Projeto "Neutralidade da Internet" - Ajuda precisa-se!

Boa tarde a todos, visto muitos de vocês terem o HA a correr em sistemas Linux, vinha expor esta minha situação:

  • Encontro-me a fazer um projecto para uma ONG Europeia chamada edri.org sobre a neutralidade da internet em Portugal;
  • Para isso preciso de ter acesso aos mais variados ISPs Portugueses com maior incidência para a NOS, VODAFONE, MEO & NOWO, apenas do serviço residencial xDsl ou FIBRA;
  • Sendo que o meu operador é a NOS, neste já não preciso;

Como iria necessitar de ajuda:

  • Seria necessário criar um servidor proxy que pode ser bloqueado apenas ao IP do meu server (para evitar problemas de segurança para quem fornece o proxy);
  • Este servidor existe para as mais variadas distribuições de Linux é nada mais do que um “Squid com Reverse Nginx”;
  • O tráfego será menos de 10MEGAS por mês;
  • A velocidade usada não será superior a 1MB/s;
  • Na prática o meu servidor envia um comando cUrl para testar 12 páginas/IPs ao longo do dia, só é descarregado os “headers/200 OK”;
  • Não será usado para mais nada do que isto, o uso da memória no sistema é mínimo;

Este projeto é completamente livre de pagamento por parte da EDRI (não ganho nada), a não ser uma menção do meu nome e de quem ajudar (se quiserem claro) aquando forem lançados os resultados a nível Europeu.

Quem poderá ajudar neste projecto?

Obrigado,
José Pontes

Ola José, parece um projecto interessante, contudo onde é que o HA poderia entrar aqui? Tens alguma ideia, ou mais alguns detalhes.?

Pois a HA especificamente não terá muita direccionalidade para tal, lembrei-me de falar com vocês porque se calhar talvez 95% da malta do fórum tem os HA’s a correr em Linux com “servers” ligados à net 24H.
Quanto ao assunto da Neutralidade da Internet, poderás consultar aqui: https://edri.org/our-work/a-study-evaluates-the-net-neutrality-situation-in-the-eu/ este foi o ultimo trabalho que a EDRI fez sobre o assunto, remonta a 2019, e veio da alteração da lei europeia sobre a “neutralidade da internet” em 2015. Neste caso o que se pretende é mostrar que os ISP’s estão a bloquear/reduzir velocidade/limitar acesso a determinados sites/ips/serviços sem que para isso exista uma ordem judicial, e também executam cada vez mais Traffic Shapping com o único prepósito de dar mais acesso a determinados serviços em prol de outros, lembram-se dos tarifários ilimitados de net nas ditas “apps”?

Em suma é verdade que a HA por si só não teria qualquer tipo de intervenção direta, mas poderia, digo eu, ficar bem a sua representação a nível europeu.

O projecto não parece mau mas será agora a melhor altura tendo em conta que foi aprovada legislação para esta época de pandemia que dá poderes aos operadores de “fechar a torneira” sempre que lhes apetecer alegando “necessidade de reforçar os serviços indispensáveis do Estado”?

Boa questão, e este projecto até é ainda mais importante tendo em conta o actual estado de emergência e o que já tentaram fazer em Abril do ano passado (sim, isso também já estava previsto nessa altura só teve foi menos enfase nos jornais), não sei se sabes mas o “Direito ao acesso livre na internet” encontra-se consagrado na carta dos direitos humanos, sendo desde 2016 um direito fundamental (ver mais aqui ), e direitos fundamentais não podem ser revertidos por leis estatais (para o bem ou para o mal, Portugal faz parte da ONU e da UE, e por isso tem que acatar “as leis deles”).
Sim eu sei que existem muitos direitos fundamentais que não são cumpridos, e também sei que muitos morrem de fome e eu estou aqui a lutar pelo direito ao livre acesso à internet, mas felizmente não são situações comparáveis entre si e temos de analisar ambas tendo em conta o país e comunidade onde se inserem.
Portanto, só para explicar um pouco mais, o projecto da EDRI vai ser para começar em Agosto deste ano até Agosto de 2022, será para ser feito em todos os países da Europa e espaço Schengen, em Portugal somos 12 os voluntários, neste momento está a ser complicado a gestão dos acessos nos mais variados operadores.
Em suma, alguém tem vontade e capacidade para ajudar?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade