Precisão Shelly EM

Boas,

Tenho um Shelly EM recentemente instalado a medir os consumos gerais do quadro. Sempre li que o Shelly devia ter uma margem de erro de 1% mas tenho comparado consumos entre o Shelly e o contador e de 1 a 9 de Setembro já leva quase 6kWh de diferença que representa quase 9%.

Não sei se estou a fazer algo errado, a instalação penso que é plug and play, meti a pinça no fio do quadro e pronto. Não me parece estar a tocar em mais nenhum fio nem sei se faria diferença. Há algo que possa mudar para melhorar a precisão?

Obrigado a todos.

para calcular a potencia precisas de saber a tensão e a intensidade, podes ter de calibrar a pinça ou a voltagem, ou o aparelho que estas a usar para comparar não está calibrado.
Na industria para tirarmos conclusões usamos aparelhos calibrados com certificado de calibração anual, para comparar com outros equipamentos e saber se estão a medir bem, no tem caso 9% parece ser muito realmente, resta saber qual dos aparelhos está errado.

Então pelo que entendi há possibilidade até de que seja o contador que está errado? Nesse caso há algo que se possa fazer?

O Shelly mostra a energia, potência aparente, corrente e tensão (em baixo), mas a única opção de calibrar que tenho é fazê-lo a partir da outra pinça, sendo que também não tenho a certeza se essa estaria bem calibrada (está ligada no disjuntor da placa).


embora posso ser uma probabilidade baixa, sim existe a hipótese do contador estar mal, no entanto isso não vale nada sem provas e para teres provas precisas de fazer testes com equipamentos certificados que só algumas empresas têm e fazem.

experimenta fazer a calibração com a outra pinça como sugere o shelly e logo vês se existe alguma diferença, no entanto a unica forma de ter a certeza que o aparelho está a medir bem é usar outro aparelho certificado.

Podes sempre colocar a pinça num circuito de lâmpadas, e colocar uma lâmpada que saibas quanto consome, para ver se bate certo.

Pode não ser muito eficaz mas dá para ter uma ideia.

Eu que antes de montar o meu (não é shelly), coloquei só uma lâmpada de 60w ligada, e batia certinho o consumo. Testei 2 ou 3 dias sempre com consumo certo, antes de o colocar no quadro

Tem um sistema fotovoltaico instalado? Se sim, esteja ciente de que a medição da e-Redes utiliza um ajuste líquido de 15 minutos que o Shelly não utiliza.

Excelente sugestão. Vou tentar fazer isso, excluindo fazer uso de um dispositivo calibrado para o efeito como outro user sugeriu em cima, penso ser a forma mais simples.

Não tenho sistema fotovoltaico.

1 Curtiu

isso da lâmpada só funciona com precisão para uma lâmpada de filamento… isto porque o factor de potencia anda perto de 1 porque é uma carga resistiva e podes medir a resistencia do filamento com um multimetro para calcular a intensidade consumida no mesmo instante e fazer a calibração á pinça.

outra coisa, a lâmpada pode consumir uma intensidade baixa e as pinças por norma em intensidades baixas têm uma tolerância maior e uma tolerância menor quando tem intensidades altas, aconselho a veres algo que consuma mais de 1A

Não podem esperar precisão de devices low cost e não MID.

Ou de segunda categoria MID.

Até os contadores da e-redes têm margem de erro.

Compreendo. E eu não sou nenhum especialista nisto :slight_smile:

Mas por acaso fiz esse teste cerca de 2 dias e sempre que acendia a lâmpada de 60w, o consumo que me aparecia era de 60w.

Depois de o montar no quadro e afinar o máximo possível, tenho um erro mensal mínimo na minha opinião.

Este mês tenho 215kw na fatura e 219 no HA.
O mês passado 201kw na fatura e 196 no HA.
Penso que estes erros poderão estar relacionados com a hora que é lido o contador por parte da operadora (mera opinião minha).

Eu estou a usar um PZEM ligado a um dispositivo com tasmota.


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade