Projeto de domótica criado de raiz, para casa construída de raiz

Venho partilhar com vocês, o meu projeto para colocar numa casa a construir de raiz.

Comecei na domótica em 2019, sem perceber nada disto, foi com um simples interruptor touch Sonoff a acender e apagar uma luz. Com o COVID, decidi apostar mais e mandei vir mais 2 interruptores para fazer uma comutação. No momento de fazer a ligação, percebi que não dava para fazer como pensava e parei por ai…… Decidi começar a pesquisar e cheguei ao HA / Sonoff mini. Em 2020 coloquei o meu apartamento todo com luzes, estores automatizados e sensores de temperatura, usando Sonoff com tasmota (tive várias lutas para conseguir perceber todo este mundo, mas com ajuda de várias pessoas e com o fórum, fui conseguindo resolver problemas).

Isto foi como abrir uma caixa de pandora, que até aqui só me fez “gozar” de todas as noites mal dormidas a volta disto. Descobrir ESP’s e ver a quantidade de coisas que peças tão pequenas conseguem fazer, desde estados de portas / janelas, sensores de pulso para portões, controlar rega em função da chuva, sensores de luminosidade, sensores de chuva, e por ai fora… tudo DIY! Descobrir o HA e ver que automações bem feitas tornam uma casa inteligente que aprende as tuas rotinas para melhorar diariamente. É sem duvida um mundo espetacular.

Com isto, e com o facto de estar para construir, queria implementar na nova casa algo que me desse total liberdade de controlo, que não dependesse de nada nem de nenhum sistema para funcionar, que fosse modular (se avariar uma peça, com 3€ trocamos em vez de ter uma placa feita e se avariar trocamos a placa que pode custar 40/50€), que quem entre não consiga ver que ali há inteligência nenhuma (só há botões tradicionais). Isto levou-me a optar por ter tasmota ou esphome.
Também queria evitar ao máximo o wifi/zigbee sabendo que há coisas que não terei outra hipótese, como por exemplo sensores de presença embutidos no teto (zigbee).

Após várias pesquisas e depois de muitos testes e vários tipos de ligações, cheguei a construção de uma caixa, que me permite ligar 16 botões físicos, e com saída para uma placa com 16 reles. Esta caixa é composta por:

• 1 WT32 ETH (com tasmota e ligação RJ45. O cérebro do sistema)
  • 2 PCF8574 (lê o estado dos 16 botões físicos)
  • 1 MCP23017 (gere a lógica dos estados dos botões)
  • 2 ULN2803A (converte o sinal 3,3V/5V para acionar reles de 24v)
  • 1 Step-down (converte 5v em 3,3v para alimentar esp)
  • 3 fusíveis na entrada dos 24v/5v/3,3v)
  • 3 leds de estado (que me indicam de algum fusível queimou)
  • Condensadores 100nf nos ESP
  • Os reles usados são RT-RXG11D24
  • As fontes de alimentação são Mean Well 5V/30A * 24V/60A

Usando tasmota e as regras certas, consigo ter os tipos de botões que quero (pressão, tradicional, estores com interlock, pulso para portões, etc…) e não dependo do HA para que eles funcionem no dia a dia.
Consigo ter luzes, estores, sensores de estado, portões, e mais algumas coisas todas geridas por RJ45. Um esp suporta tranquilamente os 16 reles e as regras que forem precisas, sem ter de o levar ao limite.

Sei que não está perfeito, mas já tenho as caixas a funcionar há uns 2 meses (em testes, porque a casa ainda está em construção) e até agora nunca falharam.

A isto e para não estar a usar esta caixa para usar estados de portões e perder reles, criei uma caixa auxiliar (que usa o mesmo ESP) para conseguir ter estados até 8 portões e 2 canais para led dim (que tenciono usar leds COB-CCT), e nessa caixa tenho:

• 1 PCF8574 (que me lê o estado de um sensor reedswitch por exemplo)
  • 4 MOSFET (controlador de potência PWM, que me permite controlar leds de 24v no ESP)

O controlo de leds não está totalmente decidido, porque só consigo controlar 1 fita por caixa e ainda não decidi onde vou ter luz indireta. Se for em vários lados, poderei ter de fazer de outra forma. Se for só em 2 ou 3 sítios, esta solução basta-me.

Ambas as caixas ainda têm alguns resistores/condensadores para que consiga melhorar a qualidade e estabilidade de todos os componentes.

Também será a estas caixas que vou ligar válvulas de esfera motorizadas e sensores de controlo de fluxo de água, para conseguir saber o gasto de água mensal (não sei se consigo real, mas aproximado consigo), e prevenir-me de alguma coisa que possa acontecer com fugas de agua. Também será para gerir água da companhia / água do poço.

Para terminar, criei uma pequena caixa para conseguir ver o consumo elétrico. Neste momento tenho no apartamento um sonoff onde lhe liguei um PZEM, e consigo ver consumos instantâneos e o gasto diário / mensal. A conta que recebo mensalmente do sensor comparado com a da fatura, não varia mais de 20/30 cêntimos. Sabendo que há dispositivos no mercado para este efeito e sabendo a qualidade que tenho no dispositivo atual que trabalha a cerca de 3 anos, optei por continuar com os mesmos produtos. Esta caixa é composta por:

• 1 WT32 ETH (com tasmota e ligação RJ45)
  • 6 diodos bat43
  • 6 PZEM V4

Vou conseguir medir as 3 fases que entram e mais 3 aparelhos, mas é possível que faça outra para conseguir medir mais aparelhos individualmente.

Estou aberto a critica, porque sei que hoje há no mercado algo mais “Plug & Play”, mas não teria o mesmo gozo que este projeto me esta a dar. Tenho plena consciência do risco que estou a tomar, porque isto não existe feito e testado, mas acredito que vá funcionar sem qualquer tipo de problema.
Mas se virem que por algum motivo isto não é viável, digam-me por favor :slight_smile:

Deixo algumas fotos…

A caixa onde vou ligar os botões físicos e os reles (Custo médio 28€)

A placa de reles (uma delas têm filtro RC Snubber que vou usar para estores, para absorver os picos quando o estore para) (o valor varia bastante, mas as primeiras que comprei de 8 reles custaram 25€, mais tarde comprei de 16 reles e custaram 65€)

A caixa onde ligo a fita led e sensores de estado (Custo médio 15€)

A caixa com os PZEM (Custo médio 45€ já com os PZEM)

A bancada de testes :slight_smile:

Bons projetos a todos!

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade