Problema com Shelly 2.5 em estores

Perdoa a minha ignorância mas nem sequer sei o que é isso… sou um mero amador que gostava de por o estore la de casa a abrir e fechar sozinho…

Se não sabes o que é Tasmota nem Home Assistant se calhar estás no fórum errado…

Acho que todos temos que começar por algum lado… efetivamente este fórum é sobre HA e sempre disse que seria algo a explorar posteriormente, tenho noção que vou bater com a cabeça muitas vezes por não percebo de programação de qualquer sempre tive uma boa capacidade de aprender sozinho e estou empenhado que assim continue. No entanto também sei que é possível configurar tudo através da app da shelly pois várias pessoas deste fórum a usam e funciona corretamente. Também ja me apercebi não ser o único a perceber pouco ou nada de programação neste fórum e mesmo assim ter vontade de instalar o shelly, daí achar que poderá haver alguém que me possa ajudar.

@Jose_Manuel_Rocha não interpretes mal o que o @j_assuncao disse.
O que quis dizer foi que para primeiro contacto fazer sem ler talvez não seja o caminho a tomar. Eu não tenho estores nem shellys não te posso elucidar relativamente à configuração.
Enquanto aguardas pela resposta de algum utilizador . Lê um pouco sobre o firmware tasmota. Não é uma obrigatoriadade o ter, mas tasmota e o HA fazem um casamento perfeito.

@j_assuncao e @RodolfoVieira eu só tenho a agradecer por me deixarem estar neste fórum pois tenho a certeza que sozinho não vou a lado nenhum. Quero muito aprender mais mas a minha ansiedade é tanta que tenho que por aquilo a funcionar com algo mais fácil de dominar para já. No entanto logo à noite já me vou entreter a ler sobre tasmota e começar a estudar HA. Entretanto se alguém me conseguir ajudar com a app agradeço :pray:t2:.

peço desculpa mas há uma coisa que não entendo. o teu estore permite ‘enrolar ao contrário’? Como é que ele parava antes da instalação do shelly? :thinking:

Isso não parece ser um problema do Shelly, mas sim um problema de afinação de fim de curso do motor do estore.

1 Curtiu

@JSilva e @tmarquespt não sei se o problema é do shelly ou não mas antes da instalação ele parava automaticamente no fim do fecho e agora não para… continua a desenrolar.
Ele não enrola ao contrário, o que acontece se eu não para é que me vai estragar o estore por esforçar ao contrário. Não sei mesmo o que fazer…
se for o problema de configuração do motor com posso eu configurar novamente?

Se antes parava e agora não para, provavelmente desafinou o fim de curso. Isso pode ter acontecido, porque recebeu ordens simultâneas de subida e descida. Se não configurares o Shelly devidamente para a função de estores (encravamento), pode ter acontecido isso.
O fim de curso dos estores pode ser ajustado. No entanto, não te posso ajudar com isso. Talvez alguém por aqui te possa ajudar.

@JSilva pois provavelmente foi isso então… obrigado pela dica… vou esperar para ver se alguém me consegue ajudar.

Não posso falar pelos teus mas os meus o peito motor para quando chega ao fim ou seja mesmo em carga fica parado qd chegar ao fim ou ao início.

A introdução de temporizador no shelly no meu caso foi apenas para não ficar com o relé activado. Isso e porque preciso do tempo posts saber a % de abertura

Já calibraste os estores via app Shelly?

@corvo2004 sim já mas o problema foi mesmo o motor que desconfigurou o fim de curso.

Boas pessoal, queria só informar que já consegui resolver o problema é já tenho tudo a funcionar na perfeição. Se alguém tiver dúvidas dentro do que me aconteceu talvez possa ajudar. Um enorme obrigado por todas as dicas.

Seria bom dizeres como resolveste o problema, para que outros membros que possam passar pelo que tu passaste , saibam como resolver.

4 Curtiram

Sim, seria interessante saber o desfecho.

Estou a espera que cheguem os meus para colocar mais a obra…

Alguma dica mais que possam dar a nível de ligações?
Convém fazer as ligações todas com o disjuntor desligado para não haver problemas certo?
Outra coisa já agora … Os fios que vão ao interruptor são os sw1 e sw2 e este também é alimentado com fase (L) correto?

Obrigado

É como está na imagem.

2 Curtiram

Bom dia,

Instalei ontem em minha casa um shelly 1 (luz da frente) e um shelly 2.5 no estore da frente.
Pela app tudo ok, e a funcionar bem.
No botão fisico é que ficou diferente depois de mudar o modo de switch para relay.
Alguem com o mesmo problema?

Bem vindo ao fórum da CPHA @Luis_Moreira e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Podes nos dizer como tens os estores configurados no Home Assistant?

Boa Tarde José Manuel Rocha,

Antes de mais bem-vindo a esta comunidade, também sou novo por aqui pois descobri hoje mesmo que existia mas não sou novo no tema pois já me aventuro no mundo da automação (e especialmente Home Assistant) há uns mesitos.

Assim sendo posso dizer que tenho 3 x Shelly 2.5 a controlar estores eléctricos sem qualquer problema e para tal foi necessário ajustar os tempos de abertura e fecho automaticamente através do menu Positioning Controls >> Calibrate. Já fizeste esse passo? Podes verificar o link abaixo para veres onde é:

Ajuda Shelly

Cumprimentos,

João Guerreiro

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade