Philips Hue Interruptores Antigos

Não existe mal nenhum… por isso ter recomendado instalares um sw de virtualização e teres uma VM para o HA, se fores utilizar a máquina (muito boa) que tens 24/7 ligada.

O HA com hass.io não corre nativamente no Windows. Por isso a necessidade de teres virtualizado.

Vou desisntalar sistema principal e vou meter virtualizado

Está sistema Linux Funcionar em virtual.
Ja esta philips hue e smarthings funcionar so me falta descobrir quais icones control de televisao!
E agora interruptores qual proximo passo?

Como tinha escrito inicialmente, vais necessitar de um interruptor inteligente (shelly, bhonofre,… ) ligado ao interruptor antigo. Depois de instalado, o mesmo irá ficar ligado ao HA quando configurares o MQTT e adicionares com uma light. Posteriormente, crias um light group com interruptor e lâmpada(s) e tens uma entidade única.

Em termos práticos o que acontece é o seguinte:

  • A nível físico, o interruptor de parede irá ligar/desligar o relé que faz acender/apagar a lâmpada. Desta forma, mesmo em cenários em que o HA ou a bridge esteja indisponível vai funcionar como um sistema tradicional.
  • A nível virtual, como tens um light group, o comando de ligar/ desligar será enviado para ambos (interruptor e lâmpada), assim como as funções avançadas de dim e cor.

A desvantagem deste sistema está relacionado diretamente com a maior vantagem. Ou seja, para teres independência em caso de indisponibilidade do HA a lâmpada não recebe energia quando o relé corta, o que faz com que não seja possível utilizar os comandos zigbee (ligados na bridge da hue) para a ligar a lâmpada. Contudo, existem várias formas de ultrapassar este constrangimento que posso tentar explicar quando tiveres o sistema assim montado. Formas essas que passam por utilizar outra bridge diferente da hue ou alertar o modo de funcionamento do interruptor.

Amanha vou comprar um Shelly 1 custa 6 euros!

E onde encontras a esse preço?

Mauser para revenda e valor fazem

Vou comprar daquele ler consumo gastos 1 testar.

Ja comprei um mas preciso neutro vou ter fazer puxada quadro para interruptor estou feito.
Solucoes?

Do quadro porque? Tens neutro na caixa de derivação que vai ao interruptor…

@MiPorto Como disse o @j_assuncao deves ter uma caixa de derivação perto que fica entre o interruptor e lâmpada… possivelmente, na mesma divisão encostada ao teto… ou, vais tirar ao local mais perto que poderá ser a lâmpada. O quadro, creio que será o local mais complicado e distante para passares o cabo.

Nesta casa nunca vi uma caixa de derivação.So caixas cabo coaxial,outra rede,outra telefone.
Estava até pensar meter interruptores sonoff.
Mas parte do neutro está me dificultar coisas.

Viva,

Como é que consegues fazer com que os interruptores não cortem a corrente nas lâmpadas hue, mas ao mesmo tempo funcione no HomeAssistant?

Eu estou a pensar nesse problema, queria aproveitar os interruptores existentes, quero que ligue/desligue as luzes. Mas não quero que corte a corrente nas luzes, para estas funcionarem com outra integrações.

Acabei agora mesmo de alterar o meu setup para poder controlar a(s) lâmpadas(s) Hue sem acionar o relay.

Material:
Shelly 1 (stock firmare)
Interruptor simples
Homeassistant + Node-RED.

Configuração:

Shelly1

  • Configurado em “Detached Switch” , aceita inputs(interruptor parede) mas não ativa o relay.
  • Ações de URL(BUTTON SWITCHED ON/OFF URL) configuradas com um URL que consegue manipular o estado da lâmpada.

Homeassistant

  • Configurado um flow em Node-RED onde cria uma apontador HTTP que por sua vez quando é chamado, ativa o serviço de light toggle de uma lâmpada especifica.

Entretanto optei por esta via por ser o hardware que tenho atualmente montado, entretanto descobri hoje talvez uma forma melhor e com mais capacidade de controlo físico sobre a lâmpada, Sonoff T0, é um interruptor touch que pode ser colocado diretamente na parede, após flashado com o firmware Tasmota dá para fazer vários tipos de eventos(short press, long press, etc) com MQTT e Homeassistant.

Como se faz a configuração “Ações de URL” para que um URL consiga manipular o estado da lâmpada??

Se utilizares o botão do shelly em detach podes de forma simples utilizar este blueprint para fazeres a automação e programar o short, double e long click.

Open your Home Assistant instance and show the blueprint import dialog with a specific blueprint pre-filled.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade