Preços dos Combustíveis

Boas @RuiDias ,

atributo alterado mas não está a ser atualizado por algum motivo que não consigo detectar
o codigo que estou a usar é o seguinte:

- type: entities
        entities:
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasoleo_simples
            secondary_info: last-updated
            name: Gasóleo simples
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasoleo_especial
            name: Gasóleo aditivado
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasoleo_colorido
            name: Gasóleo agricola
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasolina_simples_95
            name: Gasolina 95
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasolina_especial_95
            name: Gasolina 98
          - type: divider
          - entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasoleo_simples
            type: attribute
            attribute: lastPriceUpdate
            name: Ultima Actualização de Preço
        title: 'Repsol AE Malveira #1'
        show_header_toggle: false
        state_color: true
        footer:
          type: graph
          entity: sensor.repsol_e_s_malveira_gasoleo_simples
          detail: 2

Funcionou

Por favor, garanta que tem a ultima versão do componente instalado no HACS:

1. Navegar até ao HACS em integrações /hacs/integrations
  2. Clicar nos três pontinhos no canto inferior direito do cartão Preços dos Combustíveis - DGEG
  3. Escolher a opção “Atualizar Informações”
  4. Aguardar uns segundos, e deve aparecer um bordo a verde informando que existe uma atualização para o repositório
  5. Atualizar (deve atualizar para a versão v1.2.0)
  6. É necessário reiniciar o Home Assistant
  7. Após reiniciar, não é necessário atualizar a integração, deve apenas funcionar

Caro @jpm gostaria de saber se entretanto já conseguiu por a funcionar

Algo estranho se passa, tenho a ultima versao do HACS, reinstalei a integração, refiz os passos todos e… continua a não atualizar a data.

Boa tarde,

Sim do meu lado ficou, na realidade estava a colocar o id do array dai “apenas” os 4 digitos.

Depois copiei o teu card, e tudo está a funcionar.

1 Curtiu

Boa tarde @RuiDias
decididamente algo não está a funcionar corretamente e não consigo perceber o quê.
Reinstalei a integração (com multiplos restarts entre steps para garantir que nada residual ficava), fiz novo pull dos dados, garanti que as ultimas versões estavam a ser usadas mas a informação relativamente ao ultimo update continua a não aparecer.
Existe algum modo de debug que possa ser utilizado para tentar ter algum mais logging e talvez perceber se ha algum erro oculto ou algo mais que não esteja a detetar?
A instalação e configuração é bastante simples por isso nao percebo o porquê daquele atributo (ou qualquer dos outros) não estar a ser puxado para display.

Boas novamente,

Com o novo update (1.2.1) ja funciona!

1 Curtiu

@RuiDias

Ainda sobre a atualização dos preços em histórico não guarda a info do LastPriceUpdate. eu reiniciei o HA e no gráfico mostra a data do inicio do HA.

imagem

Olá @blopes

Não sei se percebi corretamente a questão, podes explicar melhor o que é pretendido, sff?

@RuiDias

No histórico em gráfico tens a alteração a ser registada numa data/hora diferente do a do atributo LastPriceUpdate conforme podes verificar na imagem.

imagem

A data que está a ser registada é a do arranque do HA.

@RuiDias de quanto em quanto tempo é que é feito o refresh da informação automaticamente?

@blopes
Nem sei se isso é possível… vou investigar
Darei novidades assim que as tenha, abraço e obrigado pelo contributo

@jpm de 60 em 60 minutos

Disse isto porque pela plataforma Rest ele mantem o registo mesmo apos restart do HA. A ideia é registar e visualizar o histórico das atualizações dos preços

Então algo não está bem pois aqui só fez refresh apos update do HA.

Boa tarde @RuiDias,
este ultimo update que saiu hoje/ontem parece ter desabilitado os atributos extra, deixei de ter updates no que diz respeito à marca e o data do ultimo update (nao sei dos outros pois não os tenho configurado mas presumo que estejam iguais)

Ja percebi o que aconteceu, os atributos agora começam com letra maiuscula logo o codigo que existia não encontra as variaveis de leitura, basta editor o codigo e meter a primeira letra como maiuscula.

2 Curtiram

Boas notícias companheiros

Desde ontem que o componente “DGEG - Preços dos Combustíveis” é OFICIAL no HACS, o processo de instalação está agora mais simplificado, pois basta procurar no HACS e não é necessário adicionar como ‘Custom repositories’

Sim, infelizmente fui obrigado a uniformizar os nomes dos atributos
Através das “Ferramentas de Programação” pode-se ver facilmente quais os nomes.

Agora que o componente já é oficial, este tipo de alterações deve ter estabilizado, contudo a partir de agora sempre que existirem alterações que alterem o comportamento anterior, eu irei informar através das release notes.

1 Curtiu

@RuiDias Obrigado pela partilha! Eu não tenho o HACS e para todos os custom components usalmente e de forma manual adiciono os ficheiros colocando-os numa sub-paste pasta que neste caso seria “/config/custom_components/precoscombustiveis”.
É necessário adicionar alguma entrada no configuration.yaml? Ou a configuração é feita toda no interface? Obrigado.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade