Proxmox - alterar HDD para SSD

Boas,
Tenho 4 VMs em Proxmox num MiniPc Lenovo com um HDD de 320GB.
Agora comprei um SSD de 250GB.

Qual é a melhor forma de migrar as VMs para o novo disco?
Visto que o tamanho total que as VMs ocupam é superior ao SSD, mas os discos virtuais não estão a ser totalmente utilizados, na realidade estão todos a cerca de 15%.

Nao sei se me fiz entender.
Mas se puderem ajudar, agradeço imenso, porque a única opção que vejo neste momento é instalar tudo de novo e a vontade não é muita…

Para migrar um sistema, no minimo é ter migrar para um disco de igual tamanho… Sendo assim tenta e reza para ter sucesso que desconfio que tenhas… Se fosse a ti, reinstalava tudo…

1 Curtiu

Pois, é o que eu temia…
Agora vai ter de esperar para o próximo ano :yum:

Não obstante do que o @ricain disse… é possível fazer dependendo do tamanho alocado no ficheiro do disco, isto é: se provisionamento do disco não é igual ou superior ao tamanho físico do disco novo.

A título de exemplo, caso tenhas assim criado os discos das máquinas virtuais em thin provisioning , para os devidos efeitos só vai estar a alocar no ficheiro do disco o que existe efetivamente ocupado, não o espaço total que foi dado como tamanho do disco virtual. Desta forma, se deres 100 e só estiveres a ocupar 1, podes passar a VM para um disco de capacidade física superior a 1… não obstante de vires a ter constrangimentos se o espaço do disco da vm crescer e for superior ao que existe fisicamente disponível.

O processo de migrar os discos ou vm para o novo disco físico será relativamente simples. Basta adiconar e identificar esse disco como suporte para armazenamento específico para o efeito no proxmox e posteriormente passar os ficheiros de uma storage para a outra.

No caso de queres tirar as VMs (com disco incluído), provisoriamente, do proxmox… podes fazer de diversas formas,… até por FTP (tenta pedir ajuda ou esclarecimentos ao @RodolfoVieira ).

Agradeço imenso a explicação.
Eu percebo muito pouco de proxmox, só segui mesmo o tutorial daqui do fórum para criar as máquinas virtuais.
Agora já entrei em modo Natal, então não vou estar em casa até ao início do ano.
Mas depois voltarei a este assunto.
Acho que vou fazer backups das coisas importantes para o NAS e tentar migrar as VMs para o novo disco, se der problemas, instalo tudo de raiz.

Podes clonar um HDD para SSD sendo a única condição que o SSD tenha capacidade para acomodar o espaço ocupado no HDD.
Software para o fazer, bom e barato, recomendo o AOMEI Partition Assistant Standard Edition - https://www2.aomeisoftware.com/download/pa/PAssist_Std.exe

2 Curtiram

Bem vindo ao fórum da CPHA @dcoragem e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade