Problemas ao configurar Unifi USG

Bom dia!

Estou interessado em trocar o meu router da vodafone inteiramente pelo USG mas estou a ter dificuldades no processo. Podem dizer se a explicação que está acima para a MEO é igual para a vodafone? Obrigado

1 Curtiu

Bem vindo ao fórum da CPHA @Ricardo_Santos2 e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Em relação à tua dúvida podes passar no nosso Discord.

1 Curtiu

Feito! Era impecável se conseguisse fazer isso.
Obrigado

Boas malta

Estou a tentar configurar o meu router Ubiquiti USG PRO com o modulo UF-GP-B+ para receber diretamente a fibra do ISP, vodafone neste caso.
A vodafone recusa-se a dar os dados de user e password para registar a ont.
Alguem já conseguiu por a funcionar o seu USG seu com a vodafone?

Agradeço a vossa ajuda

Olá @Rodrigo_Mendonca. Como deves compreender esse assunto saí totalmente fora do âmbito deste fórum.

Caso queiras, podes passar no nosso servidor de Discord onde tratamos também de temas mais offtopic.

https://discord.gg/Mh9mTEA

Mesmo sendo fora do âmbito do forum também estou interessado nesta ligação directa e retirar o router da Vodafone

A mesma resposta se aplica…

Gostaria de perguntar se você sabe como programar o USG para uma conexão de Internet dedicada com IP fixo.
Eu tenho um Meo ONT7-SFU conectado à WAN da USG e Lan à Unifi switch 16. Também tenho uma Cloud Key Gen 2 + conectada à switch.
O Meo deu me dois IPs, máscaras de sub-rede e DNS´s que devem ser configurados no USG, mas não consigo encontrar uma maneira de configurá-lo, porque tudo o que ele oferece é DHCP, IP estático ou PPPOE.
Tentei encontrar essas informações on-line, mas não obtive êxito.
Eu apreciaria muito se você puder ajudar ou conhecer alguém que possa.

Viva,
Sei que é ligeiramente off topic, mas seria possivel partilhar as configurações do FreePBX para a vodafone?
Estou as voltas com isto e estou farto de esbarrar contra uma parede.

Consigo receber chamadas, mas não consigo fazer. recebo sempre um erro 503 e diz que todas linhas estão ocupadas. Portanto imagino que tenha algum problemas na config.
Obrigado

Olá @bassopt

Como deves compreender esse assunto saí totalmente fora do âmbito deste fórum.

Caso queiras, podes passar no nosso servidor de Discord onde tratamos também de temas mais offtopic-

https://discord.gg/Mh9mTEA

Eu sei, e desde já peço desculpa… vou passar no discord pode ser que alguém me consiga ajudar. Estou a bater com a cabeça nas paredes.

Boa noite.
Tenho o Meo fibergateway em modo bridge com um router wireless Asus RT-AC88U.
O wifi está desligado no Meo fibergateway a box está ligada no router da Asus.
Até ao momento está tudo ok e a funcionar sem problemas.
Mudei de casa e necessito de ligar mais dispositivos, pelo que irei adquirir o switch unifi USW-24POE e 1 ou 2 AP’s para ligar ao switch e espalhar wifi pela casa.
Gostaria de saber o seguinte:
1 - é possível anular o fibergateway e ligar a fibra diretamente a algum outro gateway da unifi, conseguindo igualmente ter net e serviço de televisão por RF e pela box, pois tenho mais que uma TV e só numa tenho a box.
2 - se tal não for possível, o que recomendam para ligar entre o fibergateway e o switch, de modo que consiga ter a meo box a funcionar apartir de um dos AP’s que está ligado depois do switch?

Podes ligar de 2 formas:
1 - Pedir a substituição do atual equipamento para um router e ont em separado. Neste caso, podes retirar o router e utiizar somente o da unifi, garantido a internet pelo mesmo e sinal de rf pelo ont.
2 - Colocar o atual router em modo bridge e ligar a porta 4 a porta de wan do unifi, conforme tens com o asus.

Em ambos os casos podes utilizar qualquer router da unifi, mudando só o modelo conforme as tuas necessidades em termos de performance e formato.

Obrigado pela resposta.
Era a ideia que tinha de fazer.
Ligo o fibergateway em bridge ao USG e o USG ao switch, até aí tudo tranquilo.
Se ligar o atual router asus ao switch, será que se ligar na mesma a box meo apartir do router asus irei ter TV sem stress?
Atualmente tenho o fibergateway em bridge com o asus e a box ligada ao asus e funciona tudo bem.

Confirma-se o que eu suspeitava.
Tenho ligado deste modo:
Fibergateway - USG - Switch USW - Box Meo (já retirei o router asus para despiste).
Tenho tudo a funcionar excetuando a TV que falha passados alguns segundos :frowning:
Está-me a faltar alguma config certamente, pois se eu ligar a box sozinha pela outra ligação ZAP até a uma das outras 3 portas do fibergateway, tenho TV a funcionar na boa.
Será que não há maneira de ligar normalmente pelo switch? É que tinha outros planos para a 2ª saída ZAP.

Sim. Necessitas configuração adicional no usg ao nível do controller. Se fizeres uma pesquisa no Google encontras a forma de fazer.

Obrigado Luís.
Já tenho estado à procura e do que testei, não funcionou.
Penso que o problema está que eu tinha a LAN1, LAN2 e BOX no mesmo switch, pensando que ele conseguiria gerir as 2 ligações separadamente, LAN1 para dados e LAN2 para IPTV, mas penso que o correto seria ligar LAN1 ao switch e LAN2 diretamente à BOX. Para conseguir isso teria de usar de qualquer modo a 2ª linha ZAP para voltar com a ligação da BOX para o bastidor e assim ligar à LAN2.
Estarei a pensar corretamente?
Para estar com esse trabalho todo e dificuldades nas ligações, mais vale ligar a BOX a uma das outras saídas do Fibergateway que está mesmo ao lado do USG.

Sim… será mais simples ligar a box ao fibergateway e fazes bridge na porta 4 para a wan do usg. A outra forma (lan1 para net e lan2 para iptv), conforme referido, exige configurações de nível mais avançado (fora do âmbito do interface gráfico) que, eventualmente, nem vais tirar real partido ou ter necessidade.

Desculpem desenterrar o tópico mas anteontem, subitamente, deixei de ter acesso pfsense-ONT e agora voltei a só conseguir com intermédio do router da meo em bridge. Alguma ideia do que se terá passado? Não alterei absolutamente nada.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade