Problemas com o acesso externo ao HA

Bom dia a todos.
Seguindo a vossa ajuda já instalei o proxmox e tenho o HA a correr na máquina virtual, tenho o samba e o Mosquito a funcionar no HA. Ainda não instalei mais nada nem comecei a instalar os meus shelly porque antes quero garantir acesso “seguro” quer na rede interna quer externa.
Tenho o router do operador em bridge e instalei um router Asus RT-AC1900U para gerir a minha rede interna.
Entretanto configurei no router a minha VPN ou seja todo o meu tráfego para exterior vai VPN.
Com esta configuração acedo em casa á minha rede, mas não consigo aceder ao HA e ao proxmox via browser (não tentei via terminal).
Quero tornar também possível aceder à minha rede e HA via VPN do exterior.
Provavelmente terei que configurar portas no router, e no router operador usar DMZ ou também direccionar portas.
Mais uma vez preciso da vossa orientação e ajuda.
Muito obrigado

Quando dizes que não acedes ao HA e proxmox via browser a partir de casa, foi só depois de consigurares a VPN? Estás a utilizar para o HA http:ip:8123 e para o proxmox https://ip:8006 ?

Vê se não criaste regras na firewall do router para limitar por exemplo só a gama de IPs da VPN a aceder à gama de IPs onde tens o HA e proxmox.

Se tens o router do operador em modo bridge e um cabo de rede provavelmente da porta 4 do router do operador ligado à WAN do Asus, no router do operador não tens de alterar mais nada. Todas as configurações passam a ser no Asus.
Também utilizo o router do operador em modo bridge e desliguei o wireless do router do operador.

Se configuraste uma VPN tipo OpenVPN ou Wireguard no Asus, tens de abrir uma porta no router Asus para a VPN funcionar. Vê qual a porta que está configurada e o IP atribuido à VPN para criares essa regra no router.

Depois de teres a VPN a funcionar e conseguires estabelecer ligação do exterior para a tua rede interna, todo o acesso ao HA, proxmox e outros, é utilizando os mesmos IPs que utilizas quando estás a aceder a partir da tua rede interna em casa.

@FSousa obrigado pela resposta.
Estou a utilizar tanto para HA http:ip:8123 como para proxmox https://ip:8006 e deixei de ter acesso quando configurei a VPN.
Dentro do router limitei-me a seguir as instruções do fornecedor VPN, não implicou mexer em portas apenas no WAN DNS.
O estranho é que todos os dispositivos na minha rede eu consigo aceder à excepção do mini PC onde está HA / proxmox.
Como vou qual é a porta configurada para VPN? No router na aba das portas não tenho nenhuma.
Obrigado pela Ajuda

Confirma que estás a utilizar o IP correto para aceder ao minipc.

Fizeste reserva do IP do HA e do proxmox no router para manter sempre o mesmo?
Vê no router qual o IP que está a ser atribuído ao HA e ao proxmox.

Se não conseguires encontrar essa informação no router, podes utilizar a aplicação Fing para Android para puderes ver todos os IP atribuídos aos equipamentos ligados na rede.

@FSousa

Tenho reserva de IP tanto para proxmox como para HA no router.

Creio que faltará mesmo configurar as portas no router.

Para aceder ao HA e proxmox dentro da tua rede, a partir de casa, a configuração da VPN não influencia, ou estás a tentar utilizar a VPN num PC ou telemóvel ligado à tua rede interna?

Tenta primeiro resolver o problema do acesso ao HA e proxmox dentro da rede para depois passares à configuração da VPN.

Como não conheço esse router não posso ajudar na configuração da VPN. Tenta procurar no YouTube como configurar a VPN.

@FSousa

Obrigado pela ajuda.
Já descobri o problema do não acesso rede interna :blush: .
Houve uma falta de energia, durante a noite, o mini pc ficou desligado. Ao reiniciar já está normal. Como de manhã ainda não tinha acedido ao HA e apenas alterei no router a VPN fiquei com a idéia (errada) que seria das alterações realizadas.
Para salvaguardar no futuro situações semelhantes, provavelmente terei de pensar numa UPS.
Agora a questão seguinte será conseguir acesso do exterior, que portas ou configurações terei de fazer.

O MiniPC tem de certeza absoluta uma opção na BIOS para o que deve fazer em caso de falha de energia.

@j_assuncao Obrigado pela dica, vou averiguar no mini PC.

Agora ainda estou a tentar perceber como vou orientar o acesso externo por meio da VPN.

A post was split to a new topic: Configuração de VPN para HA


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade