preço o shelly pro 4 vai sempre ficar mais barato 100€ por 4 inputs e outputs deixa a zona a 25€. mas isto vai de cada um. tens de ver o que pretendes instalar e ver o que o mercado tem disponível, em termos de durabilidade e performance o knx está no topo, existe malta com instalações com mais de 15 anos ainda em funcionamento sem qualquer tipo de problema, ou no pior dos cenários um rele avariou e teve de ser trocado, o que por si só diz muito da tecnologia.

Bom dia,

Espero que esteja tudo bem com vocês.

Gostaria de partilhar a minha experiência, com todo o respeito, sobre os sistemas que já tive oportunidade de utilizar, nomeadamente o Shelly e o KNX . Esta é, naturalmente, a minha opinião pessoal.

Relativamente ao Shelly, apesar de ser anunciado como um sistema “profissional”, há algumas falhas a considerar, especialmente em determinados modelos. Um dos aspectos que gostaria de destacar é que a potência indicada não é por canal, mas sim no total, o que pode implicar a necessidade de adicionar mais módulos em algumas situações. Adicionalmente, a questão da fase ser partilhada por todo o módulo, em vez de ser individual, pode representar uma limitação em certos cenários. Assenta em Wi-Fi ou UTP, no caso dos módulos profissionais, o que para interligar cabo UTP para cada um, num cenário de pelo menos 20, torna “interessante” o volume de cablagem UTP.

Por outro lado, o KNX é, sem dúvida, um sistema de topo, altamente fiável e amplamente reconhecido como uma referência tanto para aplicações domésticas quanto empresariais. No entanto, o seu custo elevado pode ser um obstáculo para a maioria das pessoas, uma vez que os preços de alguns componentes, como um PLC/CPU, podem rondar os 500€, com valores que aumentam significativamente conforme se adicionam mais módulos ou funcionalidades. A programação do sistema também exige uma certa complexidade, embora a tecnologia, como o ChatGPT, possa ajudar a facilitar esse processo. Contudo, resta a dúvida sobre a necessidade de intervenção técnica especializada em alguns casos.

Dado o exposto, e tendo em conta todos os pontos mencionados, gostaria de recomendar o sistema da I3 Engineering. Trata-se de uma solução significativamente mais acessível, adequada tanto para uso doméstico como empresarial, com uma garantia de 5 anos e a possibilidade de ser totalmente integrado na nossa rede local ou através da nuvem. O sistema integra-se perfeitamente com o Home Assistant (HA), baseia-se em cabos e oferece uma grande versatilidade, aceitando periféricos e interruptores de diferentes marcas. Para ilustrar, numa instalação que inclua persianas e luzes, apenas numa sala e num quarto, o custo do sistema I3 seria equivalente ao de um sistema KNX. No entanto, o restante da casa poderia ser implementado sem custos adicionais para o equipamento ‘CORE’. Ou seja, o sistema I3 ficaria completamente pago apenas com as duas divisões em comparação com o KNX.
Tem integração nativa com Matter, Dali entre outras, o que abre, muito mais o leque de possibilidades.

Para sensores, recomendo o uso do reed switch redondo de embutir, que permite esconder toda a instalação de forma discreta. Quanto aos interruptores, um modelo que posso sugerir é o Efapel 45164 SBR , que oferece quatro botões com múltiplas funções, a um custo aproximado de 14€. Para sensores de presença compatíveis com o sistema da I3, qualquer dispositivo que suporte os protocolos MBUS-RTU/RS-485 funcionará corretamente, mantendo a fiabilidade e a conexão por fio.

Espero que esta partilha de experiência seja útil.

Geotete

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade