Construção de casa, dúvidas na construção da minha smart home

Boas pessoal, vou construir uma casa térrea, começar em final de Setembro e queria aproveitar a fase de construção para colocar já cabos e definir os locais para colocação dos aparelhos/sensores/tomadas ,etc…

Necessito da vossa ajuda e experiência no que toca ao melhor sistema para esta planta que vou colocar em anexo e se vocês mudavam algo. A ideia era ter um sistema que trabalhasse local e não por wifi ou seja optar por tecnologia Zigbee. A minha ideia era ter na despensa o Router, switch e um servidor ( precisava da vossa opinião, que tipo de mini pc) com home assistant e um Hub central (touch) no corredor. E controlar por voz, na sala/cozinha e quarto através da Alexa.

Abaixo vou colocar o que acho que seja necessário para cada divisão em termos de ethernet:

• Sala de estar
o Smart tv
o Box de TV
o Consola de jogos
o Android Box
o Ponto de Acesso (AP) para expandir WI-FI
o Câmara interior?
Total recomendado: 6 cabos (colocar 2 caixas duplas atrás da TV + 1 ponto no teto/parede para AP).

• Escritório
o Computador fixo e portátil
Total recomendado: 2 cabos

• Quartos (Hóspedes e Principal)
o Smart tv
Total recomendado: 2 cabos por quarto (um ponto duplo é o ideal).

• Cozinha
o Smart tv
Total recomendado: 2 cabos (Extra (futuro IoT/aparelho inteligente)

• Hall
o Dashboard
Total recomendado: 1 cabo

• Despensa
o PC servidor
o Switch
o Router
Total recomendado: 3 a 4 cabos internos (servidor + expansão)

• Jardim
o Câmara exterior
Total recomendado: 2 cabos (AP de jardim ou ex: rega inteligente)

• Entrada fora de casa
o Câmara exterior
Total recomendado: 1 cabo

Não sei se me estará a escapar alguma coisa (provavelmente sim), daí pedir a vossa ajuda.
Só de referir que queria integrar AC, rega e queria ter sensores de movimento em certas partes, sensores de temperatura e iluminação e estores elétricos. Li sobre o sistema KNX mas neste caso iria ficar fora do orçamento pois está um pouco limitado e seria para eu ir integrando aos poucos.
Quais as vossas opiniões / recomendações para um leigo como eu.

Cumprimentos.

na questão da ethernet o teu projecto ITED já deve complementar grande parte dos pontos que queres acesso na casa, á excepção dos APs e das cameras, podes incluir tudo no projecto ITED, basta pedires ao técnico quantos pontos queres e onde e ficas com um projecto completo.

devo lembrar que o ITED é uma pequena parte do sistema de domotica da casa, a parte eléctrico e a integração com todas as maquinas da casa implica uma boa projecção da cabelagem e tubos e no teu caso não sei se não terás de ter projecto eléctrico para no final para ter licença.
Eu recomendo KNX e foi o que apliquei na minha casa nova, estou aqui á 2 meses mais ou menos, ainda estou a programar varias coisas da casa, no entanto o knx é muito fiável, comprei o material á 2 anos para testes e apliquei o na casa e tudo a funcionar sem problemas.

eu mostro te o meu projecto da minha casa feito por mim:

eu para teres noção eu tenho dois quadros eléctricos de 100cm por 50cm para poder ter todos os equipamentos knx e protecções eléctricas, mais o quadro ITED feito pelo projectista mais um bastidor que ficou fora do projecto(infelizmente).

mesmo usando knx para simplificar a instalação consegues ver a quantidade de tubos que tive de passar, a imagem não mostra os tubos todos do quadro.

tenho na casa controlo de:
estores,
luzes dimmer, varios tipos directa e indirecta
sensores em todas as portas
sensores em todas as janelas
aberta de portas electrica com estado (so duas)
abertura de portões com estado
sensores de movimento
sensores de fuga de agua nas salas húmidas (em caso de tubos rotos)
controlo da agua através de electrovalvula de corte mais sensores de pressão e caudalimetro
sensores de temperatura, humidade ,CO2 e partículas
sensores de luminosidade
sensores de temperatura na tubagem de agua quente e controlo da recirculação da agua.
controlo do piso radiante
controlo do VMC
CCTV integrado no sistema unifi e no home assistant com stream para HomeKit interior e exterior da casa.
pre cabelagem para sistema de Som embutido no tecto em todas as areas da casa.
varios zonas de acesso gráfico ao sistema da casa,

basicamente todo o que é possível controlar na casa tenho sensores e actuares ligados ao KNX…

qualquer duvida que tenhas diz

PS: na minha opinião melhorava o layout da casa, acho estranho os dois quartos separados, e a casa de banho de serviço tem a porta directa para a cozinha… não acho uma grande ideia.

Muito obrigado pela tua resposta completa, essa planta não está totalmente actualizada, a casa de banho vai ficar onde está a despensa e vice versa, sendo que queremos uma dispensa maiorzita como não temos garagem.
A questão dos quartos, como é uma moradia geminada e do outro lado temos um campo agrícola, não temos janelas laterais e tem de haver um jardim exterior para entrar iluminação na casa, daí esse quadrado que vez é o jardim. Em relação ao KNX, parece-me que no meu caso iria ficar muito caro, temos um orçamento mais reduzido e parece-me bastante mais confuso ou com menos informação, mas posso estar enganado claro.

Em relação ao jardim em vez de fazeres um do tamanho do quarto porque nao experimentas dividir aquele em dois! Assim és capaz de conseguir mais luz noutras zonas da casa e reorganizar a casa melhor. É só a minha opinião! Ou fazer um jardim mais pequeno.

No caso do KNX sim é caro independente de ser para ti ou para outro, a vantagem é que não precisas de instalar tudo de uma vez. O bus do knx permite a flexibilidade de poder ser estendido para outros sensores/actuadores sem problemas. O bus sao dois fios que fazem a comunicação e a alimentação aos aparelhos, isto quer dizer que se no futuro quiseres aplicar outro aparelho ou sensor ao lado, basta ligares o cabo em paralelo com o ultimo sensor e programas e está feito.
Em relação á falta de informação existe muita na net inclusive uma formação online no próprio site do KNX que depois da te desconto para poderes comprar o ETS. A promoção é muito simples e é do género drag and drop e habilitar/desabilitar opções… tudo está estruturado como deve ser e todos os equipamentos KNX trazem um manual com a informação toda da sua instalação e programação, é uma das vantagens do KNX, é tudo muito parecido e tudo têm informações do fabricante sobre como programar e como instalar e equipamento.
Outra vantagem é a quantidade de empresas a produzir equipamentos KNX. Tens centenas de empresas em todo o mundo a produzir equipamentos, para KNX. Tens uma grande variedade de equipamentos no mercado com diferentes marcas todos compatíveis uns com os outros.
Outra vantagem é a retro compatibilidade, tens instalações já com 15 anos que continuam operacionais e mesmo os equipamentos ainda são compatíveis com o ETS mais recente e podem ser programados, independentemente da marca ou fabricante.
A durabilidade, tens muitas instalações KNX no mercado algumas com mais de 15 anos que demostram bem a durabilidade dos equipamentos e do próprio sistema. KNX já está no mercado á muito tempo.
E a grande vantagem de todas, é um sistema 100% local que permite integrar com o home assistant sem problemas. É aqui que poupas muito dinheiro em interfaces e modulos de logica já que o home assistant pode fazer isso sem problemas. Infelizmente ainda não tenho a minha interface pronta mas mo futuro espero publicar aqui isso, e fazer um topico com todas as automações da casa.

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade