Problemas de comunicação tasmota com wifi

Bom… Hoje começei então a flashar o sonoff que tenho no quarto.desmontei , flashei com a opção de erase all. Fez tudo completo, introduzi-lhe os dados todos. Fiz os teste e estava tudo a funcionar e decidi instalar o sonoff no local…
Passado uns momentos fui fazer uma verificação e reparei que os sintomas estavam iguais.
Não compreendo o porquê , visto ter ontem feito o teste com um dual que aqui tenho , já lá vão mais de 24 horas e está impecável… Não entendo mesmo o que é que se pode estar a passar.

Tenta trocar o equipamento por um igual para o mesmo local e verificar o comportamento.

Não tenho… Apenas tenho este T1 e utilizo-o no quarto, por ter RF e assim poder abrir ou fechar por comando.
Poderia usar um dual e através do rf Bridge usar o comando e fazer subir as persianas ou fazelas descer, mas não como fazer parar quando quero e com o T1 isso faz. O problema é que para além disso, agora depois de flashar por cabo, agora a persiana sobe sózinha… Pensei ser ghost e desliguei os interruptores , mas nada.
Na informação do sonoff, diz-me sempre que o motivo do restart é devido a External system.

Se sobe sozinha deve ser um problema de retain…

Na consola do sonoff pus o powerretain1!cada vez que executa fica sempre escrito (retained)

Mas afinal o que é o “external system”?

Retain no HA, isto é… Ainda que fizesse reboot não devia subir…

Por vezes o problema com as ligações Wi-Fi é o canal estar saturado… Tenta mudar o canal no router…

Os canais no router estão em modo automático!

Analisa o ambiente Wi-Fi e escolhe um canal…

Mas só me está a acontecer neste e foi depois de o ter re flashado

O ideal seria trocar por um equipamento idêntico para entender se é de circunstâncias (interferências elétricas, rádio,…) que rodeiam o esp conforme referi.

Caso pretendas ter, eventualmente, mais informação sobre o erro deves aumentar o nível de log.

Contudo, estes restarts estão normalmente relacionados com problemas de hardware, quando os cenários identificados acima são excluídos.

Bom dia Luis.
Já troquei o equipamento, embora na seja o mesmo modelo. O assunto está resolvido e pelo menos não sobe sozinho. Fiquei com a sensação que houve uma solda que se partiu e que embora a tenha soldado, como a placa tem pistas duplas, se calhar houve ali qualquer coisa que não ficou bem.
Adiante.
O problema aqui é que o que me chateava, continua a chatear, ou seja. Peguei num dual novinho e flashei tasmota.
Configurei tudo e ficou como persiana de teste. Esteve 2 dias ligado à corrente e não houve uma falha.
Peguei no sonoff e substitui pelo t1 que estava mal.
A verdade é que, embora não suba, reinicia. Isso é que me está a dar cabo da cabeça. Porque é que na sala não reiniciou e agora no quarto, reinicia.

Provavelmente por problemas no sinal Wi-Fi, como já te tinha dito… :wink:

Se para a mesma função, só mudas a localização e partindo do pressuposto que as ligações elétricas estão Ok… então, não acredito que exista outro motivo para além do que o @Maddoctor já disse: rede Wi-Fi .

Tenta verificar qual é a força do wifi no tasmota e coloca um wifi analyzer no telemóvel para verificar se no local onde estás a instalar o equipamento tens boa qualidade de sinal (força e pouca concorrência de outras redes vizinhas). Garante que o teste de análise está a ser realizado a horas do dia em que o caso possa acontecer com mais frequência e mantendo outros equipamentos em funcionamento (PC, telemóveis, tablets, …)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade