Problema com automação

Olá pessoal, tenho esta automação que funciona assim: se alguém chegar na zona “Home” o interruptor geral das luzes ficam disponíveis. Porém ocorre se eu chego antes da condição, depois preciso ligar manualmente. Como posso ajustar isto?

- alias: 'Chegando em Casa'
    initial_state: True
    trigger:
      platform: state
      entity_id: group.all_family
      from: 'not_home'
      to: 'home'
    condition:
      condition: and
      conditions:
        - condition: sun
          after: sunset
        - condition: sun
          before: sunrise
        - condition: state
          entity_id: input_boolean.chegando_saindo_casa
          state: 'on'
    action:
      - service: switch.turn_on
        entity_id: switch.luz_geral

Qual é mesmo o teu objectivo final com isso? Não entendi bem.

A outra automação “saindo de casa” evita que o último a sair deixe as luzes acesas. Essa automação aí teria que acender as luzes quando alguém (device) chegar em casa. Porém se alguém chega antes da condição, depois quando chegar o por do sol teria que liberar o interruptor de luz geral manualmente.

Segundo entendi podes fazer isso de outra forma…alias de várias.

Podes ter uma automacão para fazer o seguinte cenário:

Se o sensor de porta passar para o estado on, quando o device tracker x ou y tiver home durante a hora x e a hora z então acender as luzes.

Se o o estado do device tracker x tiverem not home nas horas x ate horas z home então apagar as luzes.

Não sei se isto vai ao encontro do que pretendes mas existe N maneiras de o fazer.

Eu entendi, o sensor na porta é uma boa ideia, irei adquirir. Mas mesmo assim eu gostaria de uma forma das luzes não ficarem disponiveis se tiver sol, pois a casa tem muita iluminação interna pelo sol e o pessoal de casa adora acender as luzes sem necessidade. A cena seria assim: chegou em casa e abriu a porta, se tem sol não terá luzes disponíveis, não tem sol as luzes ficam disponíveis. Algo do tipo, mas não sei como fazer. Obs: no momento tenho apenas um broadlink cortando a corrente de todas luzes quando desejo.

Podes ser por uma automacao em que quando alguém carregue em um interruptor nesse horario que dizes que tem luz natural, passado uns segundos a luz se apague.

Eu consegui Rodolfo, criei uma automação com o gatilho pôr do sol para deixar disponível as luzes automaticamente se alguém estiver em casa a noite, criei também uma automação que desliga as luzes se alguém as liga durante o dia, e logo recebe uma notificação no telegram. Muito legal, muito obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade