Boas pessoal, vou construir uma casa térrea, começar em final de Setembro e queria aproveitar a fase de construção para colocar já cabos e definir os locais para colocação dos aparelhos/sensores/tomadas ,etc…
Necessito da vossa ajuda e experiência no que toca ao melhor sistema para esta planta que vou colocar em anexo e se vocês mudavam algo. A ideia era ter um sistema que trabalhasse local e não por wifi ou seja optar por tecnologia Zigbee. A minha ideia era ter na despensa o Router, switch e um servidor ( precisava da vossa opinião, que tipo de mini pc) com home assistant e um Hub central (touch) no corredor. E controlar por voz, na sala/cozinha e quarto através da Alexa.
Abaixo vou colocar o que acho que seja necessário para cada divisão em termos de ethernet:
• Sala de estar
o Smart tv
o Box de TV
o Consola de jogos
o Android Box
o Ponto de Acesso (AP) para expandir WI-FI
o Câmara interior?
Total recomendado: 6 cabos (colocar 2 caixas duplas atrás da TV + 1 ponto no teto/parede para AP).
• Escritório
o Computador fixo e portátil
Total recomendado: 2 cabos
• Quartos (Hóspedes e Principal)
o Smart tv
Total recomendado: 2 cabos por quarto (um ponto duplo é o ideal).
• Cozinha
o Smart tv
Total recomendado: 2 cabos (Extra (futuro IoT/aparelho inteligente)
• Hall
o Dashboard
Total recomendado: 1 cabo
• Despensa
o PC servidor
o Switch
o Router
Total recomendado: 3 a 4 cabos internos (servidor + expansão)
• Jardim
o Câmara exterior
Total recomendado: 2 cabos (AP de jardim ou ex: rega inteligente)
• Entrada fora de casa
o Câmara exterior
Total recomendado: 1 cabo
Não sei se me estará a escapar alguma coisa (provavelmente sim), daí pedir a vossa ajuda.
Só de referir que queria integrar AC, rega e queria ter sensores de movimento em certas partes, sensores de temperatura e iluminação e estores elétricos. Li sobre o sistema KNX mas neste caso iria ficar fora do orçamento pois está um pouco limitado e seria para eu ir integrando aos poucos.
Quais as vossas opiniões / recomendações para um leigo como eu.
Cumprimentos.