Philips Hue vlan

Alguém me sabe dizer se a Hue bridge tem que ficar na mesma vlan do HA e se puder ficar noutra como configurar a firewall para permitir esse tráfego?
Obrigado

Olá,

Não sei como funciona a hue bridge, mas em todos os casos quem te vai ajudar vai precisar de mais informação, ao menos que ele seja bruxo :wink:
Essa informação é do género:

  • Que firewall tens
  • Tens o router do operador?
  • Como está estruturada a tua rede casa?

Estou a utilizar um edgerouter 4 com 3 vlan: IOT, lan1 e management. Ligado a um edgeswitcth 8 150 e este a AP uapac pro com 3 ssid iguais às vlan. As vlan estão segregadas e apenas a management tem acesso livre às outras. Tenho o HA na vlan management e tenho a firewall a permitir tráfego MQTT entre os meus sonoff(vlan IOT) e o HA. Neste momento tenho o Hue bridge na mas gostava de o passar para a vlan IOT.

Não sei como funciona a Philips Hue em particular mas eu tenho vários dispositivos na subnet IoT aos quais consigo aceder por mDNS/Bonjour (ou seja, que são magicamente encontrados pelas suas apps) porque instalei um mDNS bridge no meu router (OPNSense) que trata de propagar o tráfego multicast mDNS entre as subnets que eu decidir.

Exemplo: uma impressora wi-fi AirPlay que está na subnet IoT mas aparece automaticamente no meu iPhone que está noutra subnet.

Sem esta mDNS bridge isto seria impossível.

Obrigado pela pista. Vou colocar a Bridge na vlan Iot e vou tentar configurar o mDNS no meu router.

1 Curtiu

A bridge da hue pode/deve ficar na vlan do IOT, se a mesma só servir o propósito de comunicação com o HA e estiver totalmente isolada das restantes redes. O tipo e quantidade do tráfego da hue não irá ter impacto nos restantes dispositivos iot, nem irá sofrer com os mesmos. A forma com tens configurada a vlan pode, eventualmente, só afetar os updates de firmware (algo pouco importante e não regular), considerando que esta rede está isolada da internet… como será de esperar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade