Olá Malta
Vou construir casa e estou a pensar em criar um quadro centralizado de domótica.
Como é uma construção do zero pretendo que pelo menos tudo o que sejam relés de controlo de tomadas/ iluminação e estores fique centralizado e ligado por cabo, não por wifi.
Tenho andado a pensar em utilizar os Shellys da gama profissional, no entanto mesmo assim acho que ficaria com diversas ligações de rede no quadro.
Sei que existem algumas placas com 32 relés e alguns inputs mas não tenho ideia das suas integrações com o home assistant. Na minha casa atual tenho shellys em toda a iluminação e adoro, no entanto na nova construção pretendo até ter uma abordagem diferente em relação aos interruptores e colocar alguns só para executar cenas pré-configuradas ou até se possível que todos suportem 2 clicks, clicks longos, etc.
Em relação a sensores não sei bem o que usar. Em termos de sensores de porta/janela e sensores de temperatura e iluminação pretendia alguma solução cabeada para não ter de andar “sempre” a trocar pilhas. No entanto no que toca a sensores de presença/movimento acho que vou ficar mesmo pelo zigbee pois vai ser dificil decidir com certeza sitio ideal.
Em suma as minhas dúvidas assentam sobre:
- Quais os sistemas centralizados disponíveis com inputs e outputs que integrem bem com home assistant.
- Os interruptores disponiveis e indicados. Pretendia algo parecido com o normal no entanto tudo interruptores tipo campainha e com 4 teclas
- Quais os sensores cabeados que deveria utilizar.
O objetivo seria sempre colocar evitar os protocolos sem fio e centralizar toda a solução, nunca perdendo a compatibilidade com o HomeAssistant.
Obrigado malta.