Programador de caldeira

Bom dia.
Preciso de ajuda num projeto que estou a iniciar aqui em casa.
Tenho uma caldeira a gás, modelo Chaffoteaux Niagara C 30 FF, o aquecimento dos radiadores da casa é feito manualmente.
Gostava de automatizar e programar para ligar/desligar a uma determinada hora e dia da semana.
Podem dar uma ajuda?

Atentamente
Sérgio Carvalho

Ora boas.
Eu tenho aquecimento central também com caldeira a gás. Honestamente acho que ligar e desligar por horas não é nada eficiente acredita, eu já usei essa solução… Mas de qualquer forma é bem melhor que manualmente claro…

Posso deduzir que usas Home Assistant certo ??

Na tua caldeira podes ligar um shelly, ou outro dispositivo qualquer que tenha possibilidade de contato seco ( sem tensão ), e ligar nos bornes ligação do termostato.

Neste momento deves ter lá um shunt, que permite que a caldeira funcionem sem termostato ambiente, é retirar esse shunt e meter o device para ligar e desligar remotamente.
Depois disso dependendo do que tens em casa ou do que queres colocar, podes criar um termostato juntanto um sensor de temperatura, e dessa forma além de escolheres horarios, a caldeira vai regular temperatura ambiente, que é muito mais eficiente do que estar apenas a regular a temperatura da água dos radiadores.

Eu tenho uma solução exatamente igual, mas numa caldeira Baxi.

1 Curtiu

Bom dia Jorge.
Neste momento ainda não tenho o Home Assintant, uma vez que comecei só hoje a pesquisar sobre o assunto.
O que aconselhas para a criação do termostato com sensor de temperatura.
Necessito de colocar sensores em todas as divisões, se sim quais?
Desculpa as questões mas estou numa fase muito embrionária.

Obrigado
Sérgio

Se não tens home assistant talvez o caminho para melhorares já a questão da caldeira, seja colocar lá um shelly 1… Assim ficas já com comando do aquecimento no telefone, até podes criar horarios e tudo… E é um dispositivo que um dia mais tarde que queiras aventurar-te pelo home assistant é totalmente compativel e bom.

Mais tarde se fores para o Home assistant podes criar um termostato generico ( controlado em software ) desde que tenhas algo que opere a caldeira ( shelly que referi lá atrás) e uma temperatura pelo menos…

Relação a temperatura eu por ex uso o valor médio de 3 divisões diferentes, mas isso depois depende de cada um, e dos sensores que tens disponiveis e tal.

Nesta fase embrionaria em que estas, é normal haver confusão, achares que não entendes nada do assunto e que mais vale esquecer tudo, mas acredita que é simples, alias é mais simples ou complexo mediante vamos aprendendo e querendo mais … O importante é não comprar nada de cabeça quente ou sem ler/perguntar a quem tem mais experiencia, isto para evitar ir por caminhos errados que mais tarde te obrigam a trocar coisas…

Vou começar por instalar o Shelly 1.

Obrigado

Lembra te que no contacto que vais usar, não é para meter tensão…

Vou fazer umas pesquisas no youtube




Tiras o shunt que está no TA1, e ligas ao 0 e 1 do Shelly.
Depois ves onde entra a F e N dos 220v que alimenta a caldeira, e metes a alimentar também o L e N do shelly.
O SW do shelly podes ou não usar, se quiseres ter um pequeno botão para ligar e desligar o aquecimento, caso fiques sem net ou sem router, Nesse caso pegas num F ligas num interruptor, e a saida do interruptor ligas no SW, assim sempre que ligares o interruptor vais dizer ao shelly para ligar ou desligar.

1 Curtiu

Muito obrigado.

Abraço
Sérgio

Boa tarde.
Shelly 1 ligado e a funcionar.

Fantástico Post.

Estou a pensar fazer exatamente isto mas com uma BomBa de Calor DAIKIN.

porventura já alguém realizou esta aventura, para saber se funciona bem?
Isto, porque em príncipio será o técnico q ir montar isto (se bem que o mesmo diz nunca ter experimentado).

cumprimentos,

Se a bomba calor tiver contacto seco para termostado ou relogio, podes fazer isso sem problema.

Ha um modulo próprio da daikin para ligar a internet.

Viva,
Tenho uma caldeira a gás Roca NR-15/20 que é usada para aquecimento central mas também para AQS. A caldeira tem os modos de Verão (apenas AQS) e Inverno (AQS e aquecimento central) que são ativados por dois botões.

Com esta solução consigo alterar entre os modos?

fig6
ligação

Obrigado

Vou ficar a seguir este tópico, porque brevemente vou instalar uma caldeira Baxi e quero controlar o aquecimento central.
Se calhar vou ter de chatear o @JorgeTeixeira, se ele deixar, claro. :slight_smile:

Já alguem instalou o shelly numa caldeira da vulcano lifestar connect?

se sim, funciona bem e qual a temperatura da agua que definem na caldeira?

Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade