Projeto controlo de automóvel

Boas,

A pedido do @RodolfoVieira, venho partilhar o projeto (ainda em curso), para controlo de automóveis da marca Mercedes, que usem a aplicação Mercedes Me (Mercedes me connect).

1 - Será necessário estar registado, instalar a aplicação para Android ou iOS e aceitar os termos e condições do serviço;

2 - Passar a pasta mercedesmeapi e todos os ficheiros para dentro da pasta custom_components. A pasta com os ficheiros podem descarregar do seguinte link: https://github.com/ReneNulschDE/mbapipy

3 - Colocar o código abaixo no configuration.yaml:

mercedesmeapi:
  username: username da aplicação
  password: password da aplicação
  pin: pin criado na aplicação   # apenas necessária para abrir e fechar o carro
  country_code: PT
  accept_lang: en_PT
  save_car_details: true

4 - Reiniciar a máquina.

5 - Após reiniciar a máquina, deverão aparecer os valores (podem não aparecer todos), como:
binary_sensors:

- warningenginelight
  attributes: warningbrakefluid, warningwashwater, warningcoolantlevellow, warninglowbattery

- parkbrakestatus
  attributes: preWarningBrakeLiningWear

- windowsClosed
  attributes: windowstatusrearleft, windowstatusrearright, windowstatusfrontright, windowstatusfrontleft

- tirewarninglamp
  attributes: tirepressureRearLeft, tirepressureRearRight, tirepressureFrontRight, tirepressureFrontLeft, tirewarningsrdk, tirewarningsprwtireMarkerFrontRight, tireMarkerFrontLeft, tireMarkerRearLeft, tireMarkerRearRight, tireWarningRollup, lastTirepressureTimestamp

sensors:

- lock
  attributes: doorStateFrontLeft, doorStateFrontRight, doorStateRearLeft, doorStateRearRight, frontLeftDoorLocked, frontRightDoorLocked, rearLeftDoorLocked, rearRightDoorLocked, frontLeftDoorClosed, frontRightDoorClosed, rearLeftDoorClosed, rearRightDoorClosed, rearRightDoorClosed, doorsClosed, trunkStateRollup, sunroofstatus

- rangeElectricKm
  attributes: rangeelectric, rangeElectricKm, criticalStateOfSoc, maxrange, stateOfChargeElectricPercent, endofchargetime, criticalStateOfDeparturetimesoc, warninglowbattery, electricconsumptionreset, maxStateOfChargeElectricPercent, supplybatteryvoltage, electricChargingStatus, chargingstatus, soc, showChargingErrorAndDemand, electricconsumptionstart
  
- auxheatstatus
  attributes: auxheatActive, auxheatwarnings, auxheatruntime, auxheatwarningsPush, auxheattimeselection, auxheattime1, auxheattime2, auxheattime3

- tanklevelpercent

- odometer
  attributes: distanceReset, distanceStart, averageSpeedReset, averageSpeedStart, distanceZEReset, drivenTimeZEReset, drivenTimeReset, drivenTimeStart, ecoscoretotal, ecoscorefreewhl, ecoscorebonusrange, ecoscoreconst, ecoscoreaccel, gasconsumptionstart, gasconsumptionreset, gasTankRange, gasTankLevel, liquidconsumptionstart, liquidconsumptionreset, liquidRangeSkipIndication, rangeliquid, serviceintervaldays, tanklevelpercent, tankReserveLamp
  

6 - Depois podem “trabalhar” esses binary_sensors e sensors, usando o template sensor.

Para mais informações, podem consultar o seguinte tópico do forum internacional:

Deixo aqui algumas imagens da minha configuração (ainda a ser “moldada”):

5 Curtiram

Excelente Partilha obrigado.
Agora já so me falta o Mercedes :grin:

1 Curtiu

Não é um problema, também tens para o Tesla… :grin:

Boa tarde,

já integrei o mbapipy e apareceu alguns sensores.

mercedes

Consegues dar uma ajuda como integrar os valores da pressão dos pneus e os km por dia, semana, mês e ano.

no sensor aviso pneus tem lá os valores mas não consigo ir buscar.

pneus

Agradeço a tua ajuda. Obg

Podes criar template sensors, assim:

sensor:
  - platform: template
    sensors:
      18tp63_tire_pressurebar_front_left:
         value_template: "{{state_attr('binary_sensor.18_tp_63_tire_warning', 'tirepressureFrontLeft')| float}}"
         friendly_name: 'Tire Pressure Front Left'
         unit_of_measurement: ''
      18tp63_tire_pressurebar_front_right:
         value_template: "{{state_attr('binary_sensor.18_tp_63_tire_warning', 'tirepressureFrontRight')| float}}"
         friendly_name: 'Tire Pressure Front Right'
         unit_of_measurement: ''
      18tp63_tire_pressurebar_rear_left:
         value_template: "{{state_attr('binary_sensor.18_tp_63_tire_warning', 'tirepressureRearLeft')| float}}"
         friendly_name: 'Tire Pressure Rear Left'
         unit_of_measurement: ''
      18tp63_tire_pressurebar_rear_right:
         value_template: "{{state_attr('binary_sensor.18_tp_63_tire_warning', 'tirepressureRearRight')| float}}"
         friendly_name: 'Tire Pressure Rear Right'
         unit_of_measurement: ''

Também podes visualizar com atributos no cartão Entidade:

Para os km usei o utility meter:

utility_meter:
  18_tp_63_km_diario:
    source: sensor.18_tp_63_odometer
    cycle: daily
  18_tp_63_km_semanal:
    source: sensor.18_tp_63_odometer
    cycle: weekly
  18_tp_63_km_mensal:
    source: sensor.18_tp_63_odometer
    cycle: monthly
  18_tp_63_km_anual:
    source: sensor.18_tp_63_odometer
    cycle: yearly

Desde já muito obrigado pela a tua ajuda.
Eu só comecei a usar HA faz 1 mês e ando ainda aos papeis.

pelo card já percebi como se vai buscar os outros valores.

mas pelo código yaml eu copiei para o meu configuration.yaml fiz restart e não me aparece os sensores criados.

Reiniciaste o HA por aqui?
image

Sim. E não fez nada. os sensores não aparecem.

Não tens erros no log?

@JSilva @Almeida para uma diálogo mais directo sugiro que “falem” no discord, depois o @Almeida coloca aqui a solução final :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade