Problemas ao configurar Unifi USG

Boa tarde pessoal,
Estou a tentar configurar a USG para se ligar ao ONT mas não estou a conseguir, gostaria de ver quem me pode ajudar…
Ja instalei o unifi controller e ele detecta a USG mas depois no login da USG pede para se ligar à net e nao consigo de forma nenhuma… nem ligado ao ONT nem directamente a um router previamente configurado com net…

E estás a colocar o endereço de IP correcto?

Sim, com configuração manual, com dhcp…

Nao consigo ultrapassar o ecra de login, pois pede ligação à net para actualizar e nada… nao passa disto

Finalmente acho que consegui que ele se ligasse… Vamos ver se é desta

Atenção que o problema pode estar num firmware antigo. Eu tive de fazer update via linha de comandos para que conseguisse que funcionasse.

Sim entretanto consegui ligar à net mesmo pelo ONT… mas no unifi controller nao aparece a USG, diz que a adoption has failed…

Tens o inform URL bem configurado e a user e pass definidas (as de ligação aos equipamentos)?

Isso é uma coisa que tenho dúvida, já confirmei no controller o inform url, presumo que seja um ip local da minha rede certo? Tem de ser um pc que esteja sempre ligado?

Relativamente ao adoption, posso reiniciar todo esse processo para que tenha novos users e pass?

O inform URL é normalmente http://unifi:8080/inform. Se não funcionar substitui o unifi pelo IP do equipamento que queres adoptar.

Podes reiniciar o processo, basta fazeres um full reset ao USG. Por defeito o user e pass é:

  • user: ubnt
  • pass: ubnt

Isso deverá estar a acontecer porque o IP do USG é 192.168.1.1 - que é o mesmo, que a NOS,MEO, etc… por exemplo, usam

O que eu tive que fazer:

Inicialmente, usar IPs estáticos no teu PC (desliga o cabo de rede no switch que vai para o ONT ou router do teu operador) e coloca IP manual na mesma gama - 192.168.1.100/24 por exemplo.
Ligas o USG e tentas ligar-te a ele: 192.168.1.1 e uma vez lá dentro, poderás alterar a gama da rede para outra, como por exemplo, 192.168.3.1 e o DHCP

Esta pergunta pode ser parva… mas o USG substitui o router certo?

O USG é uma gateway e sim substitui o router na atribuição de DHCP.

A resposta do @feiticeir0 faz-me lembrar que de facto o IP range do router do operador poderá ser o mesmo do USG (embora nem todos os routers usem essa range o 192.168.1.x é demasiado utilizado). O que eu fiz para contornar o problema foi alterar a range do router do operador para 192.168.10.x.

Ok, sim isso eu sei que substitui o DHCP do operador, mas continuo a precisar de ter o router do operador ligado ao ONT, ou seja:
ONT - ROUTER ISP - USG - APs
ou
ONT - USG - APs

Obrigado

Sim, só substituiu o router para o dhcp. Alias, na porta wan vais ligar um cabo que venha do router, senão não tens nada… Na lan ligas a tua rede.

O USG tem uma firewall muito boa.

Recomendo, senão tiveres já, usar o software da ubiquity para gerir isso tudo

@palmatech no meu caso não consigo fazer porque o meu router já tem ONT integrado mas o que eu aconselho é ligar um switch “burro” logo a seguir ao ONT. Existem vários baratos, basta apenas certificar-te que faz 1gb nas portas. Depois fazes a ligação do seguinte modo:

ONT > SWITCH BURRO > USG > APs

e

ONT > ROUTER OPERADOR > BOXES > TELEFONE

Assim podes ter net no USG e manter os serviços de TV e telefone no router do operador até os trocares para o USG.

Outra maneira poderá ser a seguinte:

ONT > ROUTER OPERADOR (em modo bridge) > USG > APs

Mas esta solução normalmente esbarra no facto de ser raro o router de operador que funciona em modo bridge. Esta ultima solução é a que eu utilizo mas tive de utilizar o DMZ para passar o tráfego para o USG porque o meu não suporta o modo bridge.

Obrigado pelas dicas,
Jorge, quando dizes que posso ter os equipamentos de TV e Telef no router do operador até trocar para o USG, é isto que eu pretendo…

Neste momento tenho a seguinte configuração:
ONT (separado do router do operador) -> TP-LINK AC1750, aqui tenho:

  • uma porta para TLF com um SAP112 na VLAN101
  • uma porta para IPTV com a box na VLAN105
  • duas portas para internet normal que distribui pela casa toda (ITED)…

Assim o que pretendo, uma vez que tenho o ONT separado do router e não preciso da funcionalidade modo bridge (que como disseste pelo que sei, quase nenhum operador disponibliza, acho que só mesmo a MEO), seria subsitituir totalmente o router que tenho pelo USG…
Isto será possivel? ou o USG servirá unicamente para fazer de firewall e não de router?

Quanto à solução que apresentaste de meter um switch burro (quase como um HUB) teria IP publico no USG?

Obrigado pela ajuda

O USG substitui na totalidade o router do operador. Podes ter lá a IPTV, VoIP, net tal como tens no router do operador. Se ligares a um switch burro o USG vai ter IP publico.

Se optares por utilizar o USG para substituir completamente o router do operador vais ter inúmeras vantagens: vais deixar de ter um lag tão grande em relação ao coaxial (aquele atraso que se nota na imagem quando se ligam duas TV em simultâneo, uma na box e outra no coaxial), o zapping é mais rápido, etc. Mas tudo isto tem um preço: algumas configurações vais ter de as fazer na linha de comandos pois o Unifi Controller não permite alterar os parâmetros necessários.

Boas obrigado,

Sim será mesmo isso que pretendo… nas configurações com a Vodafone no router TP-LINK (btw está a correr Openwrt) tenho muito lag a mudar de canais e o guiatv com imensas falhas tb…
Mudar para o USG tem o objectivo de ter maior possibilidade de controlo e segregar algumas coisas, tenho os equipamentos de IoT etc…
Para essas configurações de CLI, consegues me dar algumas luzes?
É preciso definir rotas, presumo e configuração das VLANs…
Que mais?

Obrigado

Não faço a mínima ideia de como fazer porque nunca o fiz devido não ter o ONT separado do router. Há vários utilizadores no fórum que já o fizeram e estão satisfeitos com os resultados.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade