Projecto Ha primeiros passos

Boa noite,
Abro este post para partilhar o meu projecto convosco.

Mesmo estando numa fase muito inicial, já começo a ter algumas coisas.

Infraestrutura rede cobre Cat6a
Bastidor 9U a definir
Pach Panel Deleycon 24P modular keystone cat6a
Ubiquiti Networks USG-Pro
Unifi US-16-150W Managed NSw
2 Ubiquist Ap Nano Hd

Neste momento tenho 1 Nuc i5 16gb ram, m.2 optane 16gb com Vmw 6.7 e hassio a correr em Vm num disco Ssd 500gb para ir me familiarizando sempre que posso.

Inicialmente equacionei adiquirir um Jetway com 2 portas de rede para virtualizar de forma a ter, Pfsense, Ha e Elástix.

Tenho um Nas asustor que possívelmente darei outra utilização.

Hassio com tomada tp link e hue e lamapada. Ainda não estou em “modo” Lovelace.

Irei actualizando com o decorrer do projecto

Que SO estás a correr no NUC? Eu pessoalmente aconselho o Proxmox devido ao baixo consumo de recursos e a enorme facilidade de criar snapshots (tem o mesmo nome que as do HA mas não são a mesma coisa) e a rapidez a reverter desses snapshots caso alguma coisa corra mal. Podes inclusivamente ter dois ou mais HA a correr e usar um para produção e outro para testar configurações ou correr as versões beta do HA para veres antecipadamente as novidades introduzidas no HA (o @Encarnacao faz precisamente isso).

E tendo em conta a maquina que tens aí, já tens equipamento preparado para o futuro. Aconselhava apenas mudar para um disco maior (referes um optane de 16Gb mas deve faltar um zero :wink:), um disco externo para os backups automáticos das VMs e a indispensável UPS.

2 Curtiram

Neste momento tenho o Esxi 6.7 e uma Vm como hassio.
Já tinha lido os teus 3 manuais de instalação do proxmox que me deixou bastante curioso.

Em relação ao disco m.2 tem mesmo 16gb. Veio assim quando comprei. apenas adicioneio o ssd de 500gb.
Neste momento o Esxi está no m.2 e a Vm com o hassio, no ssd de 500gb.
Que tamanho de m.2 recomendas para ter o proxmox ou o esxi sendo que tudo o resto ficará no ssd?

Em relação à ups e disco externo, já terei tudo na altura em que o sistema operacional.

Se o SSD é interno, possivelmente o teu NUC suporta funcionamento em RAID e se assim for troca por um m.2 de 500Gb. Assim ficas com mais espaço disponível e com RAID ficas com outra segurança caso tenha uma avaria no SSD ou m.2.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade