Bom dia a todos.
Seguindo a vossa ajuda já instalei o proxmox e tenho o HA a correr na máquina virtual, tenho o samba e o Mosquito a funcionar no HA. Ainda não instalei mais nada nem comecei a instalar os meus shelly porque antes quero garantir acesso “seguro” quer na rede interna quer externa.
Tenho o router do operador em bridge e instalei um router Asus RT-AC1900U para gerir a minha rede interna.
Entretanto configurei no router a minha VPN ou seja todo o meu tráfego para exterior vai VPN.
Com esta configuração acedo em casa á minha rede, mas não consigo aceder ao HA e ao proxmox via browser (não tentei via terminal).
Quero tornar também possível aceder à minha rede e HA via VPN do exterior.
Provavelmente terei que configurar portas no router, e no router operador usar DMZ ou também direccionar portas.
Mais uma vez preciso da vossa orientação e ajuda.
Muito obrigado
Quando dizes que não acedes ao HA e proxmox via browser a partir de casa, foi só depois de consigurares a VPN? Estás a utilizar para o HA http:ip:8123 e para o proxmox https://ip:8006 ?
Vê se não criaste regras na firewall do router para limitar por exemplo só a gama de IPs da VPN a aceder à gama de IPs onde tens o HA e proxmox.
Se tens o router do operador em modo bridge e um cabo de rede provavelmente da porta 4 do router do operador ligado à WAN do Asus, no router do operador não tens de alterar mais nada. Todas as configurações passam a ser no Asus.
Também utilizo o router do operador em modo bridge e desliguei o wireless do router do operador.
Se configuraste uma VPN tipo OpenVPN ou Wireguard no Asus, tens de abrir uma porta no router Asus para a VPN funcionar. Vê qual a porta que está configurada e o IP atribuido à VPN para criares essa regra no router.
Depois de teres a VPN a funcionar e conseguires estabelecer ligação do exterior para a tua rede interna, todo o acesso ao HA, proxmox e outros, é utilizando os mesmos IPs que utilizas quando estás a aceder a partir da tua rede interna em casa.
@FSousa obrigado pela resposta.
Estou a utilizar tanto para HA http:ip:8123 como para proxmox https://ip:8006 e deixei de ter acesso quando configurei a VPN.
Dentro do router limitei-me a seguir as instruções do fornecedor VPN, não implicou mexer em portas apenas no WAN DNS.
O estranho é que todos os dispositivos na minha rede eu consigo aceder à excepção do mini PC onde está HA / proxmox.
Como vou qual é a porta configurada para VPN? No router na aba das portas não tenho nenhuma.
Obrigado pela Ajuda
Confirma que estás a utilizar o IP correto para aceder ao minipc.
Fizeste reserva do IP do HA e do proxmox no router para manter sempre o mesmo?
Vê no router qual o IP que está a ser atribuído ao HA e ao proxmox.
Se não conseguires encontrar essa informação no router, podes utilizar a aplicação Fing para Android para puderes ver todos os IP atribuídos aos equipamentos ligados na rede.
Tenho reserva de IP tanto para proxmox como para HA no router.
Creio que faltará mesmo configurar as portas no router.
Para aceder ao HA e proxmox dentro da tua rede, a partir de casa, a configuração da VPN não influencia, ou estás a tentar utilizar a VPN num PC ou telemóvel ligado à tua rede interna?
Tenta primeiro resolver o problema do acesso ao HA e proxmox dentro da rede para depois passares à configuração da VPN.
Como não conheço esse router não posso ajudar na configuração da VPN. Tenta procurar no YouTube como configurar a VPN.
Obrigado pela ajuda.
Já descobri o problema do não acesso rede interna .
Houve uma falta de energia, durante a noite, o mini pc ficou desligado. Ao reiniciar já está normal. Como de manhã ainda não tinha acedido ao HA e apenas alterei no router a VPN fiquei com a idéia (errada) que seria das alterações realizadas.
Para salvaguardar no futuro situações semelhantes, provavelmente terei de pensar numa UPS.
Agora a questão seguinte será conseguir acesso do exterior, que portas ou configurações terei de fazer.
O MiniPC tem de certeza absoluta uma opção na BIOS para o que deve fazer em caso de falha de energia.
@j_assuncao Obrigado pela dica, vou averiguar no mini PC.
Agora ainda estou a tentar perceber como vou orientar o acesso externo por meio da VPN.