Problema apos update

Boa noite,
Após atualizar o HA para a versao mais atual todas as minhas entidades perderam as unidades e a formaçao do número de casas decimais. Já apaguei a home-assistant_v2.db, home-assistant_v2.db-shm e a home-assistant_v2.db-wal mas o problema persiste. Fazendo um recover tudo volta ao normal mas apos o update volta tudo a ficar sem unidades e com as casas decimais erradas.

Exemplo:
Um shelly tem um potencia mas nao aparece o W dos watts, e as casas decimais apesar de estar configurada para x.x aparece por exemplo xx.xxxxx.

Alguem consegue ajudar?

Obrigado pela colaboração

suspeito que vais ter de voltar a formatar as unidades das entidades.

e antes de actualizar o home assistant convem verificar o que o update vai fazer:

As entidades têm a formação certa, isto é se eu abrir as propriedades elas estao la definidas.

O que achas que possa resolver?

sinceramente não sei como resolver o teu problema e tambem não vejo ninguém com o mesmo problema que tu nos comentários do update.

experimenta alterar a formatação para outro modelo para ver se ele aceita.

Já experimentei e nada resolve…
Alias grande parte das entidades sao sensores por mqtt que estão definidos directamente na configuração e mesmo assim nao assumem o que esta na configuration

Nas settings dos sensores não consegues alterar a precisão?
sett

Se são sensores criados no configuration.yaml, experimenta acrescentar:

value_template: "{{ value | float(0) | round(2) }}"

Altera o valor em round para o que preferires.

Se for um SD card, deve estar a dar as últimas.

Bem, hoje ao chegar a casa estava tudo ok…
Ontem mesmo depois de algumas horas de volta do tema, reboots, apagar a DB, etc, nada resolveu.
Hoje sem fazer nada estava tudo conforme, o que me apesar de parecer porreiro me deixa preocupado pois nao sei o motivo nem a solução para reparar.

Relativamente ao comentario do nikito7 não esta a correr de um SD Card, mas sim de uma Pen, porque tento instalar no disco e diz sempre que nao tenho sistema operativo instalado (já tentei pelo metodo 1 e 2) com a Pen flasho noutro PC e consigo arrancar com o sistema.

Já pensei agora que esta a correr da pen, fazer um cloon à pen e colocar no disco e ver se o sistema arranca.

Isto tudo porque esta a correr num PC antigo, sem UEFI.

Se alguem souber ajudar no tema terei todo o gosto em aprender mais

A pen pode sofrer com facilidade dos mesmos problemas que o cartão SSD, atingir o limite de escritas/leituras e começar a corromper…
Se usas um PC antigo, porque não Virtualizar? Se o hardware for suficiente, virtualizando, seria mais fácil a gestão, backups, duplicação para testes, …
Eu ainda continuo com o RPI4, 2GB e SSD, no entanto, para testes, já instalei o promox num PC com alguns anos (Atom D525) e tudo funcionou bem. Não está em produção porque é ainda mais lento que o RPi4.

Segui este tutorial:

Quando me acontece isso faco um refresh a pagina no chrome e volta ao normal as unidades. Isso e qualquer cena a ver com a cache do browser.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade