Procuro Consultor Home Assistant – Moradia no Algarve

Estou a construir uma moradia de luxo em Loulé (~800m²) com conclusão prevista para final de 2026. Procuro um consultor ou empresa para ajudar na integração de Home Assistant.

O Projeto:
• 3 pisos: Cave, Rés-do-chão, 1º andar
• Infraestrutura já planeada: rede Cat6A, WiFi Ubiquiti, CCTV, cablagem para colunas de teto
• Fio neutro em todos os interruptores (preparado para relés inteligentes)
• ~55 pontos de iluminação, 16 motores de cortinas, AVAC com WiFi

O Que Preciso:
• Revisão do plano de hardware
• Instalação e configuração do Home Assistant Green + ZBT-2
• Integração: iluminação (Shelly/Aqara), cortinas, AVAC, áudio, segurança
• Configuração de dashboards e automações
• Formação para eu próprio gerir o sistema

• Início dos trabalhos: Final 2026 / Início 2027

Tenho plantas e especificações técnicas detalhadas para partilhar.

Se tens experiência com Home Assistant e disponibilidade para este projeto, envia mensagem!

Obrigado

Olá,

Eu não sou o consultor que procura,vivo longe e não tenho os conhecimentos ou prática em algumas tecnologias para o poder realizar, no entanto, depois de ler o que tem já e o que pretende, venho só deixar dois tópicos para leitura…

Não sei em que fase está o projeto ou construção e vi que tem já vários pontos pensados, mas considerando a dimensão do projeto, talvez a solução por si idealizada possa não ser a melhor.
Eu fiz uma reconstrução de uma moradia antes de me iniciar no HA, tenho 14 motores de cortina, muitos pontos de luz, tomadas de energia que gostaria de controlar e monitorizar, … no meu caso nem neutro tenho nos interruptores e cada vez que adiciono um dispositivo IOT tenho de o passar. Não fiquei com um local para um bastidor e até agora tenho o router do operador no quadro ITED, router próprio+ups+HA num armário na garagem, faltou a rede de energia com UPS para coisas criticas, etc.

Se fosse hoje, preferiria ir para o KNX caso pudesse efetuar esse investimento, centraria todo o controlo nos quadros elétricos e não nos locais dos interruptores.
Colocar tantos shellys e outros módulos é prático e fácil para se ir adicionando, mas no final, serão dezenas de dispositivos para manter, atualizar, poder originar falhas.

Mas, dê uma leitura neste dois tópicos e procure para internet ou falando com o Gemini ou outra IA:

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade