Problema Conbee II: Alteração IP Phoscon

Olá a todos,
Tive uma paragem por falta de energia no meu PI4, quando reinicializou, voltou tudo ao normal, com excepção da Conbee II, na verdade todos os dispositivos zigbee passaram ao estado de indisponível. Após alguma pesquisa para compreender a origem, verifiquei que o IP da Conbee tinha alterado de ex. 177.32.32.4 para 177.32.32.5.
Pelo que vi noutros foruns, é um problema que acontece algumas vezes, eu consegui resolvê-lo através da alteração manual do ficheiro /config/.storage/core.config_entries no qual forcei manualmente o IP, isto é, alteração para o novo IP apresentado na aplicação web Phoscon.

Nao tenho a certeza se é a forma mais correcta, aparentemente funcionou… já alguém experienciou algo parecido?

Cumprimentos

Já tive algumas falhas de energia mas nunca me aconteceu nada semelhante…

Obrigado Jorge Assunção @j_assuncao, tinha procurado um pouco aqui no forum e vi que não havia nada relacionado. Noutros foruns vi algumas pessoas com o mesmo problema, mas não tinham definido o host como “core-deconz” que não é o meu caso. Espero que não volte a acontecer, mas assim também deixo uma potencial solução se ocorrer a mais alguém.

1 Curtiu

O ideal/correto é definir por nome. Modificar o ip, manualmente, pode ter outro nível de comportamentos que o supervisor pode não “simpatizar”. Obrigado pela partilha.

Obrigado pelo comentário @Luis_Andrade. Podes por favor desenvolver um pouco a ideia? Isto é, não compreendo o que queres dizer com definir por nome… Na verdade a gateway (conbee II) ficou exactamente com o mesmo nome (Phoscon-GW) com todos os sensores dentro, mas como o IP alterou, estes ficaram indisponiveis na integração.
imagem

imagem

O problema foi que não descobri como fazer a actualização da integração para o novo IP, uma vez que não tenho qualquer opção de alterar o IP. O que não testei foi eliminar a integração e voltar a reinstalar, tive receio de perder todas as configurações (preguiça de refazer tudo).

O nome será o hostname. A título de exemplo tens o caso do node red quando adicionas o deconz. Caso faças por ip poderá resultar no mesmo problema. Ao identificares o server pelo nome do host em vez de ip garantes que a ligação nunca será perdida no caso do ip mudar.

A alteração do ip poderá acontecer fora do nosso controlo (como tiveste a título de exemplo pessoal) e esta alteração é algo que está ao nível do sistema e não acessível diretamente ao utilizador. Ao ser “martelado” estás a sobrepor ao normal funcionamento, podendo causar constrangimentos futuros.

Pelos motivos identificados e muitos outros, tinha referido no post acima que o correcto/ ideal seria por nome (hostname) em qualquer acesso que precises identificar o deconz.

E como fazes para definir o nome? Eu não defini o nome em lugar nenhum assim como o IP.

Não é necessário definir. O mesmo fica referenciado na info do addon. Deverá ser igual para todos.

Obrigado pela resposta`.

Compreendo, mas isso é o que tentei explicar acima, tenho exactamento isso definido dessa maneira.
imagem

No entanto, no teu caso quando abres a Gateway, através da integração deconz, aparece-te isso no local onde tenho o IP?

imagem

Esse é o meu problema, vi que aconteceu o mesmo problema que a mim a outros utilizadores, mas como indiquei anteriormente, não tinham o host definido como “core-deconz”.

Sim…aparece o ip (da rede interna do container do deconz). Caso coloques esse e não o nome dos host pode originar os constrangimentos identificados.

Obrigado Luis, penso que não nos estamos a compreender, eu tenho a configuração exacta que indicas acima, como podes ver no meus prtscr. O problema é justamente quando esse IP altera. Ou então está me a escapar alguma parte dos teus comentários :slight_smile:

O ip por norma não altera. Contudo, no caso do mesmo venha a acontecer, para prevenir qualquer tipo de falha na comunicação com NR ou até mesmo com a integração deves dar o hostname em vez do ip no campo de identificação do servidor do deconz quando a integração é feita pela primeira vez. A titulo de exemplo, podes ter a conbee instalada num computador diferente onde está o HA e consegues criar a integração como na imagem abaixo.

image

1 Curtiu

Olá,
Sim pode ter sido aqui… já não estou recordado, sei que a primeira vez utilizei o nome… mas tive um problema com o firmware e na segunda vez já não estou tão seguro. Se entrares no ficheiro que indiquei ( /config/.storage/core.config_entries), presumo então que deves ter o nome (core-deconz) em vez do IP, certo?

Sim, em:

    "version": 1,
    "minor_version": 1,
    "key": "core.config_entries",
    "data": {
        "entries": [
            {
                "entry_id": "?!?!?!??!??!",
                "version": 1,
                "domain": "deconz",
                "title": "?!?!?!??!",
                "data": {
                    "host": "core-deconz",
                    "port": 40850,
                    "api_key": "?!?!?!?!?!?!"
                },
                "options": {
                    "master": true,
                    "allow_clip_sensor": true,
                    "allow_deconz_groups": true,
                    "allow_new_devices": true
                },
                "pref_disable_new_entities": false,
                "pref_disable_polling": false,
                "source": "hassio",
                "unique_id": "?!?!?!?!",
                "disabled_by": null
            }
        ]
    }
}

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade