Problema a instalar configurar o ERSE

Bom dia

Sou novo nestas andanças do Home Assistant, apesar dos meus 52 anos de idade e de ser desde sempre um entusiasta e autodidata em tecnologia.
Os meus parabéns a esta comunidade.

Relativamente ao meu problema ao seguir este tutorial:
ERSE Guia Rápido

No SSH deu estes erros:

[core-ssh ~]$ =https://github.com/dgomes/ha_erse/archive/refs/heads/master.zip
bash: =https://github.com/dgomes/ha_erse/archive/refs/heads/master.zip: No such file or directory
[core-ssh ~]$ mkdir -p /config/custom_components/erse/
[core-ssh ~]$ rm -rf /config/custom_components/erse/*
[core-ssh ~]$ cd /config/custom_components/erse/
[core-ssh erse]$ pwd && sleep 2
/config/custom_components/erse
[core-ssh erse]$ wget $url && unzip master.zip ha_erse-master/custom_components/erse/* -j -d .
BusyBox v1.35.0 (2022-07-18 12:23:02 UTC) multi-call binary.

Usage: wget [-cqS] [–spider] [-O FILE] [-o LOGFILE] [–header STR]
[–post-data STR | --post-file FILE] [-Y on/off]
[-P DIR] [-U AGENT] [-T SEC] URL…

Retrieve files via HTTP or FTP

    --spider        Only check URL existence: $? is 0 if exists
    --header STR    Add STR (of form 'header: value') to headers
    --post-data STR Send STR using POST method
    --post-file FILE        Send FILE using POST method
    -c              Continue retrieval of aborted transfer
    -q              Quiet
    -P DIR          Save to DIR (default .)
    -S              Show server response
    -T SEC          Network read timeout is SEC seconds
    -O FILE         Save to FILE ('-' for stdout)
    -o LOGFILE      Log messages to FILE
    -U STR          Use STR for User-Agent header
    -Y on/off       Use proxy

[core-ssh erse]$ rm master.zip
rm: can’t remove ‘master.zip’: No such file or directory
[core-ssh erse]$ mkdir translations
[core-ssh erse]$ mv en.json translations/
mv: can’t rename ‘en.json’: No such file or directory
[core-ssh erse]$ mv pt.json translations/
mv: can’t rename ‘pt.json’: No such file or directory
[core-ssh erse]$ ls -a && ha core restart
. … translations
Processing… Done.

Command completed successfully.

Agora o problema em o ERSE não me aparece nas integrações e se tentar adicionar não aparece na pesquisa:

Alguém me pode ajudar ou explicar como posso resolver esta questão?

Muito obrigado e parabéns uma vez mais pela iniciativa.

Cumprimentos
Helder Alves

Olá @hjmalves e bem vindo!

Pelo que colocaste acima, tens um erro logo na primeira linha:
[core-ssh ~]$ =https://github.com/dgomes/ha_erse/archive/refs/heads/master.zip
E deveria ser:
[core-ssh ~]$ url=https://github.com/dgomes/ha_erse/archive/refs/heads/master.zip
Faltou-te aí adicionar o url antes do =.

Se não conseguires desse modo talvez a melhor solução seja instalares através do HACS, sendo depois a instalação feita directamente na interface do HA.

Obrigado Jorge

Era mesmo isso. Faltava o url.

Erros de principiante :grimacing:
Vou configurar isto para ver como funciona com a minha nova instalação e inversor solar.
Obrigado pela rapidez e atenção.
Abraço

Mas porque não instalam usando o HACS :slight_smile: ?

1 Curtiu

Bom dia Diogo

Eu inicialmente tinha instalado através do HACS depois é que me apercebi que faltava o passo dos utility_meters e este tutorial como estava completo decidi seguir quando tive este erro.

Como também estou a começar a dar os primeiros passos no HA ainda estou um bocado aos papéis mas aos poucos e com a vossa ajuda vou lá.

Obrigado e abraço

1 Curtiu

Quando criei o tutorial tinha aversão ao hacs :sweat_smile:

Lol… @nikito7 mete uma nota no tutorial a dizer que pode/deve ser instalado via HACS.

Bom dia

Instalei e configurei tudo de acordo com o tutorial e ontem à noite tudo ficou a funcionar bem e começou a mostrar os valores de energia e custo, mas hoje de manhã deixou de atualizar.
Vendo o log dá-me este erro:

Logger: homeassistant.components.sensor
Source: components/sensor/init.py:503
Integration: Sensor (documentation, issues)
First occurred: 08:35:28 (5 occurrences)
Last logged: 08:35:28

  • Entity sensor.sensor_energia_mensal_vazio_cost (<class ‘custom_components.erse.sensor.TariffCost’>) is using state class ‘total_increasing’ which is impossible considering device class (‘monetary’) it is using; Please update your configuration if your entity is manually configured, otherwise report it to the custom integration author.
  • Entity sensor.sensor_energia_diaria_vazio_cost (<class ‘custom_components.erse.sensor.TariffCost’>) is using state class ‘total_increasing’ which is impossible considering device class (‘monetary’) it is using; Please update your configuration if your entity is manually configured, otherwise report it to the custom integration author.
  • Entity sensor.sensor_energia_mensal_fora_de_vazio_cost (<class ‘custom_components.erse.sensor.TariffCost’>) is using state class ‘total_increasing’ which is impossible considering device class (‘monetary’) it is using; Please update your configuration if your entity is manually configured, otherwise report it to the custom integration author.
  • Entity sensor.sensor_energia_diaria_fora_de_vazio_cost (<class ‘custom_components.erse.sensor.TariffCost’>) is using state class ‘total_increasing’ which is impossible considering device class (‘monetary’) it is using; Please update your configuration if your entity is manually configured, otherwise report it to the custom integration author.
  • Entity sensor.edp_20_7_kva_bi_horaria_ciclo_diario_cost (<class ‘custom_components.erse.sensor.FixedCost’>) is using state class ‘total_increasing’ which is impossible considering device class (‘monetary’) it is using; Please update your configuration if your entity is manually configured, otherwise report it to the custom integration author.

Algum passo errado na minha configuração?

Cumprimentos
Helder Alves

@dgomes é geral o erro :point_up_2:

Como assim? Acontece a todos?
Mas os valores tanto de consumo como de custo não mudam desde ontem à noite.

Já experimentei recriar os utility_meters com outros sensores pois tenho vários que o inversor dá desde diários como totais tipo:
sensor.meter_total_energy_import
sensor.today_energy_import
sensor.total_energy_import

Mas os valores estão assim desde as 10 da ma manhã:

Por alguma razão a partir dessa hora não atualizam mais e já apaguei e recriei mais que uma vez mas vai sempre buscar estes dados:

Que se poderá passar?

As minhas facturas só crescem… :man_shrugging:

1 Curtiu

:grin: Pois as minhas também, e de certeza que não vão parar de crescer pelo HA deixar de atualizar os valores - se assim fosse por mim podia ficar assim :joy:

Mas brincadeiras à parte alguma pista do que posso fazer para ver qual a razão deste comportamento?

Criar os utility_meter no UI (user interface)

Com nomes novos

edit:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade