Problema configurar xiaomi gateway no HA

Bom dia,

Mais uma vez tenho que recorrer à vossa ajuda que tem sido magnifica neste inicio de aventura no HA.
O problema neste momento é que faço a configuração normal no config.yaml para adicionar o gateway, não me apresenta erro nenhum no controlador de serviço, mas não aparece no HA e depois aparece o seguinte erro nos logs:

2019-10-29 11:24:21 WARNING (MainThread) [homeassistant.setup] Setup of xiaomi_aqara is taking over 10 seconds.
2019-10-29 11:24:22 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
2019-10-29 11:24:22 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] No data in response from hub None
2019-10-29 11:24:32 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
2019-10-29 11:24:42 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
2019-10-29 11:24:52 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
2019-10-29 11:25:02 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway
2019-10-29 11:25:12 ERROR (SyncWorker_5) [xiaomi_gateway] Cannot connect to Gateway

Coloquei assim no config:

xiaomi_aqara:
  discovery_retry: 10
  gateways:
    - host: 192.168.1.83
      mac: 04:CF:8C:AB:AC:52
      key: jvmc3v63jdjorm1n

agradeço a ajuda

Eu já tive um problema parecido, ao fim de 2 horas tinha esse erro, e ficava tudo indisponível (gateway e todos os sensores ligados a ele).

Estás a usar o home assistant em docker?

Se sim, a solução passou por iniciar o container com a flag “–net=host”

Boa tarde, obrigado pela resposta.

Comecei agora no home assistant e penso que tem docker.

Como faço isso do container? Já agora experimento essa opção

@nuno foste um dos infelizmente contemplados. Não sei se já há solução mas todas as gateways cujo Mac começa por 04 não estão a funcionar no HA…

Tinha de ser😂

Obrigado pela resposta.

Quando tiverem uma solução agradecia que comunicassem

Tenho o mesmo problema e o meu MAC começa por xiaomi_mac: 00:06:91
Ao inicio não tinha este erro no log, só apareçeu mais tarde.
No fundo tudo trabalha bem e ele lê os estados dos sensores, contudo demora no boot e da esta info…

Cannot connect to Gateway
09:48 components/xiaomi_aqara/ init .py (ERROR) - message first occured at 09:48 and shows up 6 times
Setup of xiaomi_aqara is taking over 10 seconds.
09:48 main .py (WARNING)
No data in response from hub None
09:48 components/xiaomi_aqara/ init .py (ERROR)
Setup of person is taking over 10 seconds.
09:48 main .py (WARNING)

Que raio poderá ser?

A gateway e o HA têm IP fixo e reserva de IP no router?

Boas @j_assuncao,

sim, uma das coisas que tive em atenção foi ir ao router e colocar todos os dispositivos que tenho ligados á internet a utilizarem sempre o mesmo ip.

Aparentemente o problema está na gateway pois o erro refere que não há resposta da gateway. Já experimentaste desligar a gateway da tomada, esperar um pouco e tornar a ligar?

Sim, já experimentei inclusive a coloca-lo numa mesmo por cima do router porque na app diz que tem pouco sinal e faz o mesmo. Continua a não dar e a dizer que tem pouco sinal.
Como disseram aqui,deve ser um problema desta série que começa o Mac por 04.

Bom dia

pelo que tive a pesquisar o problema de nao se conectar o gateway da xiaomi ao HA é de a porta 9898 nao estar aberta e a solução está aqui (junto imagem das ligações).

1. Find specific screw bit like fork to open gateway case.
  2. Find UART cable/board.
  3. Solder 3 wires GND and RX / TX like here (Image .
  4. Disconnect RX wire from UART module.
  5. Dont connect Vcc (power) from UART to gateway.
  6. Turn on gateway (220V).
  7. Open putty application, connect to serial port (COM1-30) -select yours one0.
  8. Wait for fully load of gateway, connect RX wire to UART.
  9. You will see all messages of gateway.
  10. Send command psm-set network.open_pf 3 , send it few time in case it was spammed by gateway and it can be lost in msgs…
  11. Check your param by command psm-get network.open_pf to be sure its OK.
  12. Turn off gateway.
  13. Turn it ON.
  14. Check your port.
  15. Say thx to this guy - ds2003

A minha questão é, podem explicar como se fazem as ligações e como proceder?
eu tenho o Jumper Wires Macho Femea e Conversor cp2102 ttl talvez dê para fazer.

Obrigado

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade