Projeto de HA em Habitação nova com sistema híbrido – INTRODUÇÃO

Olá a todos,

Não sei se a minha ideia obterá o vosso apoio, ou se acham que é um assunto já amplamente discutido aqui no fórum e que basta apenas umas horas de leitura para obter mesmo resultado.

A minha ideia agregar talvez em meia dúzia de tópicos, um sistema completo de domótica. Discutirmos possíveis soluções, equipamentos etc, para uma moradia a construir de raiz (vou iniciar brevemente os projetos de especialidade) e por outro lado, ao longo da construção, partilhar convosco a implementação das soluções aqui encontradas até à conclusão da obra com os equipamentos já integrados e a funcionar no HA.

Tenho noção que este projeto será um longo caminho e que não será de todo fácil, mas na minha opinião possível.

Sei também que vão dizer já à partida que esta situação é muito subjetiva e que uma solução para mim pode não ser para outras pessoas e que tudo dependerá do valor que estamos dispostas a investir num sistema de domótica etc.

Para mim pode ser melhor instalar um sistema híbrido, com KNX; WIFI e Zigbee, e que para outros pode não o ser…

Contudo, pelas leituras que já fiz aqui no fórum, no discord etc, percebi que grande parte partilha da opinião que um sistema híbrido será uma boa opção.

Nesta fase sem falarmos para já em valores de investimento, acho que será mais ou menos consensual que se conseguirmos instalar um sistema de domótica em que consigamos obter a melhor relação/qualidade todos ficaremos satisfeitos.

Vejam se concordam com esta metodologia:

PARTE 1 – Definição dos sistemas a implementar em KNX; Wifi e Zigbee:

O objetivo deste tópico seria perceber a opinião da maioria dos membros de quais os sistema prioritários que deverão ser em KNX. Claro que o ideal era ser o sistema todo, mas colocaríamos os prioritários…

PARTE 2 – Estruturação física para implementação das soluções encontradas na PARTE 1:

Aqui o objetivo seria para cada uma das soluções que identifiquemos na PARTE 1, por exemplo: Estores elétricos – KNX – Colocação de tudo elétrico junto às caixas de estores com diâmetro de xx mm etc.

PARTE 3 – Equipamentos a instalar:

Nesta parte seria para discutirmos possíveis equipamentos a instalar em cada situação.

Por exemplo: 2 interruptores de touch e 2 manuais e respetivos link para aquisição.

PARTE 4 – Instalação dos equipamentos:

Demonstração prática da instalação dos equipamentos discutido na PARTE 3

PARTE 5 – Integração no HA

PARTE 6 – CRIAÇÃO DE AUTOMAÇÕES/CENÁRIOS/PAINEIS LOVELACE, ETC

Se calhar, para a maioria dos membros esta minha ideia não fará qualquer sentido, e por isso mesmo, gostaria de saber a vossa opinião se vale a pena iniciarmos este projeto aqui no fórum.

Muito obrigado

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade